Ciclo de atividades "Gravura presente, corpos em resistência"

DATA

  • 18/07/2017 à 10/08/2017

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

GALERIA DE ARTE DO CENTRO CULTURAL SESIMINAS REALIZA CICLO DE ATIVIDADES "GRAVURA PRESENTE, CORPOS EM RESISTÊNCIA"

Oficinas, rodas de conversa, sessão de cinema e exposição serão realizadas pelo coletivo Garagem 84-i. Todas as atividades são gratuitas e têm a gravura como destaque.

 

A Garagem 84-i, ateliê aberto de investigação e difusão das artes gráficas, realizará na Galeria de Arte do Centro Cultural SESIMINAS o ciclo de atividades: &ldquoGravura presente, Corpos em Resistência&rdquo. Entre os dias 18 de julho e 10 de agosto serão realizadas oficinas, rodas de conversas, sessão de cinema e exposição &ndash todas elas gratuitas e tendo a gravura como protagonista. O objetivo é aproximar o público dos diversos processos, conhecimentos e curiosidades envolvidos no fazer artístico da produção da gravura.

 

O ciclo de atividades tem início no dia 18 de julho com a exposição &ldquoGravar é Resistir&rdquo, que traz diversas gravuras dos artistas Flávia Jaqueira, André Nicolau e Bernardo Mozelli, de acervo da Garagem 84-i, de artistas convidados e amigos. A exposição vem acompanhada da exibição, às 18h, do curta documental do designer e diretor estreante Eduardo Guarda, que leva o mesmo nome da mostra. Além disso, de 18 de julho a 10 de agosto estará aberto na Galeria de Arte do Centro Cultural Sesiminas um miniateliê de gravura, que será um convite permanente a quem quiser aprender e ter uma vivência experimental do processo.

 

Nos dias 19 e 26 de julho, e 1º de agosto, sempre às 19h, acontecerão rodas de conversas conduzidas por artistas e pesquisadores de Belo Horizonte que, compartilhando o tema central &ldquoGravura presente, corpos em resistência&rdquo, irão gerar debates, atividades e apontamentos, convidando os participantes a construir novas teias de pensamentos à partir dessa dinâmica. No dia 19, a artista Nícia Mafra conduz o bate-papo sobre gravura e produção de papel artesanal. A artista conta de suas investigações e viagens pelo mundo pesquisando a fabricação do papel. No dia 26, a artista Alice Maria, por meio da localização geográfica de memórias afetivas, leva os participantes a explorar um processo criativo diferente. O último encontro, no dia 1º agosto, será com a gravurista Luiza Gasparini, que irá falar sobre seu processo criativo e sobre temas que se entrelaçam em seu trabalho: realismo, fantasia e cotidiano. E a artista visual Hortência Abreu conduzirá um debate com os alunos da Faculdade de Design Senai Horto sobre a gravura no panorama político através dos tempos.

 

Já as oficinas serão realizadas nos dias 21, 27 e 28 de julho, e 1º e 8 de agosto. No dia 21, os participantes irão imprimir uma serigrafia utilizando uma tela de 2,0 x 1,0 metros e utilizá-la para cobrir o ateliê que está na Galeria de Arte do Centro Cultural Sesiminas. Nos dias 27 e 28 as oficinas serão voltadas para o público infantil. Serão ensinadas técnicas de impressão simples e dinâmicas para as crianças se divertirem enquanto tem os primeiros contatos com o mundo gráfico. No dia 1º de agosto, acontece a oficina de calcogravura com recursos alternativos. A oficina trabalhará com diferentes matrizes que substituem, em algum nível, as matrizes de cobre e latão na calcogravura. O público poderá participar, também, no dia 8 de agosto, da oficina xilogravura de fio, em que será abordado o trabalho básico com gravura de fio em compensado de madeira.

 

No dia 31 de julho, outra sessão de cinema, com a exibição dos documentários &ldquoDa lona ao Pai Tomás&rdquo, direção Déa e Marcus Vieira, produção &ldquoEustáquio Almeida&rdquo, e &ldquoNa missão com Kadu&rdquo com roteiro de Aiano Bemfica, Gabriel Martins, Pedro Maia de Brito e direção de produção de Luisa Lanna. Por fim, nas quintas-feiras, dias 20 e 27 de julho, e 3 e 10 de agosto, acontecem as &ldquoNoites Azuis&rdquo. A Galeria de Arte do Centro Cultural Sesiminas se transforma num &ldquobar-ateliê&rdquo e o público é convidado a desenhar enquanto conversa e bebe, como se estivessem mesmo em um bar.

 

De Corpo Presente

O ciclo de atividades da Garagem 84-i integra o projeto &ldquoDe Corpo Presente: a performatividade da presença-ausência&rdquo &ndash mostra coletiva que será realizada até o mês de outubro de 2017 no Centro Cultural Sesiminas. Além de &ldquoGravura presente, Corpos em Resistência&rdquo, no espaço também acontecem exposições, mostras de vídeo, palestras, performances, rodas de conversas, oficinas e outros. A mostra coletiva tem participação de 16 artistas convidados &ndash Paulo Nazaré, Tatiana Cavinato, Warley Desali, Loreno Ross, Paula Lanza, Bianca de Sá, Mariana Zande, Daniela Marques, Christina Fornaciari, Juliana Gontijo, Karo Botura, Efe Godoy, Arthur Camargos, Jeannie Helennie, Tiago Macedo, João Maciel e William Gomes &ndash e três coletivos (Garagem 84-i, Vespa Víbice e Hunko Coletivo), que têm o público como co-autor na produção de suas obras.

 

A Garagem 84-i

A Garagem 84-i é um ateliê aberto de investigação e difusão das artes gráficas.  Funcionando há um ano, é mantido pelos artistas Flávia Jaqueira e André Nicolau. O convite é aberto à comunidade para viver e trocar experiências nesse espaço gratuito e permanente. Gravar é resistir.

 

Centro Cultural SESIMINAS

 

Criado em 1990, o Centro Cultural SESIMINAS é considerado um dos mais modernos complexos culturais do Brasil. O espaço abriga o Teatro SESIMINAS e o Teatro De Bolso SESIMINAS, que possuem infraestrutura completa para receber espetáculos de teatro, dança e música. A estrutura física da instituição conta, ainda, com a Galeria de Arte SESIMINAS, espaço dedicado à produção e à exposição artística, e com a Biblioteca do SESIMINAS, que reúne acervo com mais de 38 mil exemplares. Também integra o complexo o Centro de Memória do Sistema FIEMG, que preserva, pesquisa e divulga a história das entidades que compõem o Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - FIEMG e também dos sindicatos patronais filiados.

 

E, para dar vez ao fazer artístico, o Centro Cultural SESIMINAS mantém as Escolas de Cultura, que convidam o industriário e a comunidade a descobrir e a aprofundar seus talentos. Outra importante frente do Centro Cultural é a Cia. de Dança SESIMINAS, fundada em 1990 e composta por um grupo de jovens bailarinos de formação clássica. Na Orquestra Jovem, por meio de prática musical coletiva bem orientada, professores e alunos tocam juntos e levam ao público apresentações enriquecedoras e didáticas. O Coral SESIMINAS é um dos mais antigos corais de Belo Horizonte e atua levando entretenimento ao público e fortalecendo a cultura. Há, ainda, a Orquestra de Câmara SESIMINAS, criada para levar ao industriário e à sociedade o repertório camerístico de boa qualidade. A Orquestra e o Coral são regidos pelo maestro Marco Antônio Maia Drumond.

 

 

Serviço:

 

Ciclo de atividades &ldquoGravura presente, Corpos em Resistência&rdquo &ndash Garagem 84-i

 

Exposição &ldquoGravar é Resistir&rdquo e Miniateliê de Gravura

De 18 de julho a 10 de agosto

Galeria de Arte do Centro Cultural Sesiminas

Entrada gratuita

 

Exibição do curta documental &ldquoGravar é Resistir&rdquo

18 de julho, às 18h

Galeria de Arte do Centro Cultural Sesiminas

Entrada gratuita

 

Rodas de Conversa

19 de julho, às 19h, com Nícia Mafra

26 de julho, às 19h, com Alice Maria

1º de agosto, às 19h, com Luíza Gasparini

Teatro de Bolso do Centro Cultural Sesiminas

Entrada Gratuita

 

Oficinas

21 de julho, às 10h, envelopamento do Ateliê da Galeria de Arte com uma grande serigrafia

27 e 28 de julho, às 14h, técnicas de impressão para as crianças

1º de agosto, às 10h, oficina de calcogravura com recursos alternativos

8 de agosto, às 10h, oficina xilogravura de fio

Galeria de Arte do Centro Cultural Sesiminas

Entrada Gratuita

 

Sessão de Cinema - Imagens em Resistência

Exibição dos documentários &ldquoDa lona ao Pai Tomás&rdquo e &ldquoNa missão com Kadu&rdquo

31 de julho, às 15h

Teatro de Bolso do Centro Cultural Sesiminas

Entrada Gratuita

 

Noites Azuis

&ldquoBar-ateliê&rdquo

20 e 27 de julho e 3 e 10 de agosto, a partir das 18h

Galeria de Arte do Centro Cultural Sesiminas

Entrada Gratuita

Somente para maiores de 18 anos

 

 

Mostra coletiva &ldquoDe Corpo Presente: a performatividade da presença-ausência&rdquo

Até outubro de 2017

De terça a domingo, das 9h às 18h

Galeria de Arte do Centro Cultural Sesiminas

Entrada gratuita

 

 

Galeria de Arte do Centro Cultural Sesiminas

Rua Padre Marinho, 60 &ndash Santa Efigênia

Belo Horizonte/MG

 

Informações: 3241-7181 / www.centroculturalsesiminasbh.com.br

www.centroculturalsesiminasbh.com.br

+EVENTOS

Eventos