UAI

Presidente da Liesa causa polêmica por falas racistas em podcast

Jorge Perlingeiro recebeu os integrantes da Portela, Antonio Gonzaga e André Rodrigues

Presidente da Liesa causa polêmica por falas racistas em podcast Reprodução: Youtube
Camile Brito - Especial para o Uai clock 14/11/2023 17:22
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Jorge Perlingeiro, presidente da Liesa, gerou revolta nas redes sociais por conta de alguns de posicionamentos durante uma conversa com integrantes da Portela no podcast "Só Se For Agora", nesta segunda-feira (13).

Leia Mais

Com transmissão no YouTube, internautas interpretaram a postura de Jorge como racismo. Perlingeiro conversava com Antônio Gonzaga e André Rodrigues. O carnavalesco afirmou ser preto e foi questionado: "Somos dois carnavalescos pretos, que estamos chegando, trabalhando pela primeira vez juntos...", começou Antônio. "Você é negro, preto?", questionou Jorge Perlingeiro. "Sou", respondeu o artista. O presidente da Liesa sacudiu a cabeça em negação: "Precisa dar uma tinta em você, que você está muito clarinho", deixando os dois carnavalescos sem graça. 

Não satisfeito, Jorge continuou: "Sua mãe é negra, seu pai?", "Minha mãe", respondeu Antônio. "Seu pai deve ser branco", disse o apresentador. O carnavalesco confirmou e Perlingeiro seguiu: "Ah, logo vi. Você não está com essa negritude toda". Irritado, Gonzaga continuou: "Mas eu sou negro, venho de família negra"

Em outro momento, o presidente falou sobre a presença de negros nas escolas de samba: "Eu tenho escutado muito que as escolas estão ficando muito embranquecidas. Você não vê muito mais a figura do negro, ou do preto, nos desfiles. Esse ano a Portela vai ser totalmente o contrário", disse o apresentador, que questionou: "Vai ter um contingente negro muito maior esse ano do que branco, não é isso?"

Júnior Escafura, vice-presidente da agremiação: "A Portela sempre foi uma escola de alma, de gente negra mesmo". Perlingeiro, então, rebateu e apontando para Antônio Gonzaga, finalizou: "Não vai querer dizer que é negro, não, que eu não vou aceitar. Ele eu já estou quase aceitando, mas você não vou aceitar"


compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp