Áurea Camelo apresenta a exposição Desmemórias na galeria de arte da Biblioteca Pública

DATA

  • 22/08/2018 à 26/09/2018

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

ÁUREA CAMELO APRESENTA &ldquoDESMEMÓRIAS&rdquo

NA BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS


A artista expõe pinturas que apresentam as tramas de lembranças e seus
lugares de reconstrução

Memória, passagem do tempo e esquecimento. Esse foi o caminho percorrido pela artista plástica Áurea Camelo ao criar as obras que compõem a exposição &ldquoDesmemórias&rdquo, em cartaz na Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. A mostra conta com uma sequência de 14 pinturas, criadas em óleo ou acrílica sobre tela, em formatos variados.  A artista busca nos álbuns de família e em fotografias recolhidas de seu acervo pessoal as imagens que serão trabalhadas em suas pinturas, e passa para a tela, pictoricamente, o seu repertório de lembranças e a poética do esquecimento. A mostra, com entrada gratuita, fica aberta à visitação até 26 de setembro.

A exposição aborda o inevitável processo de apagamento da memória. Em suas telas, Áurea Camelo acentua a efemeridade das imagens e limpa das figuras os traços de representação naturalista que as personifiquem ou lhes confiram identidade: os rostos estão sem formato definido, como se estivessem sido desconstruídos pelo tempo. Segundo a artista, a intenção não é representar a memória apenas como uma tentativa de conservação da lembrança e de tudo que ela significa. &ldquoMeu trabalho traz para o plano da plasticidade da pintura a questão da impermanência, da transitoriedade, da escassez do tempo e da mistura entre o esquecimento e recordação. Dessa forma, o que de início seria chamado por &lsquomemória&rsquo passou melhor a se identificar como des-memória&rdquo, explica.

A escolha do tema da série veio de maneira natural para a artista a partir de cenas do cotidiano, que provocaram o desejo de pintura e partiram de escolha feita em coleções de fotografias já existentes ou recentemente produzidas. A técnica utilizada propôs-se a ser aberta a experimentações, assim como os suportes. &ldquoO nome que encontrei para minha pesquisa de trabalho somou-se ao desvanecimento, à opacidade e à textura das tintas para representar aquilo que, acontecido, já se torna passado, e mas retorna em cor, camadas e movimentos, compondo o plano pictórico&rdquo, conta Áurea.

Áurea Camelo

Áurea Camelo cursou Artes Plásticas na Escola Guignard da UEMG, habilitando-se em Pintura em 2016, e é também formada em Psicologia pela UFMG. Premiada nas XV e XVI Mostras Internas da Escola Guignard, participou, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e em sua Passarela Cultural, das Mostras Coletivas Esper[ando] e Alter[ando]. Participou do 15º Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos/2016 e recebeu menção honrosa com a obra Menina Lego. Em 2017, apresentou Desmemórias na Faop de Ouro Preto.

Desmemórias é sua primeira mostra individual em Belo Horizonte com a apresentação de novos trabalhos. Em outubro, Áurea participa do XXV Salão Curitibano de Artes Visuais.

 

 

Serviço:

Exposição &ldquoDesmemórias&rdquo, de Áurea Camelo, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

Até 26 de setembro de 2018

De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h Sábado, das 8h às 12h

Entrada gratuita

 

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais &ndash Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães
Praça da Liberdade, 21, Funcionários - Belo Horizonte/MG

+EVENTOS

Eventos