
We Pink: 8 perfumes da Virgínia 'gêmeos' aos importados muito famosos
Com o intuito de empoderar, profissionalizar e fomentar o empreendedorismo entre as diversificadas vozes que compõem a comunidade, o Centro de Empreendedorismo oferece uma seleção eclética de cursos
O Centro de Empreendedorismo do Museu da Diversidade Sexual (MDS), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, está de volta com uma programação educativa e diversa para setembro! Com o intuito de empoderar, profissionalizar e fomentar o empreendedorismo entre as diversificadas vozes que compõem a comunidade, o Centro de Empreendedorismo oferece uma seleção eclética de cursos que vão desde formação de professores até gestão cultural.
Confira a programação na integra:
09/09 - Oficina de artes - Tinta de Resistência: Oficina de Boletins Inspirados no Levante no Ferros's Bar:
Uma oficina artística conectada com exposição em cartaz, na Avenida São Luis, 'Quando as lésbicas se levantam - 40 anos do levante em Ferro's bar'. A atividade propõe a construção de boletins alternativos, a partir de recortes e colagens. 'A ideia é criarmos boletins informativos, (meios de comunicação utilizados na época) trazendo questões contemporâneas, utilizando jornais, carimbos, recortes e colagem, contam Bruno Vital e Natalia Nascimento responsáveis pela oficinal e educadores do Centro de Empreendedorismo do MDS.
Serviço:
Data: 09/09/2023
Horário: 15h
Local: Avenida São Luiz, 120 - República
Número de vagas: 10
Link de inscrição: Link
16/09 - Um conto cria um encontro
Como seria se Carolina Maria de Jesus se envolvesse com uma história de Xica Manicongo? Nesta contação de história em Libras e português, o público será convidado a imaginar o encontro entre as narrativas de duas personalidades que, movidas por suas paixões, encontraram possibilidades de liberdade. Os educadores-artistas Isart Silva do Museu das Favelas e Bruno Vital do MDS, representando uma parceria entre os dois equipamentos, conduzirão a atividade. Um convite à poesia dos corpos e suas potentes representatividades. Esta é uma atividade pensada para crianças e suas famílias, totalmente gratuita e sem inscrições.
Serviço:
Data: 16/09/2023
Horário: 14h00
Local: Avenida São Luiz, 120 - República
Número de vagas: Livre
23/09 - Formação para professores: Como acolher estudantes LGBT+?
Uma atividade para professores e demais educadores interessados em pensar junto sobre a importância de integrar estudantes da comunidade LGBTQIAP+ nos espaços educacionais. Esta ação faz parte do Programa Centro de Empreendedorismo e Formações, frente de atuação voltada à capacitação profissional da comunidade LGBT+ e a realização de ações formativas para diferentes agentes sociais. Esta atividade ocorre no espaço da Ação Educativa, associação do território que atua nos campos da educação, da cultura e da juventude, na perspectiva dos direitos humanos. Na ocasião, Val Chagas, Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Educação do MDS, em parceria com o professor Luiz Guilherme, pesquisador no campo de gênero, sexualidade, educação e juventude LGBTQIAP+, discutirão estratégias de acolhimento de estudantes que integram a comunidade, bem como os desafios enfrentados em sala de aula pela perspectiva dos professores.
Serviço:
Data: 23/09/2023
Horário: 09h30
Local: Rua Gen. Jardim, 660 - Vila Buarque, São Paulo - SP, 01223-010
Número de vagas: 50
Link de inscrição: Link
23/09 - Rolezinho especial Primavera dos Museus
Todo mês, o núcleo educativo do MDS promove ações no território central de São Paulo em busca de descobrir e redescobrir memórias deste espaço a partir de pesquisas sobre a comunidade LGBT+. Nesta edição, a atividade será realizada durante a 17ª Semana de Museus, cujo tema memórias e democracia contempla as pesquisas que o equipamento tem realizado durante o último ano. A atividade de setembro será uma retrospectiva de todos os rolezinhos feitos durante o ano, criando um percurso que mistura diferentes histórias até então trabalhadas pelo núcleo.
Serviço:
Horário:
Ponto de Encontro: Avenida São Luiz, 120 - República
Número de vagas: 30
Link de inscrição: Link
30/09 - Série de cursos: Gestão Cultural LGBT+
O curso, de média duração, é voltado para pessoas LGBT+ que já desenvolvem algum tipo de trabalho na cultura (seja na área artística ou nas áreas de gestão e produção culturais). 'O objetivo é ajudá-las a ter uma visão mais estratégica de gestão cultural, a partir de reflexões e ferramentas práticas que trarão novas possibilidades para a realização, sustentabilidade e circulação de suas iniciativas e projetos culturais ou dos espaços onde trabalham', afirma Paula Cavalcante, coordenadora do Centro de Empreendedorismo e Formações do MDS.
O número de vagas é limitado, portanto será feita uma seleção para compor uma turma diversificada entre gênero, orientação sexual/afetiva, raça, localidade e perfil cultural das pessoas candidatas.
O encerramento das inscrições ocorrerá no dia 18 de setembro. E o resultado da seleção será enviado por email entre os dias 20 à 22 de setembro.
André Fonseca será o professor que ministrará as aulas: ele é consultor, educador e pesquisador independente dentro das temáticas diversidade, comunicação e cultura, graduado em comunicação social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural pela Universidade Internacional de Barcelona.
'O curso de Gestão Cultural é um ótimo caminho para artistas que queiram ampliar o alcance dos seus projetos. Aprender a circular e monetizar a arte são pontos importantes que ajudam a garantir que o artista tenha retorno financeiro do seu fazer artístico', conta Fonseca.
Serviço:
Data: 30/09/2023
Horário: 9h00 às 13h00
Local: Avenida São Luiz, 120 - República
Número de vagas: 15
Link de inscrição: Link
Dólar sobe e Ibovespa fecha em nova queda
O marido de Scarlett Johansson deu uma resposta perfeita sobre sua mulher beijando outro
Quanto custa estudar nas escolas de BH com maiores notas do Enem
Dólar hoje avança após Trump escalar sua guerra comercial