2º Festival de Talentos Amadores Fectipa/MG

DATA

  • 29/08/2016 à 30/08/2016
  • Hora início: 14:00
  • Hora fim: 18:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Mais do que investir na capacitação profissional, a Rede Cidadã também incentiva o desenvolvimento de talentos de seus jovens aprendizes. Prova disso é que 27 jovens do seu Programa Programa de Aprendizagem Profissional participarão do 2º Festival de Talentos Amadores Fectipa/MG. O evento será realizado nos dias 29 e 30 de agosto, no Teatro Marília, em Belo Horizonte, e é direcionado a jovens que fazem parte de instituições qualificadoras do Programa Jovem Aprendiz que, no Estado, é desenvolvido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE/MG).

 

Na categoria Teatro, 20 jovens da Rede apresentarão a peça &ldquoOs [D]eficientes&rdquo, que narra a história de Rayane, uma jovem surda muito ligada à sua família e que, por questões de trabalho, teve que sair de casa e mudar de cidade. A lembrança da família e o desejo de realizar seus sonhos a motivam a superar as adversidades que sua deficiência lhe impõe. Certo dia, ela perde o horário para o trabalho, toda a sua rotina muda e aí se desenrola a narrativa.

 

Já Gabriel Otávio se inscreveu na Dança para mostrar sua performance da música GDFR, do cantor Flo Rida, juntamente com outros jovens portadores de deficiências. O jovem Isaac Gomes, também aluno da Rede, concorre na categoria Música. Ele apresentará a canção &ldquoSó tenho você&rdquo, de autoria própria.

 

A premiação acontece no dia 30 e os ganhadores serão contemplados com certificado de menção honrosa e bolsas de estudos profissionalizantes nas categorias Teatro, Dança e Canto. &ldquoÉ muito importante aproximar os jovens das intervenções culturais, pois eles desenvolvem habilidades até então desconhecidas ou não valorizadas&rdquo, ressalta Diogo Coelho, educador da Rede Cidadã.

 

O Fectipa/MG

Coordenado pela SRTE/MG, por meio da servidora Elvira Mirian Veloso de Mello Cosendey, o Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção aos Adolescentes de Minas Gerais (Fectipa-MG) é formado por atores sociais, governamentais e da sociedade civil, interessados e atuantes na construção de uma sociedade mais justa e solidária. 

 

Com 20 anos de história, completados em 2014, o Fórum pauta suas ações na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, sempre visando à proteção ao trabalho e ao afastamento das atividades que prejudicam a saúde desse público-alvo. Nesse sentido, são realizadas reuniões mensais e itinerantes, audiências públicas, seminários, fiscalizações e mobilizações em datas como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, Dia das Crianças, Aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Dia Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual, entre outros.  

 

O Fectipa/MG também contribuiu com alguns avanços na Lei da Aprendizagem. Destaca-se ainda a criação do Juventude Fectipa &ndash Voz e Ação &ndash pela importância do exercício do protagonismo juvenil, que se dá por meio dos jovens aprendizes que participam ativamente de todos os espaços, como conferência municipal, estadual e nacional pelos direitos das crianças e adolescentes.

 

Sobre a Rede Cidadã:

Considerada uma das principais instituições especializadas na geração de emprego e renda no país, a Rede Cidadã atua em 45 cidades de seis estados brasileiros e, desde 2002, já inseriu mais de 56.293 pessoas no mercado de trabalho. A organização atua criando complementaridade entre projetos sociais de governos, empresas e iniciativas sociais do Terceiro Setor. Assim, promove a sinergia dos três setores da sociedade civil, de modo a fortalecer o movimento de responsabilidade social empresarial.

 

A Rede Cidadã foi certificada pela organização suíça NGO Advisor e passou a integrar, recentemente, a lista das 500 Organizações Não Governamentais (ONGs) mais confiáveis para se investir, ocupando a 124ª posição. Essa avaliação é composta por 165 critérios, subdivididos em 10 grupos e observa três pilares de interesse: impacto, inovação e governança.

Para mais informações, acesse: www.redecidada.org.br.

https://www.facebook.com/fectipa-mg-351797591523088/

+EVENTOS

Eventos