
Mineira Ana Maria Gonçalves é a primeira mulher negra eleita para Academia Brasileira de Letras
Especialista Thallius Moraes explica os fatores que influenciam no tempo de preparação
Passar em um concurso público é o objetivo de muitos brasileiros, mas uma dúvida recorrente entre os candidatos é: quanto tempo de estudo é necessário para garantir a aprovação?
A resposta não é simples, pois depende de diversos fatores, como a área do concurso, o nível de dificuldade da prova, a base de conhecimento do candidato e a estratégia utilizada na preparação.
Não há um prazo fixo para aprovação. Enquanto concursos de nível médio podem exigir menos tempo de estudo, carreiras mais concorridas, como as áreas fiscal e jurídica, podem demandar anos de preparação.
“Há casos de pessoas conquistando a aprovação em poucos meses, outros já levam alguns anos. Independentemente disso, sempre vale a pena, pois o cargo é para o resto da vida”, afirma Thallius Moraes, professor especialista em concursos públicos e primeiro lugar para Oficial de Justiça Federal TRT.
Mais importante do que a quantidade de tempo dedicada aos estudos é a qualidade da preparação. Estratégias como revisão espaçada, resolução de questões e simulados são essenciais para garantir a fixação do conteúdo e melhorar o desempenho na prova. Além de ser muito mais eficiente, um estudo organizado ajuda a não perder tempo, de modo que o concurseiro aproveite ao máximo cada minuto disponível, explica Thallius.
Existe um mito de que estudar muitas horas por dia é a chave para a aprovação, mas especialistas alertam que o excesso pode ser prejudicial. O ideal é encontrar um equilíbrio entre estudo, descanso e lazer para manter a produtividade a longo prazo. De acordo com o professor, não existe uma quantidade ideal, é importante usar o bom senso, não é suficiente estudar apenas meia hora por dia, assim como estudar uma quantidade excessiva também pode ser pouco produtiva e gerar muita ansiedade.
Além da parte técnica, a preparação para concursos exige resiliência e disciplina. Muitos candidatos enfrentam reprovações antes de conseguir a aprovação, e saber lidar com essas dificuldades faz parte do processo. Ter um bom planejamento, manter a motivação e aprender com os erros são aspectos fundamentais para alcançar o sucesso. “Claro que queremos passar na primeira prova que fazemos (e alguns até conseguem), mas o importante é sempre ter em mente que, independentemente do número de reprovações, você só precisa “ganhar” uma vez, uma única aprovação já é o suficiente!”, conclui Thallius.
O tempo necessário para passar em um concurso público varia para cada candidato, mas, com uma metodologia eficiente e a mentalidade correta, é possível aumentar as chances de aprovação.
Mineira Ana Maria Gonçalves é a primeira mulher negra eleita para Academia Brasileira de Letras
Dólar hoje avança após Trump escalar sua guerra comercial
Laboratório da USP identifica primeiros casos de gripe aviária no Parque Ibirapuera
Brasil apresenta avanços em conectividade em fórum na Suíça