FESTIVAL SOMOS COMUNIDADE

DATA

  • 13/10/2018 à 13/10/2018
  • Hora início: 18:00
  • Hora fim: 18:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Evento reunirá cerca de 400 artistas, integrantes dos projetos socioculturais realizados pela instituição, no espetáculo musical &ldquoSomos Feitos de Sonhos&rdquo. Show de Toquinho e banda integra a programação, que também comemora o aniversário do Bairro Santa Tereza. Dia 13 de outubro, às 18h, na Praça Duque de Caxias

 

No ano em que o Instituto Unimed-BH celebra seus 15 anos, também presenteia a capital mineira com o espetáculo musical &ldquoSomos Feitos de Sonhos&rdquo, com 15 canções, todas que remetem a temas necessários ao contexto atual brasileiro, como esperança, força, superação, luta, conquistas e sonhos. A apresentação integra o projeto Somos Comunidade, novo nome do Festival Cultural, criado em 2012 como uma iniciativa para levar ao público o resultado do trabalho sociocultural desenvolvido pelos projetos patrocinados pelo Instituto. O evento acontecerá no dia 13 de outubro, sábado, a partir das 18h, na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza. Além do espetáculo, o público vai conferir o show &ldquoToquinho no Mundo da Criança&rdquo.

 

Este é o segundo ano em que o espetáculo ganha como palco um espaço público. A escolha do local, a Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza, é uma homenagem do Instituto Unimed-BH pelos 90 anos desde que o Bairro foi batizado com este nome, em 15 de outubro de 1928. Antes, essa tradicional comunidade, tão querida pelos belo-horizontinos era chamada Colônia Américo Werneck, fundada em 1898, e que, em 2018, completaria 120 anos. Feliz coincidência, já que, em 2017, o festival apresentou o espetáculo &ldquoSou do Mundo, Sou Minas Gerais&rdquo, na Praça da Estação, dentro das festividades dos 120 anos de Belo Horizonte. 

 

Outro presente para a comunidade é o show infantil &ldquoToquinho no Mundo da Criança&rdquo em uma parceria do Somos Comunidade com o projeto Jazzinho - Jazz Para Crianças, realizado pelo Savassi Festival e pelo Instituto Cidades Criativas.

 

&ldquoRealizar o Festival Somos Comunidade representa a síntese do trabalho de projetos sociais que desenvolvemos junto à comunidade do Aglomerado Morro das Pedras e de diversas iniciativas culturais das quais somos parceiros. É um orgulho levar para a praça Duque de Caxias e para o público um pouco dessa história. Há 15 anos acreditamos na cultura e na cidadania como elementos de transformação da sociedade. Esse é o nosso jeito de cuidar da comunidade&rdquo, afirma Maria das Mercês Quintão Fróes, diretora de Relacionamento Institucional do Instituto Unimed-BH.

 

&ldquoSomos Feitos de Sonhos&rdquo tem direção musical de Gilvan de Oliveira, direção de cena de Inês Amaral,  direção-geral e de produção de Lilian Nunes, criação de cenário virtual da Voltz e figurino assinado pelo Coletivo Déplacé, sob a condução de Priscila Gouthier. O elenco é composto por mais de 400 pessoas entre artistas profissionais e amadores, sendo, grande parte, crianças e adolescentes alunos da Escola de Artes Instituto Unimed-BH, viabilizada pelo Instituto em parceria com o Grupo Cultural Arautos do Gueto e Núcleo Artístico. A escola, que acolhe também crianças especiais, oferece balé, percussão e danças urbanas no Aglomerado Morro das Pedras. Também integram o grande elenco artistas dos grupos patrocinados pelo Instituto: Orquestra Sinfônica de Betim e Sociedade do Riso grupos parceiros: Cia Masculina e Mira, do Núcleo Artístico grupos de médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH: Coral Unimed-BH, Bloco Saúde, e Dança a Dois. No palco, uma banda base composta por Cleber Alves (sax), Gilvan de Oliveira (violão, voz e arranjos), Gustavo Figueiredo (teclado), Ivan Correa (baixo), Maurinho Rodrigues (flauta) e Serginho Silva (percussão) acompanha toda a apresentação. 

 

Para Inês Amaral, bailarina, que além de ser a diretora de cena do espetáculo, coordenadora dos cursos de dança da Escola de Artes Instituto Unimed-BH &ndash Balé e Danças Urbanas e do Núcleo Artístico Camaleão Grupo de Dança, esse evento vem para coroar o sentimento de realização de um sonho. &ldquoSomos gratos, porque sonhamos juntos com essas crianças. Esse trabalho começou em 2007 e foi crescendo devido ao valor que a gente dá à educação e a dança como uma forte ferramenta de transformação da vida dessas crianças. O fato delas sonharem com a dança, em serem bailarinas, em saber dançar bem, nos dá a oportunidade de trabalhar de forma mais eficiente, porque eles querem se desenvolver. Para a apresentação, elas vivem uma expectativa enorme, porque além da questão técnica, tem também a artística. Percebemos que as crianças se sentem no caminho certo e ainda mais acolhidas quando estão em cena, com figurino feito sob medida e todo o carinho&rdquo.

 

O espetáculo conta com participação especial dos músicos Marcelo Veronez, Maurício Tizumba, Pedro Morais e Adrianna Moreira. O repertório traz as canções Sal da terra (Beto Guedes e Ronaldo Bastos), Amanhecer (Gilvan de Oliveira e Fernando Brant ), Passarinhos (Emicida e Vanessa da Mata), Felicidade (Marcelo Jeneci), Semente do amanhã (Gonzaguinha),  Além do horizonte  (Roberto Carlos e Erasmo Carlos), Novo tempo (Ivan Lins e Vitor Martins), Paciência (Lenine), Vendedor de sonhos (Milton Nascimento e Fernando Brant), O Erê (Cidade Negra) , Todo menino é um rei  (Roberto Ribeiro com incidental A casa, de Emicida), E vamos à luta (Gonzaguinha), Pescador de ilusões (Rappa), Andar com fé  (Gilberto Gil) e O sol (Tianastácia). &ldquoDevo confessar que toda vez que passeio pelas canções do repertório escolhido eu abro um sorriso de corpo inteiro, uma razão deve haver. Quando aceitei o desafio do Instituto Unimed-BH, há cinco anos, na primeira edição do Festival, fiquei muito impressionado e muito feliz porque eu também fui um menino que teve a chance de aprender com os melhores e pude decidir a ser músico. Nosso objetivo é fazer um show de alto nível com música, dança, poesia e multimídia, entregando ao público um grande espetáculo. Além de ser um presente para as pessoas que estão no palco, para as crianças. Elas são as sementes do futuro. E o espetáculo é sobre isso. Sobre sonhos, sobre a criança que temos dentro de nós, sobre a criança que temos que cuidar e o quanto isso nos torna mais humanos&rdquo, explica Gilvan de Oliveira. 

 

Link para fotos edição 2017: https://www.sendspace.com/file/w5b67r - crédito: Benedita Conteúdo e Imagem 

 

 

 

Show &ldquoToquinho no Mundo da Criança&rdquo

 

O show &ldquoToquinho no Mundo da Criança&rdquo será um momento de lembrar aquelas canções que embalaram a infância para os adultos e que, agora, desejam que seus filhos as ouçam e as aprendam. A maior parte das canções infantis compostas ou poemas infantis musicados por Toquinho tem mais de dez anos e continua agradando aos pequenos do século XXI. Toquinho é o responsável por colocar música nos poemas que compõem o livro &ldquoArca de Noé&rdquo, de Vinícius de Moraes.

 

Neste show, Toquinho, acompanhado de seu violão, baixo e bateria, apresentará seus grandes sucessos como &ldquoO pato&rdquo, &ldquoA casa&rdquo, &ldquoO caderno&rdquo, &ldquoA bicicleta&rdquo, O ar (o vento)&rdquo.  Além da sempre lembrada &ldquoAquarela&rdquo, música de maior sucesso do compositor. Também não faltarão músicas que marcaram o cancioneiro brasileiro como &ldquoTarde em Itapuã&rdquo, &ldquoRegra Três&rdquo,  &ldquoSamba de Orly&rdquo, entre outras. Em determinado momento do show, ele convidará a talentosa cantora Camilla Faustino que faz com ele alguns duos, como &ldquoO Velho e a Flor&rdquo, &ldquoSamba em Prelúdio&rdquo, dentre outras. Camilla Faustino é nascida em Goiânia e canta desde os 4 anos, acumulando diversos prêmios, incluindoo título de campeã 2016, do Quem Sabe Canta, do Programa Raul Gil. No SBT, conheceu Toquinho, que a convidou para participar em um show dele na Colômbia e, devido ao tamanho o sucesso, continuaram a parceria.

 

Esse espetáculo integra as ações do projeto Jazzinho - Jazz para Crianças, realizado pelo Savassi Festival e pelo Instituto Cidades Criativas.

 

Instituto Unimed-BH  

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.  Em 2016, mais de 1,4 milhão de pessoas foram beneficiadas, direta e indiretamente, pelo Programa Cultural Unimed-BH. Mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores viabilizam este Programa ao escolher destinar parte do seu Imposto de Renda para o fomento de projetos socioculturais. A cada ano, as atividades conquistam aprovação e confiança, ampliando-se as adesões.

 

Serviço: 

Somos Comunidade - Instituto Unimed-BH

Dia 13 de outubro, sábado, às 18h, na Praça Duque de Caxias - Bairro Santa Tereza - Entrada Gratuita

Programação: 

DJ Infantil Aída Lage e Sociedade do Riso

Espetáculo musical: &ldquoSomos Feitos de Sonhos&rdquo

Show: &ldquoToquinho no Mundo da Criança&rdquo

 

+EVENTOS

Eventos