Degusta Cultura 2

DATA

  • 23/05/2019 à 25/05/2019
  • Hora início: 19:30
  • Hora fim: 22:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Segunda edição do Degusta Cultura reforça BH como Cidade Gastronômica, título que a capital está concorrendo pela UNESC
Evento vai ter Jantar Secreto, sarau de poesias, tango, apresentação circense, peças de teatro e oficina gastronômica.


Entre os dias 23 e 25 de maio, de quinta-feira a sábado, Belo Horizonte será palco da segunda edição do Degusta Cultura. As intervenções, que visam à descentralização dos eventos culturais na cidade e à valorização da arte atrelada à gastronomia mineira, serão realizadas nos bairros São José, Prado e no centro. Haverá Jantar Secreto com declamações de poemas e poesias, inclusive com participação do público, espetáculo de teatro e oficina gastronômica. O Degusta Cultura é idealizado pelo Grupo Confesso com apoio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte por meio da Belotur (Empresa de Turismo de Belo Horizonte).

Na abertura do evento serão apresentadas as peças "As ciganas" e "O urso Anton Tchekhov," com direção de Guilherme Colina. E haverá intervenção circense com Jéssica Godinho. No segundo dia, o público vai ter oficina gastronômica com Carlos Normando, conceituado chefe de cozinha da cidade, sarau de poesias com cardápio musical com Lucas Canorintte e apresentação de tango com Letícia Soares. E, no último dia, o grupo musical Sem Receita vai se apresentar no jantar secreto sob comando do chef Normando no Centro de Referência da Juventude, na Guaicurus.

O Degusta Cultura foi criado para levar arte aos espaços gastronômicos. Dessa forma, o público tem acesso à culinária mineira e, concomitantemente, às apresentações artísticas que transitam pelos espetáculos, apresentação circense, sarau de poesias, música intimista e tango. O evento também reforça Belo Horizonte como cidade gastronômica, título que a capital mineira está concorrendo pela Rede de Cidades Criativas da UNESCO. E essa representatividade pauta polos gastronômicos como influenciadores da arte, da cultura regional, da ciência, da economia e da saúde.

Para Guilherme Colina, um dos idealizadores do Degusta Cultura, essa é uma oportunidade de estreitar laços culturais com a capital mineira. "Nossa cidade é rica culturalmente, mas creio que nem sempre haja o devido reconhecimento sobre isso. Portanto, a mobilização social é muito importante nesse processo. E não podemos nos prender a determinados espaços. Devemos ampliar nosso diálogo com as pessoas. A arte, indubitavelmente, é uma grande ferramenta de construção social que, quando trabalhada com a gastronomia, traz excelentes resultados," afirma Colina.

A ideia principal do Degusta Cultura é conscientizar belo-horizontinos e visitantes de que a cidade, além de ser conhecida como a capital dos barzinhos, também é um grande espaço artístico multifacetado. E que arte e gastronomia podem fazer parte de um mesmo espaço. Ao encontro dessa afirmativa, as intervenções culturais são descentralizadas e focadas em bares e restaurantes, facilitando, portanto, o acesso de diferentes públicos. Nesta edição do evento, 20 artistas irão participar, além de 20 profissionais envolvidos na produção. A primeira edição do Degusta Cultura foi realizada entre os dias 14 e 17 de março e contou com mais de 30 artistas locais que atuaram em parques descentralizados, em bares e na sede da Escola Confesso de Teatro.

PROGRAMAÇÃO: Dia 23/05 - quinta-feira
19h30min às 22h
Abertura oficial: "As Ciganas" - Grupo Confesso
Intervenção Circense com Jéssica Godinho e Lucas Urso.
Espetáculo "O Urso", de Anton Tchekhov - Grupo Confesso. Local: Bar e Restaurante Pulero
Endereço: Avenida Francisco Sá, 76 - Prado.

Dia 24/05 - sexta-feira
14h às 17h

Oficina Gastronômica "Seu PF nas Redes Sociais" com o chef Carlos Normando. Acessibilidade em libras.
Inscrições Oficina Degusta: https://bit.ly/2vGfGyM
Local: Confesso Escola de Teatro
Endereço: Av. Francisco Sá, 233, segundo andar - Prado.

Dia 24/05 - sexta-feira
19h 30min às 22h
Intervenção Teatral com "As Ciganas" - Grupo Confesso
Sarau de Poesias com cardápio de canções para acompanhamento com o músico Lucas Canorintte
Cia Letícia Soares com os bailarinos Letícia Soares e Carlos Henrique.
Local: Restaurante Único Pampulha
Endereço: Av. Cel. José Dias Bicalho, 547 - São José, Belo Horizonte.
Dia 25/05 - Sábado
19h30min às 22h
Jantar Secreto com Carlos Normando
Grupo Musical "Sem Receita"
Intervenção Teatral com "As Ciganas" - Grupo Confesso.
Cia Letícia Soares com os bailarinos Euler Eduardo de Souza e Geice dos Santos.
Local: CRJ - Centro de Referência da Juventude - BH (Rua Guaicurus, 50, Centro, BH)
Os ingressos para o Jantar Secreto serão sorteados nas redes sociais do Grupo Confesso.
Seja solidário doe a quem precisa. Nos dias do Degusta Cultura o Grupo Confesso receberá alimentos não perecíveis que serão doados para a ONG Sopão Mineiro.
Muitas pessoas passam fome no mundo. Ajude quem precisa.
Programação gratuitas.
Sujeito a lotação do espaço
Informações sobre o Degusta Cultura
(31) 3245-0749 / (31) 99950-4942
contato@grupoconfesso.com.br

+EVENTOS

Eventos