CINÉ-CLUB VIRTUAL "BANDE À PART"

DATA

  • 29/07/2020 à 29/07/2020
  • Hora início: 19:00
  • Hora fim: 21:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

CINÉ-CLUB VIRTUAL &ldquoBANDE À PART&rdquo TRAZ FILMES SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA DA FRANÇA

A TEMÁTICA CONVERSA COM A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL LIBERTÉ. BATE-PAPO ACONTECE NO DIA 29/07

            Os apaixonados pela sétima arte e a cultura francesa têm novo encontro no &ldquoBande à Part&rdquo. O cine clube virtual com filmes de países francófonos, realizado pela Aliança Francesa, oferece filmes para serem assistidos ao longo do mês de julho e bate-papo cinematográfico que acontece no dia 29 de julho, às 18 horas. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail cultura@aliancafrancesabh.com.br .

Em função do Festival Liberté, o &ldquoBande à Part&rdquo de julho traz três filmes com o tema &lsquo&rsquoHistória e Cultura da França&rsquo&rsquo. Os participantes podem assistir produções como &ldquoA Revolução em Paris&rsquo&rsquo, &lsquo&rsquoCyrano Mon Amour&rsquo&rsquo e &lsquo&rsquoA Busca do Chef Ducasse&rsquo&rsquo, que serão comentados durante o bate-papo virtual.

O encontro é online, via plataformas digitais (Zoom) com cada pessoa em sua casa em respeito às determinações de isolamento social. A equipe organizadora enviará mensalmente aos inscritos o link de acesso à sala de bate-papo com dia e hora para o bate-papo.

O clube é voltado para todas as pessoas interessadas em compartilhar suas vivências com filmes franceses e francófonos. A única exigência é estar inscrito e recomenda-se que o participante assista pelo menos um dos filmes indicados para contribuir com a discussão.

A iniciativa, que tem como parceiro o Festival Varilux em Casa, tem o objetivo de promover entretenimento e aproximar o público dos filmes franceses, que nem sempre chegam às telas no Brasil e promover discussões sobre eles. &ldquoEstamos muito felizes em colocar em prática esta iniciativa que visa, antes de mais nada, criar um espaço agradável de discussão e reflexão sobre os filmes e a sétima arte&rdquo, conta o Gerente Cultural da Aliança Francesa de Belo Horizonte, Lucas Moraes.

Durante todo o mês de julho, Belo Horizonte entra no clima francês para celebrar o Festival Liberté, que reúne música, exposições (científica e artística), palestra, encontros de cinema e de gastronomia. Este ano todas as atividades serão transmitidas online e com acesso gratuito.

O festival tem como tema a Liberdade, que faz parte de um dos lemas principais da França &ldquoLiberté, Égalité, Fraternité&rdquo, que também figura a bandeira de Minas Gerais, inspirada na Revolução Francesa. Todos os anos a Aliança Francesa realiza uma série de atividades em julho em função da Festa Nacional Francesa, celebrada na França em 14 de julho, data da Queda da Bastilha.

Sobre os filmes

A Revolução em Paris, Comédia - Drama, 121 min, 2018, França: Em 1789, sob o reinado de Luís XVI, o povo francês rebela-se contra a monarquia e exige uma transformação na sociedade baseada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade. A Revolução em Paris, cruza os destinos de homens e de mulheres comuns com figuras históricas. No coração da história, há o destino do rei e o surgimento da República.

Link de acesso: https://www.looke.com.br/filmes/a-revolucao-em-paris

Cyrano Mon Amour, Comédia - Drama, 112 min, 2018, França: Paris, dezembro de 1897. O dramaturgo Edmond Rostand ainda não fez trinta anos, mas já tem dois filhos e muitas ansiedades na vida. Ele não escreve nada de novo há dois anos. Em desespero, ele oferece ao grande Constant Coquelin uma nova peça, uma comédia heroica, em verso, para as festividades que estão chegando. Edmond, todavia, tem uma pequena preocupação: sua grandiosa peça ainda não está escrita! Por enquanto, ele só tem o título: Cyrano De Bergerac! Edmond começa a escrever a peça &ndash que ninguém acredita que ficará pronta a tempo, exceto Edmond, que irá superar tudo para terminar sua obra.

Link de acesso: https://www.looke.com.br/filmes/cyrano-mon-amour

A Busca do Chef Ducasse, Documentário, 88 min, 2017&ndash França: Atualmente, Alain Ducasse é o chef e mentor de culinária mais famoso no mundo. Com 23 restaurantes, 18 estrelas Michelin, ele não para de criar locais novos, construir escolas, ultrapassar as fronteiras da profissão rumo a novos horizontes, a uma gastronomia mais humanista, engajada e responsável. Alain atravessa o mundo de forma incansável, pois acredita que a culinária é um universo infinito. Ele aceitou ser acompanhado em suas atividades, durante quase dois anos, nos abrindo, assim, as portas de seu mundo em constante evolução.

Link de acesso: https://www.looke.com.br/filmes/a-busca-do-chef-ducasse

 

SERVIÇO:

Aliança Francesa de Belo Horizonte

Ciné-Club virtual Bande à Part

Participação gratuita

 

Bate-papo online dia 29 de julho, às 18h

Inscrições até 29 de julho pelo e-mail cultura@aliancafrancesabh.org.

 

Mais informações:

www.aliancafrancesabh.com.br

@aliancafrancesabh

 

 

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA &ndash PROGRAMA EDUCATIVO

Doizum Comunicações &ndash (31) 3889-0364

Mayra Lopes &ndash mayralopes@doizum.com &ndash (31) 99795-0364

 

 

+EVENTOS

Eventos