UAI

'Drags da Independência' inicia temporada gratuita de espetáculo no Cármen Lounge Bar

Serão oito apresentações reunindo grandes nomes da arte drag da Bahia e novas artistas em formação pela Escola de Drags

Drags da Independência Espetáculo 'Drags da Independência' (Foto: Divulgação) - Reprodução / Internet
Redação - Observatório G clock 06/12/2023 14:32
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

A Independência da Bahia revisitada pela arte drag queen. É o que propõe o espetáculo 'Drags da Independência', série de apresentações que reúne as artistas baianas Spadina Banks, Barbárie Bundi, Ferah Sunshine, Valerie O'rarah, Rainha Loulou e Dandara. Bem humorado, irreverente e recheado de criticidade, o espetáculo convida a um mergulho nos fatos e personagens protagonistas do processo de independência. Serão oito apresentações gratuitas, nos dias 7 a 10 e 14 a 17 de dezembro, sempre de quinta a domingo, às 21h, no Cármen Lounge Bar, no Centro da cidade.   

Leia Mais

Com direção de Barbárie Bundi e dramaturgia de Daniel Arcades, o espetáculo une performance drag, artes cênicas e dublagem para destacar personagens esquecidos da História da Bahia. O espetáculo apresenta fragmentos de texto, poesias e dublagem com as artistas protagonizando a recriação da narrativa histórica. Em cena, elas questionam a ausência de personagens LGBTQIAPN+ nos registros oficiais e investigam figuras esquecidas, enquanto trazem à tona personagens históricas como Maria Felipa, Maria Quitéria e Joana Angélica.

O espetáculo 'Drags da Independência' integra o projeto de mesmo nome que vem acontecendo desde novembro com uma série de ações. A proposta, idealizada pela drag queen baiana Spadina Banks e realizada pela DAN Território de Criação, começou com a realização da Escola de Drags - Ano III e com um recital poético realizado em escola pública, e seguirá em dezembro com o espetáculo e um cortejo. 

NOITE TEMÁTICAS

Em noites temáticas, a cada show, duas drags consagradas se apresentam recebendo como convidadas as artistas iniciantes que acabaram de participar da terceira edição da Escola de Drags. Cerca de 15 alunas participaram durante uma semana de um laboratório criativo gratuito sobre as ferramentas de construção de uma drag queens. Agora, nos shows, elas se unem às suas drags tutoras para as apresentações.

Na agenda dos shows, a temporada será aberta dos dia 7/12, quinta-feira, por Spadina Banks e Rainha Loulou, convidando Pretin D' Kingo, para a noite 'A descoberta da invasão'; na sexta, 8/12, Barbarie Bundi e Dandara convidam Travestilith, Pretin D' Kingo e Rayna Daoméh para 'Trafégo-tráfico'; sábado, 9/12, Spadina Banks e Fera Sunshine recebem Rayna Daoméh e Safira Ônix em 'Blues dos Búzios'; e fechando a semana, no domingo, 10/12, Barbárie Bundi e Spadina Banks, dividem o palco com Zahara Mavamba, em  'Tráfego-fuga vip'. 

Na semana seguinte, a temporada continua com as apresentações de Spadina Banks e Valerie O'Rarah, na quinta, 14/12, recebendo Maya Transpsíquica, Enluarina Ferro e Carmen de Fátima na noite 'Dia da fica'; na sexta-feira, 15/12, Barbárie Bundi e Ferah Sunshine recebem Winnie D'Lamarck, Charlotte e Malkya Fanta em 'Bahia Cabocla Drag Dreams'; o sábado, 16/12, terá 'Na moita do Ipiranga', com Rainha Loulou e Valerie O'Rarah; e encerrando, no domingo, 17/12, o show 'Bahia Cabocla Drag Dreams II', com Spadina Banks e Dandara, fecha o projeto com um show após um cortejo que começará na Praça Castro Alves.

'Drags da Independência' reconta a história da independência da Bahia com narrativas LGBTQIAPN+, celebrando a força da arte drag, vertente artística que historicamente se traduz em um ato político por respeito, inclusão, representatividade e reconhecimento de direitos. O projeto foi contemplado pelo edital Diálogos Artísticos - Bicentenário da Independência na Bahia e tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa). 

Serviço:

Espetáculo 'Drags da Independência'

Datas: 7 a 10 e 14 a 17 de dezembro, de quinta a domingo
Horário: 21h
Local: Cármen Lounge Bar (Rua Carlos Gomes, 860 - Centro)
ENTRADA FRANCA 

Realização: Dan Território danterritorio.com.br
Informações:instagram.com/danterritorio

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp