Obras de arte são projetadas em prédios pelo projeto Verbo:Gentileza

DATA

  • 28/05/2020 à 28/05/2020
  • Hora início: 19:00
  • Hora fim: 21:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

A gentileza como ação contínua e em movimento. É isso que o Verbo:Gentileza propõe desde sua concepção em 2016. São quatro anos de escuta, de diálogo com a cidade e de um processo de transformação em rede para uma vida urbana mais gentil e, consequentemente melhor.

E no dia 28 de maio, das 19h às 21h, o movimento colaborativo Verbo:Gentileza lança a galeria digital #ArteSalva, na qual obras de arte serão projetadas em empenas de prédios em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. A ação tem parceria com o coletivo Projetemos, curadoria de Leandro Miranda e pretende mostrar a produção de artistas durante o isolamento social.

Entrando em seu quinto ano, o projeto torna-se ainda mais necessário e urgente, &ldquoo século 21 já trazia todos esses desafios e a pandemia concentrou, intensificou e acelerou a turbulência, forçando o sistema que inventamos e habitamos aos seus limites. Do ponto de vista humano, não está fácil. Estamos sendo convidados a reinventar todas as relações que construímos e mantemos com nós mesmos, com os outros e com o planeta. Mais que nunca a gentileza seria capaz de nos curar. E, se a #GentilezaCura a #ArteSalva&rdquo contextualiza Erlana Castro, co-criadora do movimento.

Nesta primeira edição do #ArteSalva, participam: Cristiano Xavier (fotógrafo) Rodrigo Oliveira (videomaker), Carolina Correa (atriz), Fernanda Takai (cantora &ndash com o vídeo lyric &ldquoTerra Plana&rdquo), Beth Freitas (fotógrafa e videomaker), Leonardo Lima (diretor), Márcia Charnizon (fotógrafa), Nina Maalej (fotógrafa), Estevão Andrade (fotógrafo) e Leandro Miranda (videomaker).

Quem está próximo às empenas terá a possibilidade de admirar uma exposição de obras de arte sem sair de casa. As pessoas que não puderem alcançar as projeções, poderão acompanhar a transmissão em tempo real no perfil do projeto no Instagram (@verbogentileza). Neste mesmo dia, será lançada uma campanha para que artistas interessados enviem seus trabalhos para serem projetados nas próximas edições. Um formulário será disponibilizado no site e a curadoria fará a seleção das obras. O Verbo:Gentileza disponibiliza, ainda, o vídeo com as obras para quem quiser projetar no seu bairro, para que a arte chegue ao maior número de pessoas possível.

Em um segundo momento, os trabalhos irão compor uma galeria virtual e serão colocados à venda, como forma de contribuir com os artistas. &ldquoQueremos mostrar a produção artística nesse período em que há muita angústia, mas que a arte se torna uma ferramenta de externar esse sentimento. Já o espectador tem um alento para os olhos e para a alma. A arte cura e conecta. E com isso podemos também democratizá-la, levá-la para dentro das casas das pessoas e contribuir para que artistas tenham visibilidade e possam, ainda, vender seus trabalhos&rdquo, explica Patrícia Tavares, idealizadora do projeto.

Em suas Living Room Sessions, sessões interativas no zoom, o Verbo:Gentileza continua ouvindo e dialogando com a sociedade. E o Festival Verbo:Gentileza se prepara para ser realizado em ambiente digital e terá a galeria #ArteSalva na programação.

&ldquoNosso caminho até aqui, em que nossos verbos regentes foram ouvir, dialogar, convidar e realizar, nos deu uma bagagem para enfrentar esta situação conflituosa que estamos vivendo. A gentileza e a arte são peças fundamentais para a cura e para a reflexão que precisamos neste momento. Agora, em nosso quinto ano, queremos nos tornar, de fato, uma rede colaborativa e gentil. Este é nosso objetivo para 2020&rdquo, explica Patrícia Tavares, idealizadora do projeto.

 

Galeria digital #ArteSalva

Lançamento: Quinta-feira, 28 de maio, às 19h às 21h.

Local: empenas de prédios em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre.

Transmissão online: Instagram.com/verbogentileza

Curador: Leandro Miranda

Artistas: Nesta primeira edição do #ArteSalva, participam: Cristiano Xavier (fotógrafo) Rodrigo Oliveira (videomaker), Carolina Correa (atriz), Fernanda Takai (cantora &ndash com o vídeo lyric &ldquoTerra Plana&rdquo), Beth Freitas (fotógrafa e videomaker), Leonardo Lima (diretor), Márcia Charnizon (fotógrafa), Nina Maalej (fotógrafa), Estevão Andrade (fotógrafo) e Leandro Miranda (videomaker).

http://verbogentileza.com.br/

+EVENTOS

Eventos