UAI

Suposto exorcismo acaba com idosa agredida e padre famoso na cadeia

Perícia aponta hematomas no rosto, couro cabeludo e ombro direito da vítima; sacerdote vai responder por lesão corporal

Perícia aponta hematomas no rosto, couro cabeludo e ombro direito da vítima; sacerdote vai responder por lesão corporal Reprodução/Instagram
Suposto exorcismo acaba com idosa agredida e padre famoso na cadeia
clock 13/08/2025 17:10
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

 

O padre João José Bezerra, que celebrava uma missa na Paróquia Nossa Senhora Consolata, em São Manuel, interior de São Paulo, é investigado por suspeita de agredir uma mulher de 62 anos durante um suposto ritual de exorcismo. O caso aconteceu na última quinta-feira (7/8) e está sendo tratado pela polícia como lesão corporal.

Leia Mais

 

Segundo relatos de testemunhas, o religioso — que também é faixa-preta em jiu-jítsu — teria desferido socos e puxões de cabelo na idosa, que chegou a perder a consciência no meio da celebração. Ainda de acordo com os presentes, mesmo após a vítima pedir para que as agressões cessassem, o padre teria continuado.

 

O sacerdote prestou depoimento à polícia, mas sua versão dos fatos não foi divulgada. Como o crime é considerado de menor potencial ofensivo, com pena de até dois anos, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), que agora segue para a Justiça.

 

 

 

 

A Arquidiocese de Botucatu se pronunciou sobre o caso, informando que o padre foi afastado das atividades religiosas e que foi aberto um procedimento interno para apurar o episódio.

 

A instituição também afirmou que está custeando as despesas médicas da vítima. Em nota, a Igreja esclareceu que não possui nenhum padre autorizado a realizar exorcismos e que esse tipo de rito só pode ser feito com autorização expressa do bispo da diocese.

 

 

Dias após o episódio, uma das irmãs da idosa relatou em entrevista à TV TEM o que presenciou durante a missa.

 

“Ele pegava ela do chão, puxando pelo cabelo, arremessava ela no banco, segurando pelo cabelo e, aí, ele começou a bater no rosto dela. E teve uma hora que ela conseguiu já voltar no normal dela e ela pedia para o padre parar, mas ele continuou batendo no rosto dela”, contou, ainda visivelmente abalada.

Histórico no jiu-jítsu

Além de padre, João José Bezerra também tem trajetória no esporte. Em entrevista concedida ao g1 em 2023, ele revelou ter sido vice-campeão no Mundial de Jiu-Jítsu da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE), na categoria faixa marrom master 3 (até 88 kg), após disputar três lutas. 

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp
x