Show: AntroPOPhagia

DATA

  • 18/08/2017 à 19/08/2017
  • Hora início: 21:00
  • Hora fim: 21:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Zélia Duncan e Beatriz Azevedo fazem show inédito em Ouro Preto e Mariana

 

Apresentações gratuitas acontecem em 18 e 19 de agosto show foi gravado originalmente no Lincoln Center, em Nova York

 

Ouro Preto e Mariana recebem, nos dias 18 e 19 de agosto, o encerramento dos projetos Roteiro das Minas e AntroPOPhagia, que, desde o início do ano, vêm debatendo o Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade, nas cidades barrocas, com uma série de ações multiculturais. O fechamento acontecerá com a apresentação do show antroPOPfagia, com participação de Beatriz Azevedo e Zélia Duncan. Elas se apresentam gratuitamente no dia 18 de agosto, às 21h, no Largo do Rosário, em Ouro Preto, e no dia 19 de agosto, no mesmo horário, na Praça Minas Gerais, em Mariana.

 

Originalmente gravado no Lincoln Center, em Nova York, o disco antropofagia traz composições musicais de Beatriz Azevedo em arranjos antropofágicos, devorando o jazz, a música brasileira, o afrobeat, o jongo, e diversos outros ritmos. Em Ouro Preto e Mariana serão apresentadas, ainda, músicas compostas em parceria pelas duas artistas e composições inéditas de Beatriz Azevedo.

 

A apresentação também terá um viés contestador. Durante o show, serão feitas projeções, abordando perspectivas históricas da antropofagia, referências sobre o contato dos portugueses com os índios e menção a temáticas atuais, como o compartilhamento digital e a defesa de uma filosofia do matriarcado. 

 

A banda que acompanha as artistas é composta por Domenico Lancellotti na bateria (Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil etc), Antonio Guerra nos teclados (Mart&rsquonalia, Martinho da Vila etc), Marcos Campello na guitarra (Ava Rocha, Negro Leo etc) e Angelo Ursini nos sopros.

 

Assista o clipe com Beatriz Azevedo e Zélia Duncan (Toda Sorte, de Beatriz Azevedo): https://www.beatrizazevedo.com/video/toda-sorte-beatriz-azevedo-e-zelia-duncan/

 

O disco, lançamento da gravadora Biscoito Fino, será vendido durante os shows.  https://www.beatrizazevedo.com/album/antropophagia/

 

Os projetos Roteiro das Minas e AntroPOPhfagia têm patrocínio da Cemig, através da Lei estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e apoio institucional das secretarias de Patrimônio, Cultura e Turismo de Ouro Preto e Mariana.

 

De acordo com o secretário de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto, Zaqueu Astoni, &ldquoo Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado no dia 17 de agosto, é uma homenagem ao espírito incansável do historiador e jornalista mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade. O projeto Roteiro de Minas primou por estabelecer diversos encontros musicais, cênicos e poéticos ao longo do ano em Ouro Preto. Tal como o espírito que norteou os modernistas em Minas Gerais, a realização deste projeto foi crucial para a retomada e redescoberta da Casa Ópera, teatro mais antigo das Américas em funcionamento. No mês do patrimônio, o Projeto Roteiro de Minas vem presentar Ouro Preto, primeira cidade no Brasil declarada Patrimônio Cultural da humanidade, com mais uma importante atividade cultural para toda a população ouropretana".

 

Para o secretário de Cultura e Turismo de Mariana, Efraim Rocha, o projeto AntroPOPhagia chega à Mariana num momento de muita relevância cultural. &ldquoMariana busca resgatar (e está pelas últimas ações fazendo isto) a sua identidade como importante centro cultural de Minas Gerais, mostrando a sua vocação especial para as artes, aqui nascida no início do Século XVIII e sempre viva e atuante nas mais variadas manifestações. A iniciativa é uma oportunidade de os marianenses incorporarem ainda mais cultura ao seu viver. Nos seus 321 anos, Mariana agradece por ter sido incluída neste programa e espera que as expectativas se concretizem de maneira eficaz, tanto para os idealizadores da iniciativa quanto para a cidade&rdquo, afirma.

 

FICHA TÉCNICA:

Beatriz Azevedo &ndash Voz e Violão

Zélia Duncan &ndash Participação especial

Ângelo Ursini &ndash Clarinete, Sax e flautas

Domenico Lancelloti &ndash Bateria

Antonio Guerra - Teclado

Marcos Campello &ndash Guitarra

Leco Vasques &ndash Contrabaixo e vocais

VJ Notívago &ndash Percussão e projeções

André de Carvalho &ndash Técnico de Luz

Fabiano Estevão &ndash Técnico de Som

 

SERVIÇO:

Roteiro das Minas, em Ouro Preto

18 de agosto, às 21h

Largo do Rosário &ndash Rosário

 

antroPOPfagia, em Mariana

19 de agosto, às 21h

Praça Minas Gerais - Centro

 

*Ambas as apresentações são gratuitas e têm classificação livre

 

 

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA: ETC COMUNICAÇÃO

(31) 2535-5257 | (31) 99120-5295

Núdia Fusco &ndash nudia@etccomunicacao.com.br

 

 

 

 

+EVENTOS

Eventos