Exposição: "Dual: Do Caos à Essência"

DATA

  • 25/11/2020 à 20/12/2020
  • Hora início: 18:00
  • Hora fim: 22:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Inteira:60,00
    Meia:30,00

Exposição fotográfica mescla dança, música, criatividade e tecnologia para instigar reflexão sobre a pandemia

&ldquoDual: Do Caos à Essência&rdquo, das fotógrafas Daniela Braga e Juliana Lima, acontece entre 25 de novembro e 20 de dezembro, de quarta a domingo, de 18h às 22h, no espaço Avantgarde, em Belo Horizonte

 

Durante 19 dias, Belo Horizonte será palco para um show de arte e reflexão sobre a pandemia. A exposição: &ldquoDual-Do Caos à Essência&rdquo, que acontece de 25 de novembro a 20 de dezembro nos dois andares do salão circular do espaço Avantgarde, traz, em um cenário que mistura dança, música, projeções mapeadas e criatividade, 18 imagens registradas pelas fotógrafas mineiras Daniela Braga e Juliana Lima, de bailarinos utilizando apenas três componentes que se tornaram essenciais a partir do coronavírus: máscara, consciência e atitude.

&ldquoA sensibilidade dos artistas embutida em cada foto, por meio de movimentos e expressões faciais, reproduz um pouco das experiências e emoções vividas pelas pessoas nesse momento caótico. É a eternização de sentimentos e transformações em imagens históricas&rdquo, destaca Daniela Braga.

As fotografias jogam com a luz, as cores e com o movimento para reproduzirem o caos e, ao mesmo tempo, mostrarem a essência das emoções humanas. Outro detalhe é a profundidade das imagens, que pode ser sentida nos dois metros e meio de altura de cada uma das obras. &ldquoEstamos vivendo um período delicado, com uma mistura de sentimentos, conflitos, incertezas e, ao mesmo tempo, de transformações, por isso registrar de forma artística e convidar as pessoas a refletirem sobre esse cenário histórico mundial é tão importante&rdquo, comenta Juliana Lima.

As máscaras usadas pelos dançarinos nas fotos foram criadas exclusivamente para a mostra pelos artistas: Victor Dzenk, Fernanda Villefort, Fernanda Mello, Pj, Marcio Buzellin , Klaucia Badaró , Nath Rodrigues, Gustavo Grecco, Maurício Tizumba , Vinicius Póvoa, Cida Nogueira, Gabriela Junqueira, Sergio Viana, Joao Diniz, Claudia Parizzi , Marcia Charnizon, Alyson Carvalho, Lena Pinheiro e Kleber Lommez. E cada uma delas traz um recorde do caos gerado pela epidemia mundial, seja no formato, nas cores, na composição ou nos adereços.

Essa percepção individual sobre a desordem emocional, física, sanitária e econômica, que impactou o planeta, ainda pode ser percebida nas projeções mapeadas que simulam a comunicação dos bailarinos com as fotos.  &ldquoCada um deles fez a sua dança do caos, com o corpo e com o rosto, que poderá ser assistida por meio das projeções que vão rodear cada um dos quadros&rdquo, adianta Juliana. A fotógrafa acrescenta que a integração será do bailarino com ele mesmo. &ldquoNa foto ele se mostra e na projeção ele se observa. A essência e o caos juntos&rdquo, explica.

A música também terá um papel especial na mostra. &ldquoEla fará uma conexão entre as obras, os dançarinos e os sentimentos e conflitos expressos&rdquo, diz Daniela. Para isso, o maestro André Brant, a soprano Camila Correa, o violinista Lucas Barreto, o trompetista Pacífico Júnior, o contrabaixista Camilo Christófaro e o artista Márcio Buzelin, da banda Jota Quest, criaram um arranjo musical exclusivo para a exposição.  

 

Solidariedade

Após o término da exposição em Belo Horizonte, a mostra vai percorrer outros locais do país, instigando a reflexão sobre esse momento caótico e cheio de transformações que o mundo vivencia. Depois de concluído todo o percurso será realizado um leilão das máscaras e da primeira tiragem das obras fotográficas. E, todo o valor arrecadado com essa ação será destinado para instituições filantrópicas. &ldquoCom essa iniciativa esperamos levar um pouco de bons sentimentos e de solidariedade para pessoas que dependem de ajuda e que, em geral, são muito afetadas em tempos de crise. É uma forma de perceber e vivenciar essa pandemia com um outro olhar e é justamente isso que queremos com a nossa arte&rdquo, enfatiza Juliana.

A exposição pode ser visitada de quarta-feira a domingo, entre 18h e 22h.  Os interessados poderão adquirir os ingressos no https://www.sympla.com.br/dual-do-caos-a-essencia__1024600. Como medidas de proteção contra a covid-19, no local serão utilizadas máscaras, álcool em gel e será feita a medição de temperatura e adotado o distanciamento entre as pessoas.

 

Serviço:

Exposição: &ldquoDual-Do Caos à Essência&rdquo, das fotógrafas Daniela Braga e Juliana Lima

Data: de 25 de novembro a 20 de dezembro (de quarta a domingo)

Horário: de 18h às 22h

Local: espaço Avantgarde

Endereço: Av. Raja Gabáglia, 4343 - Santa Lúcia - Belo Horizonte/MG.

Ingressos: https://www.sympla.com.br/dual-do-caos-a-essencia__1024600

Obs: Como medidas de proteção contra a covid-19, no local será exigida a utilização de máscaras, o uso de álcool em gel e será feita a medição de temperatura dos visitantes. Além disso, será adotado o distanciamento entre as pessoas.

https://www.sympla.com.br/dual-do-caos-a-essencia__1024600

+EVENTOS

Eventos