Artista Juliana Gontijo envolve público em ação denominada Troco Desenhos, na Galeria de Arte do Centro Cultural Sesiminas

DATA

  • 07/06/2017 à 07/06/2017
  • Hora início: 09:00
  • Hora fim: 15:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

ARTISTA JULIANA GONTIJO ENVOLVE PÚBLICO EM AÇÃO DENOMINADA &ldquoTROCO DESENHOS&rdquo, NA GALERIA DE ARTE DO CENTRO CULTURAL SESIMINAS

 

Iniciativa desmistifica o lugar do artista e da obra de arte.

Dia 7 de junho, das 9h às 15h. Entrada gratuita.

 

Na quarta-feira, dia 7 de junho, das 9h às 15h, Juliana Gontijo convida o público a trocar desenhos na Galeria de Arte do Centro Cultural Sesiminas. Na ação, a artista montará uma banca na entrada da Galeria para estabelecer uma negociação com o público. A proposta é fazer um desenho em troca de qualquer objeto oferecido pelo visitante. O tamanho, a técnica e o tema do desenho serão escolhidos pela artista a partir da troca. A entrada é gratuita e a participação do público, fundamental.

 

Com a ação &ldquoTroco desenhos&rdquo, Juliana Gontijo pretende envolver o público no fazer artístico e mostrar que os artistas atuam não somente movidos por uma inspiração, mas movidos pelo trabalho. &ldquoSer artista é uma profissão e não um dom&rdquo, afirma.

 

O trabalho de Juliana Gontijo integra a mostra coletiva &ldquoDe Corpo Presente: a performatividade da presença-ausência&rdquo, que será realizada até o mês de outubro de 2017 no Centro Cultural Sesiminas. Além de &ldquoTroco Desenho&rdquo, no espaço também acontecem exposições, mostras de vídeo, palestras, performances, rodas de conversas, oficinas e outros. A mostra coletiva tem participação de 16 artistas convidados &ndash Paulo Nazaré, Tatiana Cavinato, Warley Desali, Loreno Ross, Paula Lanza, Bianca de Sá, Mariana Zande, Daniela Marques, Christina Fornaciari, Juliana Gontijo, Karo Botura, Efe Godoy, Arthur Camargos, Jeannie Helennie, Tiago Macedo, João Maciel e William Gomes &ndash e três coletivos (Garagem 84-i, Vespa Víbice e Hunko Coletivo), que têm o público como co-autor na produção de suas obras.

 

Juliana Gontijo

Formada em artes visuais pela UFMG, Juliana Gontijo trabalha, desde 2010, como produtora cultural e artista. Seu trabalho revela o interesse nos diálogos entre arte, literatura e territorialidade, para, por meio deles, abordar as experiências corporais de seres e coisas. A artista participou do Coletivo de Experiências em Residências e Colaborações Artísticas (CERCA), iniciativa de artistas e produtores de Minas Gerais que realizam eventos para formação e troca de experiências, e realizou residências artísticas em cidades do interior mineiro, como Cordisburgo, Congonhas e São João Del-Rei. Sua primeira exposição individual foi realizada em 2012, na Galeria BDMG Cultural, intitulada "Ser rio, ser adro, ser planta". Além disso, já realizou diversas exposições coletivas.

 

Centro Cultural SESIMINAS

 

Criado em 1990, o Centro Cultural SESIMINAS é considerado um dos mais modernos complexos culturais do Brasil. O espaço abriga o Teatro SESIMINAS e o Teatro De Bolso SESIMINAS, que possuem infraestrutura completa para receber espetáculos de teatro, dança e música. A estrutura física da instituição conta, ainda, com a Galeria de Arte SESIMINAS, espaço dedicado à produção e à exposição artística, e com a Biblioteca do SESIMINAS, que reúne acervo com mais de 38 mil exemplares. Também integra o complexo o Centro de Memória do Sistema FIEMG, que preserva, pesquisa e divulga a história das entidades que compõem o Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - FIEMG e também dos sindicatos patronais filiados.

 

E, para dar vez ao fazer artístico, o Centro Cultural SESIMINAS mantém as Escolas de Cultura, que convidam o industriário e a comunidade a descobrir e a aprofundar seus talentos. Outra importante frente do Centro Cultural é a Cia. de Dança SESIMINAS, fundada em 1990 e composta por um grupo de jovens bailarinos de formação clássica. Na Orquestra Jovem, por meio de prática musical coletiva bem orientada, professores e alunos tocam juntos e levam ao público apresentações enriquecedoras e didáticas. O Coral SESIMINAS é um dos mais antigos corais de Belo Horizonte e atua levando entretenimento ao público e fortalecendo a cultura. Há, ainda, a Orquestra de Câmara SESIMINAS, criada para levar ao industriário e à sociedade o repertório camerístico de boa qualidade. A Orquestra e o Coral são regidos pelo maestro Marco Antônio Maia Drumond.

 

Serviço:

 

&ldquoTroco Desenhos&rdquo, performance de Juliana Gontijo

Dia 7 de junho de 2017

Das 9h às 15h

Entrada gratuita

 

Mostra coletiva &ldquoDe Corpo Presente: a performatividade da presença-ausência&rdquo

Até outubro de 2017

De terça a domingo, das 9h às 18h

Entrada gratuita

 

 

Galeria de Arte do Centro Cultural Sesiminas

Rua Padre Marinho, 60 &ndash Santa Efigênia

Belo Horizonte/MG

 

Informações: 3241-7181 / www.centroculturalsesiminasbh.com.br

www.centroculturalsesiminas.com.br

+EVENTOS

Eventos

VÍDEOS RECOMENDADOS