
Amor estranho amor, filme de Xuxa vai passar pela primeira vez na TV
Filme continua banido no Vietnã
Barbie foi autorizado a ter um lançamento comercial nas Filipinas após uma análise pelos censores de cinema do país. No entanto, a cena que mostra o mapa controverso pode ter que ser borrada.
Na semana passada, o filme foi banido no Vietnã devido à inclusão de uma cena com um mapa alegadamente mostrando a 'linha de nove traços', pela qual a China reivindica quase todo o Mar do Sul da China como seu próprio território.
O Vietnã afirma que as reivindicações da China violam sua soberania e que filmes e programas de TV não devem mostrar o mapa ilegal. Na segunda-feira (10), o Vietnã proibiu a série chinesa 'Flight to You' por mostrar o mapa em vários episódios.
Em 4 de julho, a Junta de Análise e Classificação de Filmes e Televisão (MTRCB) das Filipinas declarou que iria analisar o filme Barbie, observando preocupações semelhantes.
A distribuidora Warner Bros. negou que o mapa mostrado no filme representasse a controversa 'linha de nove traços'. Um porta-voz do Grupo de Filmes da Warner Bros. disse à Variety: 'O mapa na Barbielândia é um desenho infantil com giz de cera. Os rabiscos retratam a jornada de faz de conta da Barbie da Barbielândia ao 'mundo real'. Não foi a intenção fazer qualquer tipo de declaração'.
A declaração do MTRCB está alinhada com esse ponto de vista. 'Considerando o contexto em que o mapa caricatural da personagem foi retratado no filme, o Comitê de Análise está convencido de que a cena controversa não representa a 'linha de nove traços'. Em vez disso, o mapa retrata a rota da jornada imaginária da Barbie para o 'mundo real', como parte integrante da história', afirmou o MTRCB em comunicado.
Em uma carta enviada ao senador filipino Francis Tolentino, divulgada pela mídia local, acrescentou-se: 'O Conselho acredita que, considerando tudo, não há base para banir o filme Barbie, já que não há representação clara ou explícita da linha de nove traços no filme em questão'.
O MTRCB afirmou que o filme 'passou por duas análises meticulosas'. Uma delas envolveu o Departamento de Assuntos Exteriores e o Escritório do Solicitador-Geral.
'Uma boneca que vive na Barbielândia é expulsa por não ser perfeita o suficiente e parte em uma aventura no mundo real', diz a sinopse.
Além de Margot Robbie, o elenco conta com Ryan Gosling (La La Land) e Simu Liu (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis) como duas versões do Ken; Will Ferrell como o CEO da companhia de brinquedos; e ainda America Ferrera (Ugly Betty), Kate McKinnon (Caça-Fantasmas), Alexandra Shipp (X-Men: Apocalipse) e Emma Mackey (Sex Education).
O live-action de Barbie tem direção de Greta Gerwig, de Adoráveis Mulheres. Ela também escreveu o roteiro ao lado de Noah Baumbach, de História de um Casamento.
O primeiro trailer de Barbie quase quebrou a internet e o filme vem cercado de expectativas.
Barbie estreia em 20 de julho no Brasil.
Este post Barbie será exibido nas Filipinas, pode ter mapa polêmico borrado foi publicado primeiro no Observatório do Cinema.Produtor de Oppenheimer tentou convencer Margot Robbie a mudar data de estreia de Barbie
Território Vegano: rolinho empanado
NÃO ESQUEÇA NESTA SEGUNDA: Epic Games Store solta 2 jogos de graça
Gastronomia e glamour: as ceias de Natal e Réveillon do restaurante Gero