UAI

Manoel Soares se emociona ao falar sobre os filhos autistas

Pai de seis filhos, apresentador fala sobre a descoberta e adaptação de Ezequiel e Izael, que fazem parte do espectro autista

Manoel Soares se emociona ao falar sobre os filhos que fazem parte do espectro autista Reprodução/Instagram
Douglas Lima - Especial para o Uai clock 02/04/2023 13:27
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data para difundir informações, valorizar a importância do diagnóstico, além de conscientizar e mobilizar ações e atividades referentes aos Transtorno do Espectro Autista (TEA), Manoel Soares, de 43 anos de idade, abriu o coração ao falar sobre Ezequiel e Izael, de 3 e 2 anos, que fazem parte do espectro autista.

Leia Mais

Em uma entrevista exclusiva com o portal Gshow, o apresentador do Encontro com Patrícia Poeta, da TV Globo e e a esposa Dinorá Rodrigues dão detalhes do diagnóstico e falam sobre a descoberta e adaptação com os pequenos.

 

"Como toda família que recebe o diagnóstico encontramos um mundo novo e de infinitas descobertas diariamente. Ainda mais no nosso caso que são duas crianças e com características muito diferentes. Izael não falava e não tinha interesse por brinquedos e Ezequiel tinha seletividade alimentar e cantava o dia todo. O autismo estava ali e não sabíamos", iniciou.

 

"Em uma consulta com Izael, o pediatra durante a anamnese foi identificando características do espectro e nos encaminhou para uma especialista. E com diagnóstico dele, descobrimos do Ezequiel", acrescentou Manoel.

 

O comunicador comentou sobre o processo e como lidou com o preconceito e a discriminação. "Mesmo sabendo que o autismo não é uma doença, dentro da cabeça e do coração de nós pais, acontece um turbilhão de coisas, entre eles muito medo. Medo de não dar conta, de não conseguir atender às necessidades a partir daquele momento, de que sofram por conta do preconceito. Então, quando a notícia chega sempre gera um misto de emoções que precisamos acalmar", destacou.

"Com informação e orientação dos profissionais que começaram a atender nossos filhos, começamos a entender que com o diagnóstico e o tratamento indicado, eles poderiam se desenvolver e adquirir habilidades que não tinham. Como se comunicar e brincar, por exemplo".

Manoel Soares

Primeira vez

Vale destacar, que em outubro do ano passado, o jornalista emocionou a plateia e os telespectadores que o seu filho Ezequiel que tem autismo, falou "eu te amo" pela primeira vez. "Ontem, meu filho, que é autista, pela primeira vez falou 'eu te amo' e estou meio mexidinho com isso", detalhou o comunicador.

 

É importante destacar que nem todo autista consegue se comunicar verbalmente e com clareza. O atraso na fala também é um dos sinais mais comuns do autismo.  Por isso, é importante prestar atenção desde cedo em como as crianças se comportam no desenvolvimento da fala e da linguagem.

 

"Foi mágico para mim ver as palavras, mas ele já havia dito isso com olhares, toques e gestos. Minha dica para pais e mães de pessoas com autismo é que conheçam todas as línguas que seus filhos falam. A verbal é uma delas, quando você descobre a comunicação deles, pode trazê-los para a sua", recordou.

 

"Hoje meu filho caminha de não-verbal para não-falante, ou seja, a criança que conhece as palavras, mas ainda não está incorporada ao seu hábito diário usá-las. Entender esse momento dos avanços acalma nosso coração, mas é importante sempre lembrar que precisamos de acompanhamento de profissionais. Autismo não é lugar para “achismos”, pois achar é perigoso", continuou.

 

Manoel Soares é pai de seis filhos: Ezequiel, Izael, Leonardo e Miguel. Além dos enteados Vitoria e Alex. 

 

Confira, abaixo, o vídeo:

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp