Ensaio Aberto - Letícia Leal

DATA

  • 13/12/2018 à 13/12/2018
  • Hora início: 19:00
  • Hora fim: 22:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

A última edição do Ensaio Aberto do ano apresenta uma mistura entre tradição e novas experimentações musicais. No dia 13 de dezembro, às 19h, a violeira Letícia Leal, se apresenta ao lado de Matheus Ribeiro, no piano e Zanarth Oliveira, na bateria, trazendo uma nova roupagem para a viola de dez cordas, também conhecida como viola caipira.

O instrumento é tão representativo para a cultura musical de Minas Gerais que o Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) reconheceu o Registro dos Saberes, Linguagens e Expressões Musicais da Viola em Minas Gerais como patrimônio cultural imaterial do Estado.

Mineira, natural de Teófilo Otoni, Letícia Leal também propõe a preservação e o reconhecimento do valor histórico e identitário da viola caipira mineira. Como regente da Orquestra Belo Horizonte de Viola Caipira, descobriu na viola de dez cordas sonoridades que marcam a história de Minas Gerais além de representarem as diversas vertentes do nosso Brasil.

 

Para o Ensaio Aberto a artista preparou um repertório com canções e peças instrumentais, músicas autorais e releituras. Ofertando assim, uma experiência musical única aos presentes. O evento é gratuito e aberto ao público.

 

Conheça o MM Gerdau &ndash Museu das Minas e do Metal

 

O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 18 áreas expositivas, estão 44 atrações que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências. O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, onde funciona o espaço cultural, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau.  O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a museografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas. O Museu funciona de terça a domingo, das 12 às 18h, e na quinta, das 12 às 22h, e apresenta uma programação para todas as idades. Entrada franca.

http://www.mmgerdau.org.br/

+EVENTOS

Eventos