
Paula Fernandes encanta de fio-dental laranja e explana corpaço sarado
Para estudo, carinho pelo 'mineirês' está ligado à fala 'cantada' e ao uso de diminutivos; veja o ranking completo realizado pela Preply
Não é só a culinária mineira que é reconhecida nacionalmente. O jeitinho mineiro de conversar foi apontado como o mais charmoso e cativante do Brasil. O "mineirês" também está entre os sotaques mais inconfundíveis e desejados.
A conclusão é de uma pesquisa realizada pela Preply, plataforma online de aulas particulares dedicada ao aprendizado de idiomas, com 700 brasileiros de todas as regiões do país, de 19 a 25 de maio deste ano, 15% deles do Sul; 44% do Sudeste; 8% do Centro-Oeste; 8% do Norte; e 25% do Nordeste.
No levantamento, os entrevistados responderam questões relacionadas às formas de falar em cada Estado brasileiro. Com base nas respostas, o sotaque mineiro foi considerado o mais charmoso e cativante do Brasil. Ainda de acordo com o levantamento, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais são os Estados com os sotaques mais marcantes.
Para a empresa, o charme do sotaque de Minas Gerais pode estar associado "à maneira 'cantada' como os mineiros costumam conversar, assim como à mania constante de recorrer aos diminutivos".
Confira, abaixo, o ranking dos sotaques mais charmosos:
1 - Mineiro - 10.
2 - Baiano - 8,6.
3 - Fluminense - 8,3.
4 - Gaúcho - 7,4.
5 - Paulista - 6,2.
6 - Pernambucano - 5,2.
7 - Catarinense - 4,8.
8 - Cearense - 4,5.
Veja, o ranking dos sotaques mais cativantes do Brasil:
1 - Mineiro - 10.
2 - Baiano - 8,5.
3 - Cearense - 5,2.
4 - Fluminense - 5.
5 - Pernambucano - 4,3.
6 - Gaúcho - 3,8.
7 - Catarinense - 3,4.
8 - Paulista - 3,1.
A pesquisa também apontou qual seria o "sotaque dos sonhos": o jeito de falar do fluminense foi considerado o mais desejado do país. Na sequência dos sotaques mais desejados, estão o mineiro e o gaúcho. O levantamento completo está disponível no site da Preply, confira, clicando aqui!.
Veja, abaixo, os sotaques que os brasileiros teriam se pudessem escolher:
1 - Fluminense - 10.
2 - Mineiro - 9,8.
3 - Gaúcho 8.
4 - Baiano - 7,3.
5 - Catarinense - 5,5.
6 - Paulista - 5,4.
7 - Pernambucano - 3,3.
8 - Cearense - 2,2.