UAI

Mães e filhas que causaram por posarem nuas para a Playboy; veja!

Revista, que deixou de ser publicada em 2018, marcou uma era no Brasil

Revista, que deixou de ser publicada em 2018, marcou uma era no Brasil Reprodução/Divulgação
Mães e filhas que causaram por posarem nuas para a Playboy; veja!
clock 25/12/2025 13:00
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

 

 

Playboy carrega não apenas capas históricas, mas também episódios que provocaram intensos debates públicos.

 

Criada nos Estados Unidos em 1953, com Marilyn Monroe estampando a edição inaugural, a revista chegou ao país em agosto de 1975 e permaneceu nas bancas até março de 2018. Nesse período, algumas decisões editoriais atravessaram a linha da controvérsia — especialmente os ensaios que reuniram mães e filhas.

 
Helô e Ticiane Pinheiro 

 

Um dos casos mais comentados foi o de Helô Pinheiro. Ícone eternizado como a Garota de Ipanema, ela apareceu sozinha na capa da revista em maio de 1987. Anos depois, em 2003, retornou às páginas da publicação acompanhada da filha, Ticiane Pinheiro. À época, Helô tinha 60 anos, enquanto Ticiane tinha 26.

 

A repercussão negativa começou já na capa. Posteriormente, Helô afirmou em entrevistas que tanto o primeiro ensaio quanto o realizado ao lado da filha aconteceram em um momento de dificuldades financeiras. Ticiane, por sua vez, já declarou publicamente que se arrepende de ter participado das fotos.

 

 

 

Joana Medeiros e Maria Lúcia Dahl 

 

Outra situação que gerou forte reação envolveu a atriz Joana Medeiros e sua mãe, Maria Lúcia Dahl. As duas posaram nuas juntas em uma edição de 1985, que trazia Magda Cotrofê como destaque principal.

 

 

O episódio se tornou ainda mais sensível pelo fato de Joana ainda não ter completado 18 anos na época do ensaio. Maria Lúcia, também atriz e escritora, morreu em 2022. No mesmo ano, Joana falou sobre o episódio em entrevista ao site Heloisa Tolipan e afirmou ter sido exposta sem orientação adequada.

 

“Eu caí na cilada da 'Playboy'. Era uma oportunidade. Sem assessoria, fui enveredando pelo que pintou pra mim. O posar nua não foi uma grande questão, a questão é que nos expuseram sem cuidado... Eu ainda estudava, então ir para a escola após haver posado nua foi uma loucura”, relatou.

 

 

 

Monique e Bárbara Evans

 

Já Monique Evans e Bárbara Evans protagonizaram outra situação polêmica, embora não tenham dividido o mesmo ensaio. Monique já havia sido capa da Playboy em três ocasiões — 1985, 1986 e 1993 — quando a filha estrelou a edição de dezembro de 2011.

 

Naquele momento, Bárbara tinha 20 anos e atuava como modelo desde os 15. A chamada estampada na revista, “A Lolita que você pediu para Papai Noel”, também gerou críticas. Monique apareceu na mesma edição, vestida, participando da tradicional seção “20 perguntas”. 

 

 

 

Leia Mais

 

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp
x