Paulo Nazareth, William Gomes e coletivo de Karo Botura, Efe Godoy e Arthur Camargos ocupam Galeria de Arte do Centro Cultural SESIMINAS

DATA

  • 20/10/2017 à 31/10/2017

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

GALERIA DE ARTE DO CENTRO CULTURAL SESIMINAS APRESENTA TRABALHOS DOS ARTISTAS
PAULO NAZARETH, WILLIAM GOMES E DO COLETIVO DE KARO BOTURA, EFE GODOY E ARTHUR CAMARGOS DENTRO DO PROJETO &ldquoDE CORPO PRESENTE&rdquo

Por meio desenhos, fotografias e mostras os artistas convidam o público a vivenciar a arte

 

Paulo Nazareth, William Gomes e o coletivo dos artistas Karo Botura, Efe Godoy e Arthur Camargos ocupam a Galeria de Arte do Centro Cultural SESIMINAS até o dia 31 de outubro, na mostra coletiva &ldquoDe Corpo Presente&rdquo, que desde abril apresenta trabalhos de 24 artistas. A residência &ldquoDESENHA, Carne que pula&rdquo é do coletivo de Karo Botura, Efe Godoy e Arthur Camargos William Gomes apresenta a série fotográfica &ldquoEntre a passagem e o movimento&rdquo e Paulo Nazareth, a mostra &ldquoAo som de Paulo Sérgio&rdquo. A entrada é gratuita e a participação do público, fundamental.

 

Segundo a curadora da Galeria de Arte do Centro Cultural SESIMINAS, Esther Mourão, com o projeto &ldquoDe Corpo Presente&rdquo, a intenção é que o espectador se torne participador e não somente observador ou contemplador de uma obra de arte. &ldquoPara tal iniciativa, contamos com artistas que são referência no cenário cultural mineiro, e com o público, que se tornou cocriador das obras. Com isso, além de gerar emoção estética, resultante do contato direto das pessoas com os artistas participantes, que usam técnicas e linguagens variadas, o projeto possibilitou, ao público, reflexões acerca do processo criativo e da dinâmica de produção da arte contemporânea&rdquo, ressalta a curadora.

 

&ldquoDESENHA, Carne que pula&rdquo é um projeto de residência em artes vivas, idealizado pelo coletivo formado por Karo Botura, Efe Godoy e Arthur Camargos, que busca entrelaçar desenho, movimento, som, instalação e processos coletivos de criação e compartilhamento. Nessa ocupação, os artistas trabalham o desenho vivo, fazendo um elo entre a relação arte e vida, e distanciando-se do conceito de pensamento de formas pré-fixadas. O público é convidado a intervir no movimento-desenho proposto pelos artistas e o resultado deste trabalho ficará em exposição na Galeria de Arte.

 

&ldquoEntre a passagem e o movimento&rdquo é uma série fotográfica criada por William Gomes a partir de conversas com diversas pessoas relacionadas com o Centro Cultural SESIMINAS. Com cada uma delas foi explorado um tema, como expectativa, proximidade, transição, palavra e interrupção, de modo a criar uma relação entre suas identidades e identificar aquilo que os diferencia, assim como o que os coloca em diálogo com o mundo. As fotos produzidas estão dentro do conceito do que se conhece como fotografia construída, em que há uma criação e uma produção trabalhada especificamente para o ato fotográfico. Nesta série, o diferencial foi trazer os envolvidos para o processo criativo para que pudessem participar das etapas que envolvem o ato de criação até o resultado final.

 

O artista Paulo Nazareth completa a programação da Galeria de Arte do Centro Cultural SESIMINAS com a mostra &ldquoAo som de Paulo Sérgio&rdquo. O trabalho surgiu quando o artista, que se chama Paulo Sérgio da Silva, percebeu que sempre que retornava de uma viagem internacional ficava muito tempo na Polícia Federal para comprovar sua identidade. Isto porque há outros 177 homônimos com pendências com a polícia. E foi a partir dessa coincidência que Nazareth criou a mostra. O trabalho reúne 13 desenhos que ilustram quem são esses &ldquoPaulos Sérgios&rdquo e quais são suas histórias. Para compor a mostra, o artista usa como trilha as canções de outro homem de mesmo nome, o cantor capixaba Paulo Sérgio, lembrado como um grande nome da música romântica nacional.

 

De Corpo Presente

O projeto &ldquoDe Corpo Presente: a performatividade da presença-ausência&rdquo é uma mostra coletiva iniciada em abril deste ano na Galeria de Arte do Centro Cultural SESIMINAS. A proposta é ampliar a interação entre espectador e obra, por meio de um espaço onde o público pode partilhar da criação e da produção artística. Nesta proposição, o público é convidado a percorrer o trabalho desenvolvido no espaço expositivo, vivenciando novas maneiras de entendimento das artes visuais, por meio de experiências sensoriais e lúdicas. Na Galeria de Arte são realizadas exposições, mostras de vídeo, palestras, performances, rodas de conversas, oficinas e outros.  A mostra coletiva conta com a participação dos artistas Paulo Nazareth, Tatiana Cavinato, Warley Desali, Loreno Ross, Paula Lanza, Bianca de Sá, Mariana Zande, Christina Fornaciari, Juliana Gontijo, Karo Botura, Efe Godoy, Arthur Camargos, Tiago Macedo, João Maciel, William Gomes, Gilmara Oliveira, e dos coletivos Garagem 84-i, Vespa Víbice e Hunko Coletivo, que têm o público como co-autor na produção de suas obras.

 

 

Serviço:

 

Residência &ldquoDESENHA, Carne que pula&rdquo - Karo Botura, Efe Godoy e Arthur Camargos

Série fotográfica &ldquoEntre a passagem e o movimento&rdquo &ndash William Gomes

Mostra &ldquoAo som de Paulo Sérgio&rdquo &ndash Paulo Nazareth

 

Até 31 outubro de 2017

De terça a domingo, das 9h às 18h

Entrada gratuita

 

 

Galeria de Arte do Centro Cultural Sesiminas

Rua Padre Marinho, 60 &ndash Santa Efigênia

Belo Horizonte/MG

 

Informações: 3241-7181 / www.centroculturalsesiminasbh.com.br

www.centroculturalsesiminasbh.com.br

+EVENTOS

Eventos