Colégio promove debates sobre escassez e problemas ambientais em comemoração ao Dia Mundial da Água

DATA

  • 21/03/2019 à 31/03/2019

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • :0,00

Colégio promove debates sobre escassez e problemas ambientais em comemoração ao Dia Mundial da Água

O dia 22 de março foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) como Dia Mundial da Água, quando o maior objetivo é marcar discussões em diferentes âmbitos da sociedade e órgãos públicos sobre os riscos relacionados à sua escassez e problemas ambientais envolvendo a contaminação dos mananciais.

&ldquoNo início do ano fomos marcados por uma tragédia humana e ambiental - rompimento da Barragem de Rejeitos de Mineração da empresa Vale na cidade de Brumadinho. Trata-se de uma situação que nos faz relembrar e, novamente, cobrar dos responsáveis uma solução do episódio em Mariana, com o rompimento da barragem de Fundão, a qual atingiu a população de Bento Rodrigues e o Rio Doce&rdquo enfatiza a coordenadora de Ciências da Natureza, Valéria Silveira.

Diante disso, o Colégio Nossa Senhora das Dores comprometido com seu papel social e com a campanha da fraternidade, que este ano tem como tema Políticas Públicas, desenvolveu, no decorrer deste mês, uma série de atividades com os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Foram abordadas questões da água e as tragédias na cidade de Brumadinho e Mariana.

Os estudantes participaram também de uma palestra com o Coronel do Corpo de Bombeiros, Robespierre de Oliveira Silva, que atuou no resgate às vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho. &ldquoNesse momento, professores, funcionários e alunos tiveram a oportunidade de enxergar e dimensionar de maneira mais clara como esse episódio afetou a vida das vítimas e do ecossistema atingido pela lama&rdquo afirma.

Silveira afirma que &ldquoPromover ações como esta contribui para a apropriação da comunidade escolar no sentido de fazer parte, corresponsabilizando-se em situações como a destes desastres ambientais e valorizando o trabalho das equipes de resgate que atuam nesses locais&rdquo, diz.

Os professores puderam trabalhar com textos e vídeos relacionados ao Dia da Água. Após as discussões, os alunos elaboraram textos se dirigido aos órgãos competentes e poder público cobrando uma resposta, medidas protetivas e propostas de leis que garanta e defenda os direitos da sociedade e meio ambiente. Com o objetivo de favorecer e sensibilizar a reflexão da comunidade sobre as tragédias ocorridas em nosso estado os alunos da 3ª série fizeram ilustrações e frases impactantes.

O CNSD apoia e incentiva o desenvolvimento do senso crítico de seus alunos, fazendo-os reconhecer o seu papel na sociedade. Por meio de sua grade curricular vinculada a diferentes estratégias de ensino, tornam o estudante protagonista de sua aprendizagem, o colégio reafirma suas convicções sobre a formAÇÃO do ser humano de maneira integral, crítica, consciente e solidária. Para Valéria &ldquoAs sementes são semeadas para que no futuro tenhamos bons frutos presentes nessa sociedade que demanda por amor, gentileza e conscientização ambiental&rdquo, diz. 

Através das várias frases e desenhos, a coordenação, por meio de uma votação, escolheu um desenho e uma frase que representa a proposta para o Dia da Água e confeccionaram uma faixa que está sendo fixada nas paredes externas nas duas unidades do colégio a fim de provocar uma reflexão na comunidade. 

Serviço:

 

Unidade Floresta

Av. Francisco Sales, 77 &ndash Floresta

Belo Horizonte/MG

 

Unidade Pompeia

Rua Antônio Justino, 280 &ndash Pompeia

Belo Horizonte/MG

 

https://cnsdbh.com.br/

+EVENTOS

Eventos