Sol: de aliado a vilão, especialistas conversam com o público em evento gratuito

DATA

  • 25/11/2017 à 25/11/2017
  • Hora início: 11:00
  • Hora fim: 13:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Sol: de aliado a vilão, especialistas conversam com o público sobre orientações em evento gratuito

Às vésperas do verão, especialistas e público se reúnem no Café Controverso: Saúde em Pauta, deste sábado, 25/11, para discutir o tema "Exposição ao sol: danos e benefícios&rdquo, a partir das 11h. Considerado um vilão, devido aos efeitos nocivos que pode causar à pele e ao organismo, ele também pode ser um grande aliado à saúde, já que é fonte de vitamina D, contribuindo para a saúde óssea. O debate, realizado pelo Espaço do Conhecimento da UFMG e promovido pelo Instituto Unimed-BH, contará com a participação da professora da UFMG, Ivani Novato, e da dermatologista, Claudia Marcia de Resende Silva, com mediação da professora titular aposentada da Faculdade de Medicina da UFMG Rocksane Norton.

 

&ldquoA principal fonte de vitamina D do organismo é o sol e ela contribui para a formação de massa óssea. É importante não apenas para as crianças, mas em todas as fases da vida, pois é fundamental para a absorção de cálcio, ajudando, por exemplo, a combater a osteoporose. Porém, os horários de maior incidência dos raios UVB não são indicados dermatologicamente e eles devem incidir diretamente sobre a pele, o uso do protetor solar ou de roupas pode reduzir sua absorção. Por isso, é preciso haver um equilíbrio, não é necessário um tempo exagerado de exposição, mas uma exposição regular&rdquo, conta Ivani Novato, professora da UFMG.

 

A dermatologista Cláudia Márcia de Resende Silva pontua que o excesso de sol pode causar danos graves e que os hábitos de vida saudáveis já são suficientes para a produção de vitamina D necessária para o organismo. &ldquoO Brasil é um País com incidência de radiação solar ao longo do ano inteiro e a exposição inadequada pode causar queimaduras crônicas, o envelhecimento da pele e contribuir para o desenvolvimento do câncer. Brincar no recreio ou realizar pequenos deslocamentos no sol já contribuem em relação à Vitamina D e não é indicado se expor ao sol com esse objetivo. Os hábitos de vida e os valores da vitamina que estão sendo indicados devem ser levados em consideração&rdquo, explica, destacando que a proteção solar não se restringe ao filtro, e pode ser também buscar uma sombra, usar roupas adequadas, bonés e evitar o intervalo das 10h às 14h.

 

Café Controverso

A proposta do Café Controverso, lançado em 2012, é discutir temas atuais a partir de múltiplas perspectivas, dando oportunidade para os seus pontos de encontro e contradições. O projeto, idealizado pelo Espaço do Conhecimento UFMG, promove encontros mensais e, nessa trajetória de cinco anos, vem propiciando o compartilhamento de informações das mais diversas áreas do conhecimento, de dentro e fora da Universidade.

Nesse ano, somam-se ao projeto as edições especiais Saúde em Pauta que buscam compartilhar informações qualificadas sobre os temas mais abordados em consultórios pelos pacientes.

 

Serviço

Café Controverso: Saúde em Pauta &ndash Tema: &ldquoExposição ao sol: danos e benefícios&rdquo
Data:
25/11
Horário: 11h
Local: Espaço do Conhecimento da UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários)
Entrada gratuita &ndash não é necessário realizar inscrição

Realização - Espaço do Conhecimento UFMG

Patrocínio: Instituto Unimed-BH por meio do incentivo de mais de 4,5 mil médicos cooperados e colaboradores da Cooperativa.

+EVENTOS

Eventos