Iluminações do mundo em exposição na AM Galeria

DATA

  • 25/06/2022 à 30/07/2022
  • Hora início: 11:00
  • Hora fim: 18:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Iluminações do mundo em exposição na AM Galeria

 Mostra reúne Delson Uchôa e Luzia Simons a partir de 25 de junho, em Belo Horizonte


A AM Galeria abre, no dia 25 de junho, às 11h, em Belo Horizonte, a exposição &ldquoIluminações do mundo&rdquo com dois grandes artistas brasileiros, Delson Uchôa e Luzia Simons. Serão duas exposições distintas no mesmo local.

&ldquoExibi-las em simultâneo permite que o olhar se distraia de suas diferenças e confronte inesperadas convergências.  A relação de distanciamento e proximidade entre as duas é amparada, desde logo, nas ideias de luz que as fundamentam&rdquo, destaca o pesquisador Moacir dos Anjos, responsável pelo texto de curadoria. 

Na abertura da exposição, a historiadora e crítica de arte, Tereza de Arruda, fará um bate papo com os dois artistas. 

A mostra  terá ainda o lançamento da primeira NFT (token não fungível) de arte de Minas Gerais, em parceria com a Tropix, um marketplace de NFTs com foco em venda de arte sob uma curadoria própria. Um ativo NFT usa o mesmo conceito para artes digitais, atrelando a elas um código/hash único, insubstituível e impossível de ser repetido, graças à autenticação da sequência via blockchain. &ldquoIremos oferecer uma obra da Luzia Simons, um vídeo digital tokenizado com direito de compra&rdquo, explica Henrique Modenesi, diretor da AM Galeria.

Artistas

Um dos artistas representativos da chamada "Geração 80", Delson Uchôa é alagoano e possui uma extensa trajetória de exposições &ndash como as bienais de Veneza (Itália) São Paulo Havana (Cuba) e Cairo (Egito). E obras em coleções como Inhotim (Brumadinho, Brasil), Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Brasil), Museu de Arte Moderna de São Paulo (Brasil), Pinacoteca do Estado de São Paulo (Brasil), Vogt Collection (Berlim, Alemanha) e York Stack Collection (Berlim, Alemanha).

Na AM, serão apresentadas 10 telas do artista. Carregadas de cor, luz e textura, elas são compostas por correntes energéticas &ldquoque parecem se auto alimentar, em um processo de autofagismo, trazendo a sensação de que são organismos vivos capazes de se comunicar com quem as observa&rdquo. (Revista Continente*)

Já Luzia Simons é do Ceará e, atualmente, mora e trabalha em Berlim, na Alemanha. Estarão em exposição na AM 10 obras da artista, que adquiriu notoriedade internacional significativa ao desenvolver uma técnica de escanograma pessoal muito específica sobre o tema das plantas e da natureza em transição.

A artista escaneia uma composição geral nos mínimos detalhes, construindo um quadro realista e sensível, uma obra imponente com definição prodigiosa e uma profundidade de campo que o olho humano sozinho não pode capturar. Nessa metodologia, os objetos são colocados diretamente sobre um scanner industrial que replica em pixels até os menores detalhes e jogos de luz de forma linear. Os escanogramas, ampliados em grande escala e dotados de iluminação dramática, característica do barroco, habitam um espaço entre o simples registro e a metáfora. Não por acaso, a artista encontrou nas tulipas um veículo perfeito para questionar a identidade e expor, por meio delas, uma metáfora para a globalização.


SERVIÇO: Mostra com Delson Uchôa e Luzia Simons

  • DATA: abertura no sábado, dia 25 de junho, às 11h. E encerramento no dia 30 de julho/22

  • HORÁRIO: de 11h às 17h

  • LOCAL: AM Galeria - Rua do Ouro, 136 - Serra BH/MG

  • BATE PAPO COM TEREZA DE ARRUDA: dia 25 de junho, às 12h, na AM Galeria



 

 

www.amgaleria.com.br

+EVENTOS

Eventos