61ª Cavalhada de São José Operário será realizada em Nova Lima no próximo final de semana

DATA

  • 21/07/2018 à 22/07/2018
  • Hora início: 05:00
  • Hora fim: 22:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Cores, representações, fé, muita alegria e mais de cinco mil pessoas. Essa é a expectativa para a 61ª Cavalhada de São José Operário que mantém, ao longo dos anos, a tradição medieval da batalha entre mouros e cristãos. O folclórico evento será realizado no próximo final de semana, dias 21 e 22 de julho na conhecida &ldquoArena da Cavalhada&rdquo, em frente à Escola Municipal Dalva Cifuentes Gonçalves (Rua Jardim, nº 10, bairro Honório Bicalho, ao fundo da Igreja Matriz) e conta com o apoio da Prefeitura de Nova Lima.

As atividades começam logo cedo no sábado, dia 21, a partir das 5h da manhã, com o tradicional café comunitário, quando moradores trazem de suas casas guloseimas e quitutes para a mesa. &ldquoEsse é um momento de confraternização, em que nos reunimos para começar os festejos e a ornamentação da arena. Ouvimos bem cedinho o repique da Igreja de São José Operário e fogos são estourados para chamar a população&rdquo, explica Geraldo Coelho, presidente da Associação dos Corredores de Cavalhada São José Operário e organizador do evento.

À noite, serão realizados o levantamento do mastro com o estandarte de São José Operário na arena. O Auto da Cavalhada Juvenil, com a participação dos jovens cavaleiros da comunidade, ilustra a importância de manter firme o legado para futuras gerações. Depois do show pirotécnico, o cantor Lúcio Lopes e Banda anima o público.

No domingo, a partir das 10h30, será celebrada uma missa em Ação de Graças às crianças, aos cavaleiros e convidados. Em seguida, o público poderá degustar as comidas típicas da região nas barraquinhas e participar da tarde de lazer na arena. O grande momento começa às 16h30, quando terá início o Auto da Cavalhada com as encenações das batalhas. A apresentação musical de Bruno e Léo e banda encerra as comemorações.

 

Cavalhada

A Cavalhada é uma festa popular do folclore brasileiro e sua origem é da Idade Média. Chegou ao Brasil por meio da colonização pelos portugueses no final do século XVI. Possui origem portuguesa e é realizada, principalmente, em cidades do interior dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul e em alguns estados nordestinos.

Dentre as suas características estão a teatralização ao ar livre de uma batalha entre cavaleiros cristãos e mouros em várias etapas como, por exemplo, a corrida de cavaleiros, jogo de argolas, provas e desfiles. Os participantes usam máscaras e roupas coloridas e os animais também são ornamentados para a festa. Os principais personagens das cavalhadas são: rei, príncipe, cavaleiro mouro, princesa, embaixador e general.

 

Confira a programação do evento:

Cavalhada de São José Operário

Sábado, dia 21 de julho

5h - Café Comunitário e logo após ornamentação da arena

19h30 &ndash Levantamento do mastro com o estandarte de São José Operário 

20h &ndash Cavalhada Juvenil

21h30 - Show Pirotécnico

22h - Show Musical com Lúcio Lopes e Banda.

 

Domingo, dia 22 de julho

10h30 - Missa em Ação de Graças às Crianças, Cavaleiros e Convidados

12h &ndash Barraquinhas com comidas típicas

14h &ndash Tarde de Lazer

16h30 - Auto da Cavalhada e logo após Show Pirotécnico

19h &ndash Show Musical com Bruno e Léo e Banda

https://www.novalima.mg.gov.br/

+EVENTOS

Eventos