UAI

Do Gospel para os Estados Unidos: conheça a trajetória de Israel Tenório

Multi-instrumentista potiguar desenvolveu sua carreira a partir de diversos gêneros e projetos musicais

Israel Tenório (Foto: Divulgação) Reprodução / Internet
Redação - Observatório dos Famosos clock 01/12/2022 14:32
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Muitos sonham em ter fama mundial, normalmente inspirados pelo sucesso de grandes nomes da música de outros países. E, por mais longa que seja essa caminhada, é sempre importante acreditar e ter seus objetivos definidos. Esse é o caso do músico e compositor Israel Tenório, artista potiguar que hoje vive nos Estados Unidos em busca da consolidação de sua carreira internacional.

Mas o desejo pelo reconhecimento não vem do dia para a noite, e tampouco a carreira internacional. De sua banda de rock cristão Kruyssen até os dias de hoje, Israel, nascido em Natal (RN), passou pelas mais diversas experiências musicais, de canções autorais a covers, em uma história inspiradora para músicos em ascensão que queiram ganhar mais visibilidade ou, de fato, conseguir viver de seu sonho.

No início de sua carreira, o músico passou a cantar e tocar na igreja. Com o tempo, foi incorporando em sua musicalidade referências de nomes que ouvia desde jovem, como Bon

Jovi, Dire Straits e Bryan Adams. Assim, também colocou suas habilidades de compositor à prova através da Kruyssen, projeto no qual Israel também atua como produtor executivo e outras funções.

Sem o apoio de nenhuma gravadora ou igreja, o trabalho feito pela banda sempre foi completamente independente. Muitas vezes, por sinal, o dinheiro de investimento vinha do próprio Israel, que trabalhava em paralelo como professor de inglês para se manter. 'Acontece que, no meio independente, todo o esforço precisa vir de você, especialmente se tratando do meio gospel, que, ao contrário do que se pensa, é ainda mais restrito', explica Israel.

A banda lançou, até hoje, dois discos: Pelo Seu Poder (2006) e Metanoia (2019). Por conta de seu trabalho à frente da guitarra e dos vocais do grupo, Israel ganhou reconhecimento na cena local e até em veículos relevantes como o Cifra Club, onde, através do Guitar Battle, chegou a figurar entre os melhores guitarristas do país na classificação do site.

'Tocávamos nas rádios locais, tínhamos clipes exibidos na TV e mais. As pessoas sabiam cantar nossas músicas até antes de lançarmos os álbuns oficialmente', conta orgulhosamente o músico.

O mundo dos covers

Ao mesmo tempo, Israel, determinado a se consagrar e ganhar cada vez mais visibilidade, passou a explorar mais musicalidades, de forma a não se limitar ao rótulo do gospel.

Com seu projeto paralelo Banda 3passos, Israel incorporou elementos de reggae, frevo, axé, samba, forró e mais, ganhando notoriedade local por conta de casamentos e eventos. Nessas ocasiões, incluía em seu repertório canções de Raul Seixas, Lulu Santos, Paralamas do Sucesso, Cazuza, Tim Maia e mais. Assim, foi adquirindo mais conhecimento sobre o que é de fato viver de música, encarando o mundo das noites e dos bares.

'Estava acostumado, com a Kruyssen, a ter shows delimitados, de no máximo uma hora e meia, com nossas próprias músicas. O mundo de tocar nas noites é completamente diferente. Os setlists às vezes chegavam a quatro horas de duração, fora a pressão em manter o público sempre animado', explica o músico.

Vivência no exterior e próximos passos

Em determinado momento, Israel decidiu morar nos Estados Unidos, por entender que a vivência lá daria a ele mais oportunidades de desenvolvimento de carreira do que no Brasil. Para isso, precisou tirar um tipo específico de visto, que deu a ele todas as condições para viver legalmente no país.

'Aqui, nos EUA, precisamos encarar cada apresentação com muito carinho e cuidado. Independentemente do lugar em que estejamos tocando, a forte concorrência nos lapida a sermos cada vez melhores, renovando nosso repertório e incrementando nosso equipamento

e nosso setlist. Muitos também não sabem, mas aqui nós montamos e desmontamos todo o equipamento de som, pois as casas raramente têm seus próprios equipamentos. A exigência física e mental é grande, mas, no entanto, o retorno é maior', detalha Israel.

Com sua carreira sendo gradativamente estabelecida por lá, o cantor, instrumentista e compositor já tem planejado novas estratégias, trabalhando em novos álbuns autorais, para fortalecer sua carreira solo e a visibilidade de seu nome a nível internacional.

Quer acompanhar mais as novidades da coluna? Siga Luca Moreira no Instagram e no Twitter!

O post Do Gospel para os Estados Unidos: conheça a trajetória de Israel Tenório foi publicado primeiro em Observatório dos Famosos.
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp