Monobloco BH

DATA

  • 26/10/2019 à 26/10/2019
  • Hora início: 19:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Lote promocional:15,00
    1º lote:20,00
    2º lote:25,00
    No local:30,00

Iniciando as comemorações dos seus 20 anos, o Monobloco fará uma apresentação especial de sua bateria mineira no sábado (26/10), no Granfino&rsquos. O show será o primeiro evento de carnaval do Time Monobloco BH. Comandado pelo vocalista Erick Marlière e Márcio Carvalho, no cavaquinho, o grupo vai apresentar parte do repertório que está sendo preparado para o carnaval do ano que vem, uma mistura de novidades com os clássicos do Monobloco. A apresentação terá participações especiais dos vocalistas do Bloco Havayanas Usadas, Heleno Augusto e Vi Coelho, e ainda uma mini oficina de batucada para o público. O show está marcado para às 19h e os ingressos variam de R$15 a R$30 à venda no Sympla.

 

Criado em 2000, no Rio de Janeiro, e animado pela potência do carnaval de Beagá, o Monobloco desembarcou em 2016 na cidade promovendo uma oficina de percussão. Em 2017, o grupo iniciou a trajetória de desfiles no carnaval de Belo Horizonte, arrastando cerca de 1, 2 milhões de foliões nos últimos três anos.

 

O Time do Monobloco em BH é formado pelos participantes das oficinas comandadas pelos mestres cariocas Celso Alvim, C. A. Ferrari e Ernani Cal, que se revezam para estar na cidade, semanalmente, sempre às quartas-feiras, para transmitir o conhecimento e a experiência de quase duas décadas de Monobloco, para a bateria mineira. Neste ano, além de preparar batuqueiros para animar os foliões no Carnaval 2020, a oficina tem como propósito preparar os intérpretes, professores e mestres locais, garimpar talentos e formar um time na cidade, para a participação em eventos de rua e de pré-carnaval durante todo o ano.

 

&ldquoA bateria mineira do Monobloco toca no Carnaval de Belo Horizonte desde 2017. Já arrastamos mais de 1 milhão de pessoas, somando o público dos últimos três anos. BH tem um potencial enorme para eventos de rua, que ocorrem não apenas no Carnaval, mas durante o ano. Por isso, nós queremos mais: vamos montar um time local, com músicos mineiros, para que o Monobloco possa batucar na cidade durante o ano inteiro&rdquo, explica um dos fundadores e mestre do Monobloco, Celso Alvim.

 

 

Duas décadas de batucada

Criado em 2000 pelo grupo Pedro Luís e a Parede, C.A. Ferrari, Celso Alvim, Pedro Luís, Mário Moura e Sidon Silva, como uma oficina carnavalesca, hoje é um dos blocos mais procurados no Carnaval do Rio de Janeiro. Tem o diferencial de usar instrumentos de escolas de samba para tocar ritmos como o funk, coco, xote, marchinha, ciranda e charm. Com o sucesso nas ruas do Rio, o Monobloco passou a fazer shows em todo o país. Atualmente, possui três CDs gravados e dois DVDs.

 

Por trás de toda a criatividade e qualidade sonora do Monobloco está a formação de batuqueiros nas oficinas de percussão, que é a base de tudo. &ldquoA gente tem como missão promover a educação musical. Nossa ideia, desde o início, era criar uma bateria bem organizada&rdquo, pontua Celso Alvim, fundador e maestro da bateria do Monobloco. A iniciativa deu tão certo que se instalou também em São Paulo e Belo Horizonte, além de seguir formando batuqueiros no Rio de Janeiro, há 20 anos.

 

 

Oficina Monobloco BH

A oficina teve início em maio de 2016, realizando o seu primeiro desfile em Belo Horizonte na terça-feira do Carnaval de 2017, no entorno do Mineirão. Desde então, vem capacitando batuqueiros locais, que se apresentam no Carnaval de BH. Para participar não é necessário ter experiência musical prévia. A metodologia desenvolvida pelo Monobloco é direcionada tanto para não músicos quanto para aqueles que já tocam e querem se aprimorar. &ldquoO Monobloco parte do princípio de que qualquer pessoa é capaz de se aproximar da música. E isso fica muito claro nas oficinas. Em BH, temos alunos que estão conosco desde a primeira oficina, realizada em 2016. E a cada ano recebemos mais e mais pessoas, de todas as idades, querendo aprender a batucar&rdquo, conta o mestre Celso Alvim.

 

Nas oficinas, os alunos têm a oportunidade de experimentar diferentes instrumentos na primeiras aulas para depois escolherem o que melhor se encaixa no seu projeto pedagógico. O conteúdo inclui exercícios de musicalização, ensino da técnica de cada instrumento e prática de ritmos e repertório. Tudo isso equilibrado para que o processo seja prazeroso. &ldquoImagine este trio: avó, filha e neto tocando juntos? Na bateria mineira temos uma criança de 10 anos que toca repique na bateria. Isso é maravilhoso. Batucar é muito mais do que aprender a tocar instrumentos. Aproxima as pessoas, é saúde, bem-estar, lazer... É muito gratificante presenciar a evolução e a alegria de cada um deles&rdquo, diz Celso Alvim.

 

Além disso, são oferecidos material audiovisual e apostilas para apoio no estudo em casa. Os instrumentos trabalhados são agogô, chocalho, tamborim, caixa, repique e surdo. Um diferencial da nossa oficina é que o Monobloco disponibiliza os instrumentos para os alunos fazerem as aulas. &ldquoPartimos do princípio de que Carnaval é diversão, é alegria, mas isso não exclui que é preciso tocar bem! Por isso, a nossa oficina é de longo prazo, para que todos os batuqueiros se sintam preparados e seguros para tocarem, para que o resultado seja impecável&rdquo, finaliza Celso Alvim.

 

As aulas da Oficina Monobloco BH acontecem às quartas-feiras, a partir das 19h, no Granfino&rsquos (inscrições pelo oficinabh.monobloco@gmail.com)

+EVENTOS

Eventos