Espetáculo Tum, Pá!

DATA

  • 07/12/2019 à 07/12/2019
  • Hora início: 20:00
  • Hora fim: 22:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada:15,00

Instrumentos de percussão estão entre os que mais conseguem envolver as pessoas, com sons variados que ligam o emocional ao corporal em um só ritmo. Por isso, não é à toa o crescimento do Movimento Alternativo de Percussão Popular, que apresenta o espetáculo Tum!, sob a batuta do maestro Di Souza, no dia  7 de dezembro, no Sesc Palladium.

O espetáculo, que envolve mais de 200 pessoas, traz instrumentos de percussão brasileira, com foco na MPB. O repertório conta com sucessos de Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Marinês, Ceumar, Chico Buarque, Mateus Aleluia, entre outros.

O espetáculo dará destaque para dois ritmos populares brasileiros e suas variedades, elevando-os a gêneros musicais. A versatilidade do samba será apresentada por meio de partido alto, samba afro, samba duro, samba de roda, pagode, samba canção e samba romântico. O forró também entra em destaque, com o xaxado, xote, baião e arrasta pé.   

Com um forte diálogo entre os sons, a montagem exibe a percussão brasileira em sua mais ampla diversidade. Por isso, os instrumentos que estão presentes no palco vão desde os mais comuns aos mais inusitados. Os queridinhos do Carnaval, como timbal ou tamborim, conversam com ganzá, repique berimbau, xequerê, atabaque, conga, bateria, prato, alfaia e muitos outros.

Ao longo do ano, os alunos do Movimento Alternativo de Percussão Popular aprendem e estudam sobre percussão, aprofundando nos ritmos populares brasileiros. Ao fim do ano, todos são envolvidos na produção de um espetáculo único, com uma série de números artísticos conectados pelas temáticas estudadas.

O maestro e idealizador do espetáculo, Di Souza, explica que é uma oportunidade única para mais de 200 pessoas que não são músicos profissionais, protagonizarem um espetáculo musical viverem esse momento como artistas. &ldquoTem um valor social e terapêutico, que condiz com o trabalho que é executado no Movimento, elevando a autoestima das pessoas e estimulando a alegria, o prazer e o lúdico por meio da arte&rdquo, completa.

 

Movimento Alternativo de Percussão Popular

Fundado em 2014 pelo artivista cultural e maestro Di Souza, o Movimento Alternativo de Percussão Popular traz uma maneira lúdica de trabalhar a percussão e seus ensinamentos. O que começou com cinco pessoas, hoje conta com mais de 200 participantes em um espaço localizado no bairro Floresta, em Belo Horizonte.

Trata-se de um método que foi idealizado por Di Souza a partir da experiência do maestro em eventos de rua (principalmente no Carnaval de BH onde foi figura importante para seu ressurgimento), projetos sociais e na universidade.

A prática em conjunto é a principal ferramenta pedagógica do Movimento. Os encontros permitem vivenciar a cultura musical popular, conhecer e tocar instrumentos variados e os participantes têm acesso a materiais didáticos e partituras com linguagem simplificada.

http://sescmg.com.br/sescpalladium/

+EVENTOS

Eventos