Ensaio da Bartucada - Bateria Monobloco BH

DATA

  • 24/08/2019 à 24/08/2019
  • Hora início: 13:00
  • Hora fim: 20:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • A partir de:20,00

Salvem a data: 24 de agosto vai ter um mega show aqui na Bartuquadra! Pra começar a série de aquecimentos pro Carnaval 2020, a Bateria BH do Monobloco, com a participação de Erick Marlière no vocal, agitarão juntos com a Bartucada esse evento que promete animar o pique de todos os presentes!
 
Faltam sete meses para o Carnaval 2020, mas a Oficina Monobloco BH já está a todo vapor. Noventa pessoas participam das aulas, comandadas pelos mestres cariocas Celso Alvim, C. A. Ferrari e Ernani Cal, que se revezam para estar na cidade, semanalmente, sempre às quartas-feiras, para transmitir o conhecimento e a experiência de quase duas décadas de Monobloco, para a bateria mineira.
 
Neste ano, além de preparar batuqueiros para animar os foliões no Carnaval 2020, a oficina tem como propósito preparar os intérpretes, professores e mestres locais, garimpar talentos e formar um time na cidade, para a participação em eventos de rua e de pré-carnaval durante todo o ano. "A bateria mineira do Monobloco toca no Carnaval de Belo Horizonte desde 2017. Já arrastamos mais de 1 milhão de pessoas, somando o público dos últimos três anos. BH tem um potencial enorme para eventos de rua, que ocorrem não apenas no Carnaval, mas durante o ano. Por isso, nós queremos mais: vamos montar um time local, com músicos mineiros, para que o Monobloco possa batucar na cidade durante o ano inteiro", explica um dos fundadores e mestre do Monobloco, Celso Alvim.
 
A estreia deste formato será no dia 24 de agosto (sábado), quando os mestres mineiros, que estão no Monobloco desde 2016, Vinicius Mesquita, Deivison Honorato, Lázaro Medeiros e Erick Vilela, comandarão a bateria local para uma participação especial no Ensaio da Bartucada (13h às 20h - Quadra da Bartucada). A apresentação terá como convidado o músico, cantor, compositor e instrumentista, Erick Marliere, que há 20 anos faz parte do cenário musical de Belo Horizonte como vocalista das Bandas Sambatôa, Bloco Balanço e Jukebox. Em 2016, Erick cantou no desfile do Monobloco e, desde então, passou a fazer parte do time como canário local nos eventos na cidade.
 
Criado em 2000 pelo grupo Pedro Luís e a Parede, C.A. Ferrari, Celso Alvim, Pedro Luís, Mário Moura e Sidon Silva, como uma oficina carnavalesca, hoje é um dos blocos mais procurados no Carnaval do Rio de Janeiro. Tem o diferencial de usar instrumentos de escolas de samba para tocar ritmos como o funk, coco, xote, marchinha, ciranda e charm. Com o sucesso nas ruas do Rio, o Monobloco passou a fazer shows em todo o país. Atualmente, possui três CDs gravados e dois DVDs.
 
Por trás de toda a criatividade e qualidade sonora do Monobloco está a formação de batuqueiros nas oficinas de percussão, que é a base de tudo. "A gente tem como missão promover a educação musical. Nossa ideia, desde o início, era criar uma bateria bem organizada", pontua Celso Alvim, fundador e maestro da bateria do Monobloco. A iniciativa deu tão certo que se instalou também em São Paulo e Belo Horizonte, além de seguir formando batuqueiros no Rio de Janeiro, há 20 anos.
 
Oficina Monobloco BH
 
A oficina teve início em maio de 2016, realizando o seu primeiro desfile em Belo Horizonte na terça-feira do Carnaval de 2017, no entorno do Mineirão. Desde então, vem capacitando batuqueiros locais, que se apresentam no Carnaval de BH. Para participar não é necessário ter experiência musical prévia. A metodologia desenvolvida pelo Monobloco é direcionada tanto para não músicos quanto para aqueles que já tocam e querem se aprimorar. "O Monobloco parte do princípio de que qualquer pessoa é capaz de se aproximar da música. E isso fica muito claro nas oficinas. Em BH, temos alunos que estão conosco desde a primeira oficina, realizada em 2016. E a cada ano recebemos mais e mais pessoas, de todas as idades, querendo aprender a batucar", conta o mestre Celso Alvim.
 
Nas oficinas, os alunos têm a oportunidade de experimentar diferentes instrumentos na primeiras aulas para depois escolherem o que melhor se encaixa no seu projeto pedagógico. O conteúdo inclui exercícios de musicalização, ensino da técnica de cada instrumento e prática de ritmos e repertório. Tudo isso equilibrado para que o processo seja prazeroso. "Imagine este trio: avó, filha e neto tocando juntos? Na bateria mineira temos uma criança de 10 anos que toca repique na bateria. Isso é maravilhoso. Batucar é muito mais do que aprender a tocar instrumentos. Aproxima as pessoas, é saúde, bem-estar, lazer... É muito gratificante presenciar a evolução e a alegria de cada um deles", diz Celso Alvim.
 
Além disso, são oferecidos material audiovisual e apostilas para apoio no estudo em casa. Os instrumentos trabalhados são agogô, chocalho, tamborim, caixa, repique e surdo. Um diferencial da nossa oficina é que o Monobloco disponibiliza os instrumentos para os alunos fazerem as aulas. "Partimos do princípio de que Carnaval é diversão, é alegria, mas isso não exclui que é preciso tocar bem! Por isso, a nossa oficina é de longo prazo, para que todos os batuqueiros se sintam preparados e seguros para tocarem, para que o resultado seja impecável", finaliza Celso Alvim.
 
As aulas da Oficina Monobloco BH acontecem às quartas-feiras, a partir das 19h, no Granfino&rsquos (inscrições pelo oficinamonobloco.bh@kappamakki.com.br) .
 

https://bit.ly/33vwjba

+EVENTOS

Eventos