UAI

10 Curiosidades que talvez você não saiba sobre Fernanda Montenegro

A grande dama da dramaturgia brasileira completa 94 anos neste segunda-feira (16/10)

10 Curiosidades que talvez você não saiba sobre Fernanda Montenegro Divulgação
Douglas Lima - Especial para o Uai clock 16/10/2023 09:40
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Fernanda Montenegro, a nossa dama do teatro brasileiro, completa nesta segunda-feira (16/10), 94 anos de vida e essa longevidade segue inspirando gerações no mundo das artes cênicas.

Leia Mais

Com 75 anos de carreira, atualmente ela é a maior atriz que existe hoje no Brasil. Não apenas por ser uma grande personalidade do teatro, cinema e televisão, mas também por ser uma das mais premiadas e valorizadas no mundo todo.

 

Pioneira da teledramaturgia nacional, foi a primeira atriz contratada da antiga TV Tupi no Rio de Janeiro, em 1951. Realizou trabalhos na maioria das emissoras produtoras de teledramaturgia, como Band, TV Cultura, RecordTV e TV Globo. Além das extintas TV Excelsior e TV Rio. No teatro, foram mais de 70 peças, atuou em mais de 25 novelas e 45 filmes.

 

Fernandona, como é carinhosamente chamada por amigos e fãs conseguiu menções e prêmios até então inéditos para uma brasileira. Para celebrar seu aniversário, preparamos uma lista com dez curiosidades e fatos interessantes sobre a vida e a carreira da veterana.

1 - Nome verdadeiro

Fernanda Montenegro é seu nome artístico. Ela nasceu Arlette Pinheiro Monteiro Torres, no bairro Campinho, subúrbio do Rio de Janeiro. Ao iniciar a vida artística na extinta TV Tupi, foi solicitado um nome mais forte, pois Arlete era algo muito comum.

2 - Locutora

Na adolescência, a principal diversão de Fernanda era ouvir música clássica na Rádio MEC. Aos 15 anos de idade, a jovem ganhou um concurso como redatora, locutora e radioatriz da rádio, em um projeto chamado Teatro da Mocidade.

 

3 - Professora

A dama da dramaturgia brasileira foi professora no início de carreira. Montenegro dava aulas de Português para estrangeiros na mesma escola de idiomas em que aprendia inglês e francês.

4 - Casamento

Fernanda se casou com o ator Fernando Torres (1927-2008) no dia 6 de abril de 1953, na pequena igreja de São Cristóvão. Na época, aos 23 anos (Fernando tinha 26), sem dinheiro para comprar um vestido de noiva, teve que usar o de sua amiga, a atriz Eva Todor (1919-2017). Ela era virgem e se orgulha de ter sido mulher de apenas um homem. Dessa união, nasceram o diretor Claudio Torres e a atriz Fernanda Torres.

5 - Coração tricolor

Fernanda Montenegro torce para o Fluminense.

6 - Primeira novela

Em 1981, a convite de Manoel Carlos, fez sua primeira novela, Baila comigo, onde ela fazia Silvia Toledo. A personagem foi escrita especialmente para ela, que foi dirigida por Roberto Talma (1949-2015) e Paulo Ubiratan (1947-1998).

7 - Ditadura

Ser uma atriz de teatro durante a Ditadura Militar não foi uma tarefa fácil para Montenegro. Além das fortes censuras aos textos, quando eram feitos inúmeros cortes e ela chegou a ser proibida de falar palavrões. A veterana também sofreu um atentado ao lado do marido, seguido de uma ameaça de morte, um tiro certeiro na testa em cena no Teatro Maria Della Costa, no Rio, o que obrigou o teatro a reforçar a segurança do local. Entretanto, dias mais tarde, uma bala estilhaçou a janela de seu quarto e ficou cravada na madeira do teto.

8 - Indicação ao Oscar

Foi a única atriz brasileira a concorrer ao Oscar, pela atuação no filme Central do Brasil (1998). Fernanda protagonizou no longa de Walter Saller, a personagem Dora, uma mulher solitária que trabalha escrevendo cartas para analfabetos na Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. O drama brasileiro rendeu para a veterana indicações ao principal prêmio da indústria do cinema norte-americano e Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz. Um ano antes, ainda por sua atuação, recebeu o Urso de prata do Festival de Berlim.

 

Veja, abaixo, o trailer:

Na época, a artista foi convidada a dar uma entrevista no programa Late Show With David Letterman, um dos talk shows mais populares dos Estados Unidos. Bem humorada, Fernandona divertiu a plateia e afirmou que era o "dark horse", expressão equivalente para "azarão" em português.

9 - Emmy

No ano de 2013, Fernanda quebrou barreiras ao tornar-se a primeira atriz latino-americana a ganhar um Emmy (considerado o Oscar da TV). A conquista foi por seu papel como a Dona Picucha em Doce de Mãe, exibido como especial de fim de ano da Globo, em 2012.

10 - Livro

Quando celebrou os 90 anos, Fernanda Montenegro publicou um livro de memórias, Prólogo, Ato, Epílogo, onde narra suas histórias pessoais, profissionais e compartilha as próprias visões a respeito do Brasil, dentre outros aspectos da vida.

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp