UAI

Pena de Pavão: confira datas dos próximos ensaios antes do cortejo

Os ensaios acontecem no Centro Cultural Padre Eustáquio como preparo para o desfile de 11 de fevereiro com o tema "Ventres da Terra"

Acessório de pena de pavão na cabeça de um folião do bloco Filipe Galgani
clock 29/01/2024 15:08
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news
 
 
Pena de Pavão de Krishna vai realizar mais quatro ensaios abertos antes do esperado cortejo de Carnaval. Com o tema “Ventres da Terra”, o Pavão vai fazer no bairro União, na Região Nordeste de BH, a partir das 7h, no dia 11 de fevereiro, uma homenagem às mulheres de luta e às mestras da cultura popular, saudando assim a força feminina. Os ensaios para o aguardado momento vão rolar gratuitamente nos dias 29 e 31 de janeiro, assim como nos dias 2 e 5 de fevereiro, no Centro Cultural Padre Eustáquio (rua Jacutinga, 550, Padre Eustáquio). 

Para Túlio Nobre, regente do Pavão desde o primeiro cortejo, os encontros antes do 11º desfile do bloco são de extrema importância para a sinergia entre os músicos. “Somos uma bateria social e aberta. E todo ano nosso grupo musical troca, tem muita gente que sai, mas também tem muita gente que chega. Então, esses ensaios são importantes para que os recém chegados aprendam a tocar os nossos instrumentos. Também é essencial para que os novos integrantes criem uma conexão com a banda e a regência, e tenham diálogos com a troca de ideias de arranjos”, explica. Além dos instrumentistas, os ensaios abertos e gratuitos contam com os vocalistas Raphael Sales e Leopoldina, e com os músicos Manu Andrade e Thiago Braz. 

Além de integrar ainda mais a bateria, conforme pontuado por Túlio Nobre, os ensaios contam com a presença da ala de dança do Pavão. Sob o comando de Lalis Diniz e Lola Lessa, as dançarinas e os dançarinos, durante esses encontros, podem sentir a energia que envolve o bloco. “Uma base muito forte pra gente são as danças dramáticas brasileiras e a corporalidade dos encantados”, explica Lalis, citando que há um ensaio apenas com a ala de dança, e um outro junto com a bateria. “Nesses encontros com a bateria, focamos mais na musicalidade, como que cada instrumento vai ‘bater’ no nosso corpo, porque é diferente dançar ao som da bateria, o tempo musical e as nuances são diferentes. Trabalhamos também a resistência e os sinais de regência”, completa.

No cortejo deste ano, o Pena de Pavão conta com o patrocínio da CEMIG, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e com o apoio da Belotur. A produção do bloco é feita pelo coletivo Águas Gerais, que é formado por Manuel, Túlio Nobre, Andrezza Coutinho e Gustavito Amaral. 
 
 

Veja também:

Desfile “Ventres da Terra”

No Carnaval 2024, o Pavão vai fazer uma homenagem às mulheres de luta e às mestras da cultura popular, saudando assim a força feminina. Em seu 11º cortejo, o bloco vai contar com a presença das cantoras Déa Trancoso, Dona Eliza, Fran Januário, Augusta Barna, Deh Muss Onirika e Coral, abrangendo assim uma diversidade representativa dentro da cena artística local em diversas gerações, e também com uma intervenção de palhaças de bicicleta para homenagear Julieta Hernández, ou Jujuba, ciclista e viajante venezuelana recentemente assassinada no Brasil. A homenagem está sendo organizada por Dagmar Bedê.

Como é tradicional, o cortejo do Pavão, no dia 11 de fevereiro, a partir das 7h, no bairro União, na Região Nordeste de Belo Horizonte, vai contar com a confecção de bonecos gigantes e as alegorias sob a direção artística de Maíra Leonel, assim como uma ala infantil e de acessibilidade, a “P.P.Kids”. A concentração será na avenida José Cândido da Silveira junto com a presença de representantes do movimento Hare Krishna da ISKCON BH, realizando um kirtan (canto tradicional de mantras) enquanto acontece a preparação para o cortejo. Nesse momento, terá um picnic coletivo, além do ritual em que os foliões vão se pintar de azul.
 
 

Onde e quando o bloco vai se apresentar

O bloco Pena de Pavão de Krishna concentra-se no bairro União às 7 horas do dia 11 de fevereiro, domingo. 

Serviço

Ensaios Pena de Pavão de Krishna
Dias: 29/01, 31/01, 02/02 e 05/02, às 19h
Local: Centro Cultural Padre Eustáquio (rua Jacutinga, 550, Padre Eustáquio)
Valor: gratuito
Participe: a bateria e a ala de dança são abertas para a população

Desfile Pena de Pavão de Krishna
Dia: 11 de fevereiro, domingo de Carnaval
Horário: concentração às 7h
Local: bairro União

Está ansioso para o carnaval de BH?

Então acompanhe tudo em primeira mão aqui. Conheça o portal CarnaUAI e não perca nenhuma novidade.

Tags:  #blocos #carnauai
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp