UAI

Bloco Havayanas Usadas celebra Axé da Montanha em 12 de fevereiro

Conexão cultural entre Minas Gerais e Bahia é tema do bloco; foco na importância da luta ambiental e da força das manifestações religiosas que ligam os estados

Foto da Bateria Chinelada do bloco Havayanas Usadas Milena do Carmo
clock 25/01/2024 16:00
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Leia Mais

 

O bloco Havayanas Usadas já anuncia a data e o local do cortejo de Carnaval em 2024. No dia 12 de fevereiro, os foliões se reúnem na Avenida dos Andradas, 3700, com o lema "Axé da Montanha”. A expressão, usada entre artistas de Belo Horizonte, imprime a identidade única da música festiva da capital, reconhecendo suas origens, referências e toda a potência do ritmo baiano que atraiu até Michael Jackson e Spike Lee ao Pelourinho.

 

“Exaltando a conexão de Minas com a Bahia, o tema deste ano aborda a importância da luta ambiental e celebra a força da espiritualidade contida nas manifestações religiosas que ligam os dois estados”, explica Di Souza, diretor artístico do bloco que tem público estimado de 300 mil pessoas neste ano.

 

O cortejo de 2024 promete diminuir as barreiras geográficas e trazer uma experimentação criativa para o bloco, explorando novidades rítmicas, lideradas pelos consagrados regentes e diretores Peu Cardoso e Rodrigo Magalhães (Boi). O repertório mescla, com liberdade para brincar, consagradas canções baianas e clássicos mineiros, entoadas pelo bloco nas grandiosas vozes de Heleno Augusto, Vi Coelho e artistas convidados. 

 

"Nesse enredo cheio de significados, o Havayanas Usadas convida a cidade para uma viagem no ‘Trem Elétrico’, promovendo um encontro entre o mar e suas profundidades, com a montanha e suas resistências, num trajeto guiado por Iemanjá e protegido pelo Sol." Di Souza.

 

Para materializar todo esse conceito, a Bateria Chinelada, composta por 170 integrantes, ensaiou durante todo o ano. “O Havayanas é, hoje, o bloco com o maior número de ensaios em BH. A Bateria Chinelada ensaia não só às vésperas do Carnaval como a maioria dos blocos. Isso porque a gente acredita no poder da transformação musical, na potência que é o Carnaval, uma manifestação cultural que não se restringe apenas a uma data, mas que dura o ano inteiro", comenta Heleno Augusto, vocalista e fundador do bloco.

 

Assim como a bateria, a Dança Chinelada, composta por 70 integrantes, também ensaia ao longo do ano, destacando nas coreografias toda a diversidade rítmica que atravessa o repertório da grande festa. 

 

A cada ano, o Havayanas Usadas traz um tema diferente para seus desfiles. No último ano, o tema foi “Coração de Batuqueiro”, que inclusive deu nome à música autoral do grupo. Em 2020, o tema “Maria Bonita Mandou Te Chamar" homenageou a rica cultura nordestina e, no mesmo ano, o bloco lançou a música Mexe Mexe Nordeste. Já em 2019, o encontro proporcionou uma viagem pela América Latina com o tema “Soy Loco Por Tí, Carnaval". E se em 2019 a viagem foi por terra, em 2018 foi pelas galáxias com o tema “Chineláctea”.

 

 

Sobre o Havayanas Usadas 

O Havayanas Usadas nasceu em 2016 em uma iniciativa que buscava novas formas de experimentar o carnaval e ocupar os espaços da cidade. Atualmente é um dos maiores e mais conhecidos blocos de carnaval de rua de BH. Carrega como essência a coletividade da festa feita pelas pessoas e para as pessoas, a pluralidade e a resistência da ocupação urbana, tendo a responsabilidade social e o respeito cultural como pilares.

 

Desde o primeiro desfile, em 2017, o Bloco conquistou um público que se encantou e se conectou com seus valores. Foram mais de 50 mil foliões no cortejo de estreia. Número que aumentou a cada ano, tendo alcançado a marca de 250 mil pessoas em 2023.

 

A Bateria Chinelada, como se autointitulam, junto com a Dança Chinelada e a Banda no trio, trazem no repertório a força dos batuques e a energia do axé. Uma mistura de Minas com Bahia que expressa a mistura brasileira e que não deixa ninguém ficar parado.

 

Ao longo do ano, fora do carnaval, o Havayanas assume sua formação no palco com a Banda Chinelada. Entram em cena os sons dos surdos, repiques, caixas, congas, xequerê, agogô, teclado, guitarra e baixo. Tudo isso a cargo de Peu Cardoso, Laiza Lamara, Isabela Leite e Rafael Almeida (percussão), Rodrigo Boi (baixo e vocal), Táskia Ferraz (guitarra e voz), Gabruga (teclado), Vi Coelho e Heleno Augusto (voz) apresentando um show alegre e eletrizante, abastecido pelo que há de melhor na música Brasileira.

 

A banda já se apresentou em vários palcos pelo Brasil e, em Minas Gerais destaca-se a presença em cidades como Cláudio, Contagem, Conceição do Mato Dentro, Araxá, Itabirito, Ouro Preto, Juiz de Fora e Belo Horizonte, cidade natal, onde construiu um público fiel e amante da brasilidade que o bloco carrega. 

Serviço

Havayanas Usadas - Carnaval 2024

Dia: 12 de fevereiro (segunda-feira)

Concentração: 8h

Cortejo: 10h às 14h

Local: Av. Andradas, 3700 - Pompéia - Belo Horizonte (MG) 

Tags:  #blocos #carnauai
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp