Vinicius Jr. exibe estilo natalino de luxo: look vale mais de R$1,6 milhão
Cantora e apresentador estiveram no Território Indígena do Xingu para participar do ritual Kuarup
Reprodução/Instagram (@lucianohuck)
Anitta esteve no Território Indígena do Xingu, no Mato Grosso, para participar do tradicional ritual Kuarup, ao lado do apresentador Luciano Huck e do cineasta Bob K.
A visita faz parte das gravações de um especial para o "Domingão com Huck", e os registros publicados nas redes sociais chamaram a atenção dos seguidores, especialmente pelas imagens da cantora imersa na cerimônia indígena.
O Kuarup é uma das celebrações mais significativas dos povos do Alto Xingu. De acordo com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o ritual marca o encerramento do luto e simboliza a libertação das almas daqueles que já partiram.
A cerimônia, que ocorre geralmente um ano após a morte de pessoas importantes das aldeias, é marcada por cantos, rezas, danças e lamentos coletivos.
No centro do ritual, troncos de madeira ornamentados — os kuarup — são colocados no pátio principal da aldeia. Após os ritos, esses troncos são lançados ao rio Kuluene, em um gesto simbólico que representa a libertação das almas para o mundo espiritual.
Além da despedida aos mortos, o Kuarup também celebra a transição de jovens meninas para a vida adulta após um período de reclusão, marcando o fim da puberdade.
Outro ponto alto é a prática da luta tradicional Huka Huka, em que jovens guerreiros se enfrentam em combates rituais.
Dólar cai e Ibovespa sobe
Inscrições de jogos indie para o BIG Festival e sugestões de palestras são prorrogadas
Enem e universidades de Minas Gerais divulgam resultados e movimentam janeiro
Mundo Gamer Network inicia operações nos Emirados Árabes Unidos