UAI

Filme LGBT de diretor da Baixada Fluminense disputa prêmio na Espanha

A obra vai participar da mostra competitiva de melhor documentário de curta-metragem

foto1 Fotografias do set de gravação do documentário Deus não Deixa, dirigido por Marçal Vianna. - Reprodução / Internet
Redação - Observatório G clock 01/11/2023 09:13
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

O premiado documentário 'Deus não deixa', do jovem diretor Marçal Vianna, foi convidado a participar da programação oficial do 28º Festival LesGaiCineMad - o mais importante festival internacional de cinema LGBT+ em língua espanhola, a ser realizado em Madri, na Espanha, de 16 a 26 de novembro. A obra vai participar da mostra competitiva de melhor documentário de curta-metragem. O convite ocorreu a partir da mostra de filmes que Sesc RJ exibiu na Casa de América, no mês passado, durante o Hola Rio! Festival, realizado no mesmo país. Assista o trailer do filme aqui.

Leia Mais

Filmado em 2021, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, cidade de origem de Vianna, o filme narra o drama vivido por Miguel, um jovem que vive no mesmo município, e enfrenta um conflito entre orientação sexual e identidade gênero e sua fé.  Após se apresentar por anos como Mika Sapequinha, Miguel cortou os cabelos, largou as saias e abriu mão de um relacionamento homoafetivo ao começar a frequentar uma igreja evangélica. A obra mostra a jornada de autoconhecimento do jovem.  

'É um filme muito pessoal e significado para mim. Muitas pessoas LGBTs passam por esse conflito. Acredito que entendem o Miguel, se identificam com ele', afirma Marçal Vianna. 'Além da questão de gênero, o filme reflete a influência da igreja sobre a vida das pessoas. Como a comunidade LGBT+ é abraçada nesses ambientes? Será que elas podem praticar sua fé? Acho que o filme aborda questões muito pertinentes e atuais', acrescenta o diretor.  

Realizado com recursos do edital LAB Curta da Funarj, o filme foi lançado no ano passado, durante o 50º Festival de Cinema de Gramado. De lá para cá, foi exibido em 20 festivais e acumula 10 prêmios, incluindo menção honrosa do júri do Festival Curta Cinema. A obra também teve os direitos de exibição adquiridos pelo Canal Brasil. O Sesc RJ licenciou o filme por meio de dois projetos, o Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar - Baixada em Foco e a Mostra Sesc de Cinema. 

Com 32 anos anos, e formado em Comunicação Social e em Roteiro, Marçal tem sua trajetória no cinema marcada também pelo Sesc Nova Iguaçu e o EncontrArte, que oferecem capacitação para quem deseja atuar na área. 'Deus não deixa' é o terceiro filme produzido por ele, que fez sua estreia como diretor com 'Neguinho' (2020), curta-metragem que passou por mais de 70 mostras e festivais. 'O Último Cinema de Rua' (2020) foi seu segundo curta-metragem. Como roteirista, trabalhou na TV Escola, TV Brasil e no programa Vai que cola, do Multishow. 

'É muito gratificante ter um filme exibido no exterior. É uma conquista ainda maior porque esse filme foi gravado na periferia, no bairro Santa Rita, todo produzido em Nova Iguaçu, com orçamento de edital público. Contudo, mais do que isso, é muito gratificante saber que se esse filme impactou positivamente a vida do Miguel no processo de autoconhecimento dele. E de tantas outras pessoas que viveram e ainda vivem conflitos semelhantes, entre sua fé e o que eles são', conclui Vianna.  

FICHA TÉCNICA

'Deus não deixa' 

Documentário | 20 min | 12 anos | Nova Iguaçu/RJ - Brasil 

Elenco: Luis Miguel Bispo, Lucas Fialho, Leandro Araújo, Mixcilany Bispo, Rosemary Félix  

Direção: Marçal Vianna  

Roteiro: Marçal Vianna  

Empresa produtora: Caprisciana Produções, Encantamento Filmes  

Produção, Produção executiva:  Hans Spelzon, Erica de Freitas  

Direção de produção: Hans Spelzon, Pê Moreira  

Fotografia: Gustavo Pessoa  

Montagem: Frank Sá, Fernando Pompeu Neto  

Som direto: Thiago Rodrigues  

Edição de som adicional, Mixagem Victor Oliver Trilha sonora: Luis Miguel Bispo  

Diretora de arte: Ana Valvassori  

Designer: Danielle Amaral  

Finalização e Cor: Daniele Pimentel 

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp