BARREIRO 163 ANOS - FEIRA DE ARTESANATO

DATA

  • 12/08/2018 à 12/08/2018
  • Hora início: 09:00
  • Hora fim: 18:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Barreiro pelas mãos do povo

Projeto &ldquoFeito em Casa&rdquo comemora os 163 anos do Barreiro com arte, estilo e muitas delícias - tudo feito por moradores da região

 

&ldquoÉ uma cidade dentro da cidade&rdquo, regozijam, orgulhosos, seus moradores.  E não poderia ser diferente: a região mais antiga que a própria capital mineira cresceu pelas mãos de uma gente trabalhadora, que batalhou muito para ter a atual infraestrutura de indústria, comércio, cultura e lazer. O Barreiro completa 163 anos no dia 3 de Agosto e parte das comemorações vão acontecer pelas mesmas mãos que ajudaram a construir essa história, num evento gratuito e repleto de atrações.

O Projeto &ldquoFeito em Casa&rdquo já é uma referência para a produção artesanal de objetos de moda, decoração e arte em geral, nascidos do talento de artesãos que atuam no Barreiro. Eles estarão reunidos em uma feira em homenagem ao aniversário do Barreiro, que acontece no dia 12 de Agosto (domingo), a partir das 9 da manhã, no Colégio Cenecista Domiciano Vieira (Rua José Gonçalves 550). As boas mãos de quem faz o melhor da gastronomia caseira e das cervejas artesanais também estarão presentes nas diversas barraquinhas montadas, além do Pop Rock Brasil da banda Ponto 80.

 

As atrações não param por aí. Por ser uma celebração direcionada para a família, o evento terá ainda oficina de reciclagem e reutilização de materiais para artesanato, oficinas pedagógicas com pintura para crianças,  torneios esportivos e  jogos tradicionais  com dama, xadrez, banco imobiliário, bingo e uno, entre outros. Na ocasião, serão comemorados também os 35 anos da Academia Rosenay Ricardo, uma das mais tradicionais da região.

 

Artesanato

A curadoria do projeto seleciona e prioriza os tipos de artesanatos feitos à mão em MDF (caixas decoradas), enfeites em biscuit, bolsas de chita, porta copos, pinturas, garrafas decoradas, pratos de rolha de garrafa, aventais, sacolas, horta orgânica e plantas com tema. O material reciclável ganha pontos no momento da escolha (sacos de ração, garrafas de vidro, pets, pneus, etc). 

Gastronomia

A comida caseira sempre é a melhor, cercada de tradições e receitas familiares. Por isso o projeto &ldquoFeito em Casa&rdquo resgata essa herança da cozinha doméstica, &ldquode raiz&rdquo e apresenta pratos saborosos e de qualidade. É possível encontrar de tudo nas barraquinhas &ndash da refeição mais elaborada ao quitute mais simples. Importante é saber que tudo é preparado sob normas e procedimentos para trabalhos com alimentos, de acordo com o estabelecido pelos órgãos competentes.

 

Música estilo anos 1980

O Projeto, em parceria com as bandas do circuito anos 80 da cidade, vai apresentar em cada edição uma banda diferente que tem no repertório o resgate dos bons tempos do Pop Rock Nacional e Internacional.

Cerveja artesanal

É essencial uma boa bebida para acompanhar um bom prato, por isso os cuidados com a procedência e a conservação de cervejas, cachaças, refrigerantes e sucos são rigorosos. A feira vai apresentar algumas marcas dos novos fabricantes da cerveja mais respeitada no Brasil, além de cachaças, vinhos e coquetéis.

Comemorando Aniversários

A Academia Rosenay Ricardo completa 35 anos trazendo saúde e bem estar à população da cidade. Com sede própria, conta hoje com uma das maiores estrutura em academia de Belo Horizonte. Oferece mais de 15 modalidades diferentes, entre elas Musculação, ginástica, artes marciais, danças além de natação, hidroginástica e hidroterapia.

Sobre o Barreiro

Barreiro é a segunda região mais movimentada de Belo Horizonte, após o centro comercial da capital. Completa no dia 03 de Agosto 163 anos de idade, sendo mais antiga do que a própria cidade. São mais de nove mil empresas de comércio e prestação de serviços, bem como profissionais autônomos, indústrias de pequeno, médio, e grande porte, shopping e variadas instituições que dão um perfil de cidade à região, que dista 15 km do centro de Belo Horizonte, mas pertence a esse município.

A região conta com um total de 9.747 atividades, comercial, industrial e de serviços, 4.190 comércios varejistas, 404 comércios atacadistas, 3.901 empresas de prestação de serviços, 355 indústrias, 324 locais de serviços de uso coletivo e 573 profissionais autônomos.

Está ligado ao centro da cidade por diversas vias e bairros. As estações BHBUS Barreiro e Diamante polarizam o transporte coletivo da região.

A arrecadação do Distrito do Barreiro gera em cerca de 40% do Valor Adicional Fiscal (VAF) de Belo Horizonte, mostrando a importância dessa região a capital.

Com cerca de 450 mil habitantes, 90 mil domicílios, 54 bairros, caso fosse emancipado estaria entre as 8 maiores cidades de Minas Gerais.

 

Serviço:

 

- Evento: PROJETO FEITO EM CASA &ndash FEIRA DE ARTESANATO

                 Em homenagem aos 163 anos do Barreiro

- Quando: Domingo - 12 de Agosto &ndash das 9 às 18h

- Onde: Colégio Cenecista Domiciano Vieira

               Rua José Gonçalves 550 &ndash Barreiro


https://www.facebook.com/feitoemcasafeira

+EVENTOS

Eventos