15ª Minastchê

DATA

  • 20/04/2017 à 01/05/2017
  • Hora início: 16:00
  • Hora fim: 23:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • :7,00

15ª edição da Minastchê começa no dia 20 de abril com muitas atrações culturais, gastronômicas e artesanais

Feira vai funcionar das 16 às 23 horas, de segunda à sexta-feira, e das 12 às 23 horas aos sábados, domingos e feriado na Serraria Souza Pinto

 

Para trazer aos mineiros um pedacinho da cultura gaúcha, a 15ª edição da tradicional feira de produtos gaúchos Minastchê começa no dia 20 de abril, quinta-feira, às 16 horas, e vai até o dia a 1° de maio na Serraria Souza Pinto (Av. Assis Chateaubriand, 809 - Centro). Este ano, o evento conta com mais de 100 expositores, reunindo comerciantes de produtos já tradicionais como queijos, vinhos, salames, erva-mate, e ainda traz novidades em moda couro, artesanato e decorações.

          

O organizador da Feira, Sérgio Silva espera repetir em 2017 o sucesso dos anos anteriores. &ldquoÉ sempre muito bom retornar a Belo Horizonte. A cidade é muito receptiva e a cultura gaúcha é forte entre a população do estado de Minas. Isso contribui ano a ano para o sucesso da feira e fez com que chegássemos a décima quinta edição, trazendo sempre novidades e os tradicionais produtos gaúchos para esse público tão querido da Minastchê&rdquo, conta.

          

Nesta 15ª Minastchê, os visitantes poderão encontrar uma grande variedade de produtos:

Cucas &ndash Produzidas por descendentes de alemães há mais de dez anos, as deliciosas cucas fizeram muito sucesso nas últimas edições da Minastchê. &ldquoAlém das cucas doces e salgadas feitas diariamente, produzimos pães, biscoitos caseiros, vários tipos de doces, geleias e chimias&rdquo, afirma a expositora Regina Schneider.

Queijos, salames e vinhos &ndash Os queijos e vinhos encontrados na Minastchê são produzidos nas regiões mais tradicionais do Sul do país. Os visitantes da feira poderão adquirir queijos trufados, mozzarellas trançadas com e sem tempero, queijos frescais, defumados, salames, vinhos e sucos de uva para os mais diversos gostos.

Chocolates de Gramado &ndash Expositores da feira desde suas primeiras edições, os Chocolates de Gramado têm diversas opções para quem quer desde uma simples barrinha de chocolate, até um café gourmet, com a qualidade das grandes chocolaterias do Sul.

Moda &ndash Jaquetas, botas, bolsas e cintos em couro, chapéus, malharias, moda outono/inverno, calçados, bijuterias e semijoias, entre diversos produtos masculinos, femininos e infantis.

Utensílios domésticos &ndash Por tratar-se de feira multisetorial, além dos produtos típicos, os visitantes poderão encontrar também facas (feitas artesanalmente no estado do Paraná e vendidas somente nas feiras), panelas e diversos itens para a cozinha, decoração, etc

Praça de Alimentação &ndash Neste local os visitantes poderão saborear o tradicional churrasco gaúcho, à moda fogo de chão, com cortes bovinos e ovinos, com opções de acompanhamentos como mandioca, arroz de carreteiro e feijão tropeiro. Poderão também ver e degustar o porco no rolete, uma iguaria típica do Sul e muito apreciada em todo o Brasil.


Programação Cultural

Os visitantes vão curtir uma intensa programação cultural que irá acontecer todos os dias da Minastchê.

  • Exposição fotográfica &ldquoEu sou do Sul, é só olhar pra ver&rdquo - Mais novo trabalho autoral do fotógrafo Antenor Tatsch Junior, que revela com suas lentes as peculiaridades do tradicionalismo rio-grandense nas suas mais diversas formas de contato com a cultura gaúcha. Nas imagens, cenas dos peões com suas pilchas, prendas com seus vestidos rodados e coloridos, churrasco, chimarrão, rodeios artísticos e culturais, o manejo e o carinho no trato dos animais nas cavalgadas, carreteadas e tiros de laço. Visitar esta exposição é viver a cultura gaúcha materializada nas lentes deste fotógrafo.  

  • Roda de Chimarrão - Em sua 15a edição, a Minastchê apresenta uma tradicional casa gaúcha onde o público poderá participar da roda de chimarrão, degustar e  aprender a fazer um legítimo mate, além de entender um pouco mais sobre esta bebida típica do sul do Brasil.

  • Estúdio Gaúcho &ndash A Minastchê irá disponibilizar para o público um estúdio fotográfico, para as pessoas se fotografarem gratuitamente com trajes típicos e se quiserem compartilhar com seus amigos pelas redes sociais.

  • Danças Gaúchas &ndash Este ano, a Cia Relâmpago de Malambo vai animar a Minastchê com seu repertório de danças tradicionais como Balaio, Tatu de Castanhola, Maçanico, Xote de Carreirinha, Rancheira de Carreirinha, Dança dos Facões, Chula, etc. As performances dos bailarinos com ritmos fortes e movimentos de alta complexidade são apresentadas com objetos típicos, como bumbos, boleadeiras, bastões e facões. Diariamente no Palco Principal, às 21 horas. Finais de semana e feriados, duas apresentações, às 14 e 21 horas.

  • Danças Alemãs - Também vai acontecer na Serraria Souza Pinto, no 1º fim de semana, dias 21, 22 e 23 de abril, sexta a domingo, no Palco Principal, às 13 horas e às 19 horas, a tradicional festa alemã&ldquoFestdeutsch&rdquo com o Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling, com danças e músicas típicas alemãs.

  • Danças Italianas - No 2º fim de semana, dias 28, 29 e 30 de abril, sexta a domingo, no Palco Principal, às 13 horas e às 19 horas, a feira será palco do grupo que fará a Festa Italiana, com toda a beleza das danças e músicas típicas desta cultura.

  • Palco do Restaurante &ndash Durante toda a Minastchê, vai acontecer diariamente a partir das 19 horas,  shows com mais de 30 artistas mineiros, interpretando os mais variados ritmos: sertanejo, MPB, pop, viola de raiz, samba, pop rock e muito mais. No dia 20 de abril, quinta-feira, o show de abertura será da dupla sertaneja  Júlio e Júnio.

  • Palco do Restaurante - Nos dias 22 e 30 de abril, o campeão brasileiro de mágica, o mágico Nícolas fará dois shows stand-up. Outras informações sobre o artista no site www.magiconicolas.com.


A 15ª Minastchê vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 16 as 23 horas, e nos sábados, domingos e feriados, das 12 as 23 horas. Os ingressos custam R$ 7,00 e podem ser adquiridos todos os dias na bilheteria do evento durante todo o horário de funcionamento. Ou antecipadamente através do site: www.minastche.com.br.  Menores de 10 anos e maiores de 60 têm entrada gratuita.


Serviço:

15a Minastchê
Local: Serraria Souza Pinto - Avenida Assis Chateaubriand, 809 - Centro
Data: 20 de abril a 1° de maio

Horário: segunda a sexta-feira, das 16 às 23 horas. Sábados, domingos e feriados, das 12 às 23 horas.
Informações: www.minastche.com.br
Redes Sociais - Facebook: Minastchebh / Instagram: minastchebh
Outras informações: BH Promoções Eventos - 3292 2323

www.minastche.com.br

+EVENTOS

Eventos