Rumos políticos da Itália é tema de palestra na Casa Fiat de Cultura

DATA

  • 15/03/2017 à 15/03/2017

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Poeta que influenciou rumos políticos da Itália
é tema de palestra na Casa Fiat de Cultura

Professor da Fundação Torino, Riccardo Cassoli, aborda a vida e a obra do dramaturgo italiano Gabriele D&rsquoAnnunzio na abertura do ciclo de palestras Quartas Italianas

 

O expoente mais emblemático do decadentismo italiano, Gabriele D&rsquoAnnunzio, é tema da palestra que abre a nova edição das &ldquoQuartas Italianas na Casa Fiat de Cultura&rdquo, a ser realizada no dia 15 de março, às 19h30. Riccardo Cassoli, especialista em literatura italiana e professor da Fundação Torino Escola Internacional, apresenta, na palestra &ldquoGabriele D&rsquoAnnunzio: um expoente da literatura que norteou a sociedade italiana dos séculos XIX e XX&rdquo, como os estereótipos criados pelo dramaturgo se tornaram um modelo imitado em todos os campos da vida nacional. A conferência, que será em italiano com tradução simultânea, tem entrada gratuita e está sujeita à lotação do espaço (250 lugares).

 

Esta é a quinta edição do programa &ldquoQuartas Italianas na Casa Fiat de Cultura&rdquo que, desde 2015 apresenta palestras gratuitas de experts em arte, história, música e literatura italiana. Até hoje, quase duas mil pessoas participaram da iniciativa. &ldquoPor meio da parceria entre cultura e educação, buscamos tornar mais acessível o conhecimento sobre relevantes temáticas e importantes artistas que fazem parte da cultura italiana, mas que influenciaram o pensamento e o contexto artístico mundiais&rdquo, ressalta o presidente da Casa Fiat de Cultura José Eduardo de Lima Pereira. 

 

Além de saber mais sobre o impacto da obra de D&rsquoAnnunzio na sociedade europeia dos séculos XIX e XX, o público também vai conhecer mais sobre outros temas essenciais da história italiana, como o Fascismo Italiano, com o professor de Filosofia Giuseppe Ferraro, e o Futurismo, com o especialista em história da arte Luciano Sepulveda.

 

&ldquoQuartas Italianas&rdquo é uma parceria da Casa Fiat de Cultura, da Fundação Torino e do Consulado Italiano em Belo Horizonte,e uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Casa Fiat de Cultura, com o apoio do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Banco Fidis, Fiat Finanças, CNH Industrial, New Holland, Banco Safra, Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.

 

A palestra

Gabriele D&rsquoAnnunzio é considerado um dos principais representantes da decadentismo italiano. A análise da personalidade e da biografia do poeta e dramaturgo diz respeito não somente à história da literatura, mas também à inteira história da cultura de massa, da política, dos costumes e da sociedade italiana entre os séculos XIX e XX.

 

Na palestra do dia 15 de março, o professor Riccardo Cassoli vai apresentar como os estereótipos criados pelo dramaturgo se tornaram um modelo imitado em todos os campos da vida nacional. Na obra e na vida de D'Annunzio, vida e literatura se entrelaçam e se confundem, criando uma figura variada e cheia de nuances contraditórias. Ele manteve permanentemente a atitude de se transformar em personagem e de fazer coincidir a arte com a realidade.

 

Gabriele D&rsquoAnnunzio

Gabriele D'Annunzio nasceu na provincia italiana de Pescara, em 1863, e desde jovem dedicou-se à literatura. Propôs uma ideologia fundada sobre a transgressão das regras e uma auto-afirmação ilimitada, sugerindo um comportamento sem restrições morais. Seus princípios e padrões de comportamento foram disseminados e tiveram grande influência no modo de viver, pensar e relacionar da sociedade, na época.

 

Seus poemas e romances têm como tema o prazer e o gozo da vida e da beleza, e mostram a vinculação entre esteticismo e decadência. As obras se caracterizam por uma perspectiva considerada por muitos egocêntrica e por certa sensualidade, que resultam em uma escrita repleta de melodia e fluidez.

 

Tornou-se famoso com o romance O prazer, de 1889, dedicado à atriz Eleonora Duse. São dessa época suas peças teatrais mais elogiadas pela crítica. Em 1900 ingressa na política, como uma espécie de porta-voz do nacionalismo de extrema-direita. Sua inquieta vida pessoal, no entanto, dificulta a nova carreira.  Em 1911, perseguido por inimigos, refugia-se em Paris, onde escreve O martírio de São Sebastião, que Debussy, depois, musicaria.

 

Riccardo Cassoli

Riccardo Cassoli leciona Literatura e História no Ensino Médio da Fundação Torino desde 2013. Formado em Literatura Moderna pela Universidade de Macerata, uma das mais antigas universidades da Itália, tendo defendido tese sobre a Literatura Italiana do século XVIII. Cassoli já ministrou diversas palestras na Itália, em outros países da Europa e na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, sobre temas relacionados à literatura e à história italiana, como a Primeira Guerra Mundial, e as obras de poetas, pensadores e dramaturgos, como Giacomo Leopardi, Nicolau Maquiavel e Luigi Pirandello.

 

Casa Fiat de Cultura

Há 10 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, mais de 20 importantes exposições, de renomados artistas brasileiros e internacionais. A grande arte de Caravaggio, Chagall, De Chirico, Rodin, Tarsila do Amaral e outros pôde ser apreciada e discutida de forma gratuita ao longo dos anos, por todos os públicos, de todas as idades e classes sociais. Sempre com mostras inéditas, a instituição desenvolve um Programa Educativo que é peça fundamental nesse trabalho de valorização e de ampliação do conhecimento proporcionado a seu público. Para cada exposição, são idealizados conceitos e temáticas a serem trabalhados em atividades educativas, em um modelo de Ateliê Aberto, que proporciona aos visitantes um espaço de experimentação livre e de participação nos processos do fazer criativo. Cerca de 1,8 milhão de pessoas já visitaram a Casa Fiat de Cultura e mais de 300 mil pessoas participaram das atividades educativas. Para cada público, uma abordagem especial é adotada, com o intuito de encantar e transformar, de maneira positiva, o imaginário de cada visitante. É com esse espírito de envolvimento e inclusão que a Casa Fiat de Cultura tornou-se referência no Brasil, por meio da arte e da cultura, ao proporcionar experiências memoráveis ao público. 

 

Fundação Torino

A Fundação Torino atua como Escola Internacional, da educação infantil ao ensino médio, regulamentada pelos governos brasileiro e italiano, oferecendo dupla diplomação aos seus alunos. Há 40 anos reconhecida pela consolidada tradição científica e humanística, possibilita o ingresso dos alunos nas mais conceituadas universidades do Brasil e da União Europeia, além de prepará-los para os exames de seleção das melhores universidades das Américas. As ações educacionais da Fundação Torino ultrapassam seus muros, trazendo várias conexões entre temas como literatura, música, arte, esportes e tecnologia, dentre outros.

 

Serviço

Quartas italianas na Casa Fiat de Cultura

Gabriele D&rsquoAnnunzio: um expoente da literatura que norteou a sociedade italiana dos séculos XIX e XX

15 de março, às 19h30.

 

Palestrante: Riccardo Cassoli
Professor de Literatura da Escola Internacional Fundação Torino

 

Entrada Gratuita

 

Espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, 10 &ndash Funcionários &ndash BH/MG
4º andar 
Espaço sujeito à lotação (250 lugares)

 

Informações
(31) 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br
casafiat@casafiat.com.br
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
www.circuitoculturalliberdade.com.br

www.casafiatdecultura.com.br

+EVENTOS

Eventos