Projeto Cine de Rolê comemora 04 anos de formação

DATA

  • 27/04/2018 à 27/04/2018
  • Hora início: 14:30
  • Hora fim: 16:30

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Voltado para jovens moradores das periferias da capital, o projeto realizará um circuito de sessões cineclubistas, entre abril e agosto, nos principais espaços culturais localizados em BH.

Para abrir o circuito de exibições cineclubistas dos quatro anos do Projeto Cine de Rolê, acontecerá nesta sexta-feira, dia 27, entre 14h e 17h, no Teatro SESIMINAS a sessão comentada &ldquoOnde estão @s negr@s nas Telas?&rdquo. 

A atividade terá como público 80 adolescentes, com idades entre 14 a 17 anos, atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos &ndash Projovem, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania &ndash SMASAC/PBH através do Grupo de Desenvolvimento Comunitário &ndash GDECOM. Esta primeira sessão, terá a presença dos coletivos de jovens participantes nos Centros de Referências em Assistência Social &ndash CRAS -, Lagoa, Vila Maria, Vila Antena, Zilah Spósito e Biquinhas, distribuídos pela capital. Com mediação dos coordenadores do projeto, Simone Moura e Marcos Donizetti e a participação das convidadas Natalie Moura, Paula Granja e Yasmine Evaristo, a sessão exibirá vídeos produzidos por realizadores negros. 

 
 

Entre abril e agosto, o Cine de Rolê pretende circular pelos principais espaços culturais de BH em sessões comentadas voltadas para os adolescentes moradores das comunidades e regiões periféricas da capital. O objetivo desta ação é contribuir para a formação crítica do público, através do contato dos jovens com os realizadores e suas respectivas produções audiovisuais. Além disso, o projeto pretende, através da circulação dos jovens de suas comunidades para espaços centrais da cidade, refletir sobre a presença negra nas telas e nos locais onde as sessões do projeto ocorrerão. 

 

 
Sobre o Projeto Cine de Rolê:

Idealizado por quatro mulheres negras, o Projeto Cine de Rolê realizou sua primeira sessão em abril de 2014, num espaço improvisado para exibição e debate, no CRAS Zilah Spósito, na região norte da capital. Tal atividade reuniu jovens das comunidades Zilah Spósito, Jaqueline e Rosa Leão, além de receber adolescentes das comunidades do Vila Fátima, do Aglomerado da Serra -, e Santa Rita de Cássia, do Aglomerado Santa Lúcia. Nessa atividade que inaugurava a proposta do projeto, um público de 60 jovens, acompanhavam atentos às histórias projetadas nas paredes do auditório do CRAS, identificando e se sensibilizando com narrativas tão próximas às suas próprias realidades. 

Simone Moura, uma das idealizadoras e coordenadora do projeto, conta que o Cine de Rolê surgiu com o objetivo de provocar a reflexão sobre a presença do negro no cinema. &ldquoQueríamos àquela época, estimular o debate, sobretudo nas periferias, a partir das seguintes perguntas: Onde estão os negros no cinema? 

+EVENTOS

Eventos