CANTOR E COMPOSITOR LÍNOX LANÇA O 1º LIVRO "POÉTICA DO IMPULSO" EM BH

DATA

  • 20/07/2017 à 20/07/2017
  • Hora início: 19:00
  • Hora fim: 21:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • :0,00

CANTOR E COMPOSITOR LÍNOX LANÇA PRIMEIRO LIVRO EM BH

 

O compositor, cantor e poeta Línox lança nesta quinta-feira, 20/7, seu primeiro livro 'A Poética do Impulso' (Editora Ibis Libris). O artista recebe convidados no Restaurante do Ano para noite de autógrafos, quando também deve recitar e interpretar poemas com recursos de áudio e vídeo. O encontro será às 19h, na Rua Levindo Lopes, 158, bairro Funcionários/ Savassi.

&ldquo&lsquoA Poética do Impulso&rsquo não foi concebido para ser impresso em papel ou ordenado em forma de livro. Ao pé da letra, são recortes de postagens na internet, geradas a partir do exercício espontâneo, orgânico e visceral do autor, de regurgitar pensamentos que lhe tomam de assalto, enquanto assumem o aspecto da palavra escrita. São rompantes, fragmentos, epifanias. São poesia&rdquo, explica a roteirista e escritora brasileira Adriana Falcão, que assina a apresentação do livro.  

 

Músico de profissão, o baterista, compositor e cantor Línox começou a exercitar a escrita de forma mais consistente ao participar de um grupo de estudo de filosofia com Claudio Ulpiano, nos idos de 1993. Mas foi em 2010, ao criar um perfil no Facebook, que a prática de lapidar o pensamento em palavras se descolou das músicas e ganhou ritmo. &ldquoA página lotou de gente&rdquo, conta, num movimento de troca de poemas que estimulava respostas instintivas, quase imediatas. &ldquoEste exercício despretensioso resultou numa linguagem sem preocupação alguma com a exposição, até pela própria leveza da rede social. Cada post de algum amigo &ndash a maioria dos quais nunca cheguei a conhecer pessoalmente &ndash disparava em mim uma nova escrita. E os poemas iam saindo mais rápido e com mais contorno&rdquo, contextualiza o artista.  

 

Destes diálogos poéticos na rede surgiu o projeto Organismo, em 2012, em parceria com os amigos virtuais Roberto Pontes e Shala Andirá, os quais finalmente veio a conhecer em carne e osso em um sarau. Os poemas, então, evoluíram para espetáculos performáticos, que misturavam a palavra postada com texturas musicais, sons emanados sem quaisquer instrumentos.

 

Essa 'experimentação' logo repercutiu e virou um movimento poético. Chamou a atenção de muita gente e uma amiga acabou convencendo Línox de que aqueles posts dariam um livro. &ldquoQuando parti para analisar o material recolhido na internet, eram trezentas e tantas páginas de PDF. Apesar de surgirem de formas distintas, eu percebi que muita coisa tinha vida própria. Daí em diante foram incontáveis cortes, até encontrar certa cronologia e ordenação temática&rdquo, conta Línox. 

 

Ao descrever o processo de criação do livro, Línox foi direto ao ponto: A Poética do Impulso tem vida própria. E, como é comum a tudo que tem vida, sua natureza é única. Cada página surpreende a gente, é um novo impulso, impossível prever qual será o próximo. 

 

Línox ancora suas referências no rigor estético de João Cabral de Melo Neto, quem considera o maior representante da cultura brasileira, e no neoconcretismo de Ferreira Gullar. A contemporaneidade confere uma aura concretista ao livro, muito embora tentar enquadrar A Poética do Impulso não faça lá qualquer sentido. &ldquoEste livro nasceu do espanto, do ímpeto, de pequenas explosões de vida que interrompiam meu canto, minhas composições, dando espaço à palavra escrita&rdquo, esclarece o artista.

 

&ldquoPoética do Impulso&rdquo, de Línox

Editora: Ibis Libris

Páginas 160 

R$ 40,00

Formato: 14,8x21cm

 

SERVIÇO

LÍNOX LANÇA O 1º LIVRO, &ldquoA POÉTICA DO IMPULSO&rdquo

Data: 20 de julho &ndash quinta-feira

Horário: 19h

Local: Restaurante do Ano &ndash Rua Levindo Lopes, 158, bairro Funcionários/ Savassi.

https://www.facebook.com/linox.musica

+EVENTOS

Eventos