Companhia de Dança Primeiro Ato na Praça da Liberdade

DATA

  • 20/08/2019 à 20/08/2019
  • Hora início: 20:30
  • Hora fim: 21:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Companhia de Dança Primeiro Ato na Praça da Liberdade

Apresentação gratuita marca a volta às aulas da Cidade Universitária Una

 

O Grupo Primeiro Ato apresenta o espetáculo Passagem, na Praça da Liberdade, um dos principais cartões postais da capital, no dia 20/08, às 20h30. A apresentação faz parte da programação da volta às aulas da Cidade Universitária Una - o maior complexo educacional da região Centro-Sul de Belo Horizonte, composto pelas unidades Aimorés, Guajajaras, Liberdade e João Pinheiro.

 

A escolha do espetáculo não foi por acaso. A montagem foi pensada para ser apresentada nas ruas e convida o espectador a enxergar sua própria cidade. O grupo expressa a influência do olhar e dos encontros no caminhar. O propósito da Cidade Universitária Una é abrir suas portas para integrar a comunidade universitária à diversidade cultural e ao comércio do seu entorno, somando conhecimento, inovação e multidisciplinaridade de todas as áreas do conhecimento.

 

PASSAGEM

 

&ldquoO olhar pode mudar o caminho de alguém, pode aproximar ou afastar, convidar ou afugentar&rdquo. Esse olhar é a tônica do espetáculo do grupo de dança Primeiro Ato, &ldquoPassagem&rdquo. Com direção coreográfica da diretora artística do grupo, Suely Machado, e coreografia do bailarino Alex Dias, o espetáculo surgiu de uma reflexão e angústia de Suely sobre o ser humano, o que veio ao encontro de uma pesquisa de Alex em seu curso de formação sobre o caminhar. &ldquoAndo muito impressionada com a mudança rápida da raça humana, os novos rumos e a incrível falta de contato entre as pessoas. Elas caminham focadas no seu destino, correm, vão e voltam de algum lugar, sem sequer trocar olhares&rdquo, analisa Suely. Assim, Passagem tem como ponto central a influência do olhar no caminhar e convida o público a enxergar a sua própria cidade, o seu lugar. &ldquoSofremos uma cegueira social, não apreciamos o que está à nossa volta&rdquo, aponta a diretora.

 

Os  bailarinos, também intérpretes, Alexandre Tadra, Marcella Gozzi, Marcela Rosa, Pablo Ramon, Vanessa Liga e Carlos Antônio, terão como cenário a Praça da Liberdade. Alunos da Cidade Universitária Una e o público poderão interagir e fazer parte de Passagem. &ldquoO olhar dos dançarinos será convidativo. Não haverá marcações, espaços delimitados &ndash esses serão firmados pelo próprio espectador &ndash e essa troca entre eles irá interferir na espacialidade, no ritmo e nos movimentos&rdquo, explica Suely. O grupo vai utilizar as possibilidades de direções que a praça permite, como círculos, perpendiculares, horizontais, e essas direções vão criar os encontros, que são passageiros e não têm permanência. Trilha sonora: &ldquoAs Quatro Estações&rdquo, de Vivaldi. O espetáculo tem duração de 25 minutos.

 

Serviço

Primeiro Ato apresenta o espetáculo Passagem

Data: 20/08

Hora: 20h30

Local: Praça da Liberdade &ndash BH-MG

Gratuito

https://www.una.br/

+EVENTOS

Eventos