Mostra Diversidade Periférica acontece no Memorial Minas Gerais Vale

DATA

  • 01/11/2017 à 05/11/2017
  • Hora início: 19:00
  • Hora fim: 12:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Mostra celebra aniversário de 100 anos do Aglomerado da Serra e discute e o Dia Nacional das Favelas, discutindo a invisibilidade das histórias de formação das favelas da capital idealizada por moradores das comunidades.

Nos dias 01 a 05 de novembro, acontecerá a Mostra Diversidade Periférica,  promovida por artistas e grupos culturais do Aglomerado da Serra em parceria com as instituições locais atuantes na comunidade e com o Memorial Minas Gerais Vale.

A Mostra promove a comemoração simbólica dos cem anos de Aglomerado da Serra, vivenciando o contexto de celebração dos 120 anos da capital mineira.

O objetivo do evento é chamar a atenção sobre a invisibilidade da história de formação das favelas na narrativa oficial da cidade. Será lançado durante a Mostra uma série de minidocumentários produzidos a partir do mapeamento da diversidade cultural do Aglomerado da Serra.

No próximo sábado (04/11), Dia Nacional das Favelas a maioria das atividades entre as atividades previstas para este dia, está a realização da Roda de conversa: &ldquoDo Quilombo à favela: territórios de resistência da memória&rdquo, que acontecerá entre 10h às 12h30, no auditório do Memorial Minas Gerais Vale.

Sob mediação da idealizadora do projeto, Simone Moura, a mesa contará com a presença da secretaria estadual de educação Macaé Evaristo, da historiadora Josemeire Alves e do coordenador do Museu de Quilombos e Favelas Urbanos &ndash Muquifu, Padre Mauro.

Projeto Diversidade Periférica

Realizado desde agosto de 2017, o projeto Diversidade Periférica é uma parceria entre artistas, produtores e grupos culturais do Aglomerado da Serra e o Memorial Minas Gerais Vale. Ele surge com o objetivo de promover o acesso e a aproximação dos moradores da comunidade da Serra à programação e as atividades ofertadas pela instituição.

Idealização e Coordenação: Simone Moura | Equipe Curatorial: Herlen Romão Ludymila Rodrigues Luiz Oliveira Dias Márcio Lopes Paulo Vítor Ribeiro Ronald Nascimento Shirley Ribeiro e Simone Moura.

Para isso, o Memorial estabelece um diálogo com uma equipe de curadores formada por representantes de diferentes linguagens e áreas de atuação artística existentes na comunidade. Desta forma, a partir do mapeamento da diversidade artística e cultural existente na comunidade da Serra, a equipe propõe mensalmente atividades e eventos a programação do Memorial.

Neste sentido, a ideia dessa parceria entre Memorial e artistas do Aglomerado é também dar visibilidade a diversidade de iniciativas, manifestações e práticas artístico-culturais existentes na comunidade, contribuindo para promoção de narrativas sobre as periferias pautadas na potência e na diversidade de sua produção cultural e artística.

Programação Mostra Diversidade Periférica

01/11 &ndashQuarta &ndashfeira | 18h &ndash 20h30

Roda de Conversa sobre o protagonismo juvenil.

Local: Escola Estadual José Mendes no Aglomerado da Serra.

02/11 &ndash Quinta-feira | 19h &ndash 20h30

Grupo de teatro Morro em Cena

Local: Memorial Minas Vale

Espetáculo teatral -  Anjos

03/11- Lançamento da Exposição 100 anos do Aglomerado da Serra

Horário: 18h as 21h

Local: Centro Cultural Vila Fátima

Período de Permanência da Exposição: 03/11 á  30/11

 04/11 &ndash Sábado | 10h &ndash 17h30

Memorial da Vale | Local: Auditório | 10h &ndash 12h30

Mesa: Do Quilombo à favela: territórios de resistência da memória

Resumo: Quem conta a história do negro em nossa sociedade? Quais são os enquadramentos predominantes sobre tais narrativas? E como tais narrativas se consolidam na memória coletiva da sociedade brasileira?

Tais perguntas emergem num contexto de crescente interesse pela memória, que tem caracterizado nossas sociedades nas últimas décadas. Neste contexto, o objetivo do encontro é colocar em perspectiva o lugar ocupado pela história do negro na narrativa oficial da cidade.

Palestrantes:

Macaé Evaristo              

Josemeire Alves             

Mauro Luiz da Silva        

Mediação: Simone Moura

 10h &ndash 17h30 . Sala de Leitura:  Divulgação e venda de livros das editoras Mazza e Crivo.

13h30 às 14h30 . Sala de Leitura . Roda de conversa com Walkíria e Mikaela do livro &ldquoMeu crespo, nossa história&rdquo. Durante a roda de conversa as autoras contarão sobre o processo de transição capilar pelas quais passaram.

 10h &ndash 17h30 . Local: Cyber . Lançamento dos minicurtas A periferia e sua diversidade.

 14h30 &ndash 15h30.Jardins . Show de rap com o MC Sam Pedra

Nome do projeto: Poesia Pessoal Compartilhada .

 

16h &ndash 17h . Auditório.    Intervenções de poesias com poetas do Aglomerado do Serra

                              MC Teff convida Nívea Sabino e Sarau das minas do Serrão  

Nesta atração haverá também atração de rap, além das intervenções poéticas  

05/11 &ndash Domingo

11h &ndash 12h30h. Jardins .   Doris Santos .  Contando a história do negro através do Samba.

 

  

+EVENTOS

Eventos