CHEF LEO PAIXÃO E HISTORIADOR LUCA PALMESI PARTICIPAM DAS CONVERSAS AO REDOR DA MESA NA CASA FIAT DE CULTURA

DATA

  • 21/11/2018 à 21/11/2018

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

&ldquoCONVERSAS AO REDOR DA MESA&rdquo SOBRE GASTRONOMIA ITALIANA: LUCA PALMESI E LEO PAIXÃO NA CASA FIAT DE CULTURA

Historiador ítalo-brasileiro e premiado chef falam sobre as similaridades entre as culinárias mediterrânea e mineira. 

O evento integra a programação da 3ª Semana da Cozinha Italiana no Mundo

 

As identidades culturais são construídas, em certa medida, através da gastronomia. E mais do que em outros países, a culinária é um símbolo da Itália. Para falar sobre este assunto, o historiador ítalo-brasileiro Luca Palmesi e o premiado chef mineiro Leo Paixão estarão na Casa Fiat de Cultura, no dia 21 de novembro, para participar das &ldquoConversas ao redor da mesa&rdquo. A palestra será realizado das 19h30 às 21h, e tem entrada gratuita, com espaço sujeito à lotação (200 lugares). Inscrição antecipada pelo Sympla ou retirada de senha na recepção da Casa Fiat de Cultura, no dia do evento, a partir das 18h30. O evento integra a programação da 3ª Semana da Cozinha Italiana no Mundo, promovida pelo Ministério Italiano das Relações Exteriores, dos Bens Agrícolas e da Educação com o objetivo de promover as tradições gastronômicas do país. A programação completa de BH pode ser conferida no site do Consulado da Itália em Belo Horizonte.

A gastronomia italiana desperta interesse no mundo inteiro, sendo uma das mais apreciadas por seus ingredientes e sabores. Nas &ldquoConversas ao redor da mesa&rdquo, Luca Palmesi apresentará um panorama da história da alimentação mediterrânea e Leo Paixão falará sobre a gastronomia mineira de quintal e suas similaridades com a cozinha mediterrânea.

Para o historiador, todos os processos que envolvem a comida &ndash cultivo, coleta, preparação e consumo &ndash são culturais, já que a alimentação é desenvolvida em cada região com base em diversas combinações de preceitos nutricionais, climáticos, geográficos, religiosos e político-sociais. Com relação à dieta mediterrânea, &ldquoexiste um imaginário que está ligado ao estilo de vida, à saúde e ao prazer. A história da alimentação nos conduz por uma viagem no tempo que nos leva a descobrir as mais profundas raízes dessa dieta e o que ela representa&rdquo, explica Palmesi.

Por sua vez, Leo Paixão apresentará a similaridade entre as cozinhas mediterrânea e mineira por meio do uso de hortaliças. O chef dará destaque ao conceito da gastronomia mineira de quintal, que se refere ao modo como a culinária de Minas Gerais se desenvolveu, no quintal das casas, com plantio e criação de animais, mostrando que a agricultura familiar é o fator que marca a herança da comida mineira. &ldquoEntre as hortaliças mais saboreadas em Minas estão a taioba, a maria-gondó e a ora-pro-nóbis. Podemos considerar uma correspondência na cozinha na culinária mediterrânea quando falamos da erva-doce, do funcho, da rúcula e do basílico, além da serralha que é utilizada em ambas as cozinhas&rdquo, aponta Leo Paixão.

&ldquoConversas ao redor da mesa&rdquo é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Casa Fiat de Cultura e do Consulado da Itália em Belo Horizonte, com o patrocínio da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, Fiat Chrysler Participações e Banco Safra. A exposição conta com apoio institucional do Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.

 

Luca Palmesi

Ítalo-brasileiro, nascido em Roma e radicado em Belo Horizonte. Graduado e mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com intercâmbio na Universidade de Bologna (Itália). Em seu mestrado, desenvolveu pesquisa relacionando alimentação, cultura e ciência. Atualmente é professor de História na Fundação Torino Escola Internacional.

 

Leo Paixão

Chef do Restaurante Glouton e Nicolau Bar da Esquina em BH, Leo Paixão é a cara da Nova Cozinha Mineira. No Glouton mescla a alta gastronomia francesa, aprendida em sua formação em Paris, à tradicional cozinha mineira. O resultado é uma culinária precisa e sofisticada, com a base nos sabores do fogão à lenha das roças de Minas, adorada tanto por clientes, quanto pela crítica especializada. No Nicolau faz uma cozinha mineira, autoral e de vanguarda. Lá, acredita na baixa gastronomia acessível, regional, feita com técnica e precisão, com muito sabor e servida num clima descontraído e simples. Onde quer que cozinhe, Leo leva o afeto, a hospitalidade e o sabor de Minas Gerais consigo.

É o mineiro com os prêmios mais importantes: Chef do Ano Prazeres da Mesa, 50 Best Discovery America Latina, Chef Revelação Guia 4 Rodas, além de dezenas de premiações regionais. Seu último prêmio foi o Chef do Ano 2018 Prazeres da Mesa.

 

Casa Fiat de Cultura

Há 12 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, algumas das mais relevantes e prestigiadas exposições já realizadas no Brasil. Foram mais de 40 exposições de consagrados artistas brasileiros e internacionais, além de mostras de artistas que despontam na cena contemporânea. Sua contribuição à renovação da produção artística e à formação de público se estende por meio de uma programação diversificada de música, palestras e de um Programa Educativo que propõe conceitos e reflexões no diálogo com o público em visitas mediadas e nas práticas promovidas no Ateliê Aberto, um espaço de experimentação artística livre. A Casa Fiat de Cultura integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Em sua sede no histórico edifício do Palácio dos Despachos apresenta, em caráter permanente, o simbólico painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. Mais de 2 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 350 mil participaram de suas atividades educativas.

 

SERVIÇO

Conversas ao redor da mesa &ndash com Luca Palmesi e Leo Paixão | Semana da Língua Italiana no Mundo | Casa Fiat de Cultura

21 de novembro, 19h30 às 21h

Entrada gratuita, com espaço sujeito à lotação (200 lugares)

Inscrição antecipadas pelo Sympla | Retirada de senha na recepção, a partir das 18h30

 

Casa Fiat de Cultura

Circuito Liberdade

Praça da Liberdade, 10 &ndash Funcionários &ndash BH/MG

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h &ndash Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

 

Informações

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@fcagroup.com

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram: @casafiatdecultura

Twitter: @casafiat

www.circuitoculturalliberdade.com.br

www.casafiatdecultura.com.br

+EVENTOS

Eventos