Instagram Virgínia Especialistas afirmam que silenciar o celular ajuda a reduzir ansiedade e melhorar relacionamentos e preservar o equilíbrio emociona
Redação Entretenimento
16/06/2026 14:49
Deixar o celular no modo silencioso se tornou um hábito comum para muitas pessoas, mas a escolha vai muito além de evitar barulhos inconvenientes. Segundo especialistas em comportamento e neurociência, silenciar notificações pode revelar uma busca por mais equilíbrio emocional, foco e qualidade de vida em meio à hiperconectividade atual.
Leia Mais
Com o avanço das redes sociais, aplicativos de mensagens e alertas constantes, cresce também a preocupação com os impactos do excesso de estímulos digitais na saúde mental. Estudos mostram que notificações frequentes aumentam os níveis de distração, ansiedade e estresse, afetando diretamente a produtividade e o bem-estar emocional.
Celular no mood silencioso funciona como estratégia
Pesquisas sobre atenção indicam que, após uma interrupção, uma pessoa pode levar cerca de 23 minutos para recuperar totalmente o foco em uma tarefa. Por isso, manter o celular no silencioso funciona como uma estratégia prática para reduzir distrações e preservar a concentração durante o trabalho, os estudos e até momentos de descanso.
Mais do que produtividade, o hábito também está relacionado à criação de limites saudáveis entre a vida pessoal e o ambiente digital. Pessoas que silenciam notificações costumam demonstrar maior consciência sobre seu próprio espaço emocional e sobre a necessidade de controlar quando e como desejam interagir com o mundo ao redor.
Além disso, especialistas apontam que o comportamento pode indicar autoconsciência e preocupação com o ambiente social, já que muitos evitam que sons de mensagens ou ligações interrompam conversas, reuniões ou momentos compartilhados com outras pessoas.
Por que deixar o celular no silencioso durante encontros?
Em interações presenciais, por exemplo, deixar o celular no silencioso pode transmitir atenção total ao interlocutor, fortalecendo vínculos e tornando as conexões mais profundas e significativas.
Outro fator que ajuda a explicar esse hábito é o chamado “tecnoestresse”, termo criado pelo psiquiatra norte-americano Craig Brod em 1984 para descrever o desgaste emocional provocado pelo uso excessivo da tecnologia.
Segundo especialistas, a sensação de estar sempre disponível e conectado pode gerar sobrecarga mental. Nesse contexto, silenciar notificações se transforma em uma maneira de recuperar o controle emocional e reduzir a pressão causada pelo fluxo constante de informações.
Em contrapartida, um estudo publicado em 2022 na revista “Computers and Human Behavior”, conduzido por Mengqi Liao e S. Shyam Sundar, revelou que pessoas que deixam o celular no silencioso podem acabar verificando o aparelho com ainda mais frequência.
Isso acontece porque a ausência de sons e alertas cria uma sensação de incerteza sobre possíveis mensagens importantes, aumentando a necessidade de checar o dispositivo constantemente, comportamento associado ao chamado FOMO, sigla para “fear of missing out”, ou medo de ficar por fora de algo.
Mesmo assim, especialistas afirmam que, se silenciar o celular ajuda a reduzir ansiedade, melhorar relacionamentos e preservar o equilíbrio emocional, o hábito pode trazer benefícios muito maiores do que muita gente imagina.