UAI

Por que o dia 15 de agosto é feriado em Belo Horizonte?

Na data é comemorado o dia da padroeira da capital mineira, Nossa Senhora da Boa Viagem

Por que o dia 15 de agosto é feriado em Belo Horizonte-MG? Divulgação/Arquidiocese de Belo Horizonte
Douglas Lima - Especial para o Uai clock 15/08/2023 09:49
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Belo Horizonte comemora, nesta terça-feira (15/08), o Dia de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da capital mineira. A data também celebra a Assunção de Nossa Senhora. O feriado municipal acaba despertando dúvidas em algumas pessoas, já que muitos confundem o que, de fato, é comemorado.

Leia Mais

Segundo o site da Arquidiocese de beagá, a data é uma tradição da Igreja Católica e "representa a crença dos fiéis de que a vocação da humanidade é chegar à plena realização e à vitória definitiva sobre todas as mortes".

 

De acordo com o site da emissora de TV Canção Nova, o termo Assunção de Nossa Senhora significa que "Deus reconheceu e recompensou com antecipada glorificação todos os méritos de Maria". A data faz parte do calendário religioso, como o Domingo de Páscoa, o Domingo de Ramos, a Sexta-feira da Paixão, o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Natal.

 

Nossa Senhora da Boa Viagem tornou-se padroeira de Belo Horizonte porque no século XVIII, em 1714, um fazendeiro da então Curral Del Rey, que se chamava Francisco Del Rey, trouxe uma pequena imagem da santa, que começou a ser cultuada naturalmente, passando a ser padroeira dos navegantes, dos viajantes e dos tropeiros. Aos poucos, a estátua foi sendo conhecida e o lugarejo mudou o nome para Vila Bello Horizonte, com duas letras "L" mesmo, no século XIX.

 

Outas cidades, como Ipatinga, Ouro Preto, Patos de Minas e centenas de outros municípios em Minas Gerais também comemoram o Dia da Assunção de Maria (não representando necessariamente a padroeira nesses casos).

 

Todos os anos é realizada nesta data a Procissão Luminosa, que reúne milhares de fiéis mineiros de BH. Partindo da praça Rio Branco, ela percorre a avenida Afonso Pena até a Catedral, onde é celebrada a missa solene. O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo preside Santa Missa, às 18h.

 

Vale destacar, que muitos belo-horizontinos confudem o feriado com o dia do aniversário da capital de beagá, que é comemorado em 12 de dezembro. Em 2022, a cidade, que foi inaugurada em 1897, completa 126 anos, mas o dia festivo não é considerado feriado.

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp
x