Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado com programação especial no Vale Verde Parque Ecológico
Referência em preservação da fauna e da flora, o Parque irá realizar atividades educacionais de conscientização neste fim de semana
Com o objetivo de mobilizar e conscientizar a população sobre a importância de cuidar da natureza, o Vale Verde Parque Ecológico preparou uma programação especial para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste fim de semana (4 e 5), o Vale Verde, considerado um dos melhores empreendimentos turísticos do entorno de BH, trará diversas atividades para os visitantes refletirem sobre a fauna, a flora e os impactos das ações do homem para o futuro do meio ambiente.
As atividades começam a partir das 11 horas e vão acontecer durante o dia todo. Os visitantes poderão conferir a mostra 'Recicle', elaborada com objetos confeccionados a partir de materiais reaproveitados como: cama de cachorro com pneu, enfeites com lâmpadas, vasos de planta feitos com casca de ovo, rolhas e garrafas. Haverá, ainda, oficina para confecção de peças com materiais reciclados.
De acordo com a coordenadora operacional de eventos do Parque, Jaqueline Ribeiro, a mostra tem como objetivo fixar o conceito de sustentabilidade, com ênfase na reciclagem. &ldquoO lixo é o maior causador da degradação do meio ambiente e a reciclagem é um dos caminhos para salvar o planeta. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que jogamos fora&rdquo, conta.
Também estará à disposição do público a exposição Movimentos da Natureza do desenhista betinense Luiz Carlos Santos. Com um acervo peculiar, os desenhos representados durante o evento são focados, principalmente, em animais e paisagens.
Diversão é o que não faltará no Parque. A equipe de educadores ambientais do Vale Verde apresentará no dia 5, data em que é comemorado o DIA DO MEIO AMBIENTE, a peça teatral &ldquoPRESERVAÇÃO - O ser humano é culpado e deve ser condenado?&rdquo. A encenação contará a história do dia em que o ser humano será julgado por ter poluído e desmatado o meio ambiente durante todos estes anos.
Para o dia 5, outra novidade: crianças e adultos poderão conferir a mostra e oficina de origamis para aprender a fazer cisnes, vasos e porta retratos a partir do papel.
As atividades permanentes do Parque também estarão funcionando com todos os seus atrativos de lazer e aventura.
Educafalco
A Falcoaria, arte de criar e treinar falcões e outras aves de rapina, promete impressionar àqueles que passarem por lá. A apresentação proporciona aos participantes um contato maior com as aves de rapina, fortalecendo a atividade de Educação Ambiental exercida no Parque e sensibilizando o público a respeito da importância da conservação dos recursos naturais e oferecendo conhecimento sobre a relevância dessas aves no ecossistema. A apresentação acontecerá no sábado às 14h, no Gramado da Mangueira.
Papo Animal Especial
Já no Viveiro Interativo as crianças poderão participar do Papo Animal, que acontece nos sábado e domingo às 15h30. A atividade é desenvolvida e ministrada pela equipe de educação ambiental, na qual os visitantes têm a oportunidade de aprender sobre o mundo animal e o cuidado com o meio ambiente, interagindo diretamente com os bichos. Durante a ação, crianças e adultos se surpreendem com informações sobre os hábitos e o comportamento de animais curiosos como a Cacatua, Arara Azul Gigante, Grou Coroado, Jabuti, Iguana, Jiboia, entre muitos outros.
Museu e processo de produção das Cachaças Vale Verde
Com um acervo com cerca de 2 mil rótulos com cachaças de todo o Brasil, destilados de todo o mundo e uma série de painéis que ilustram a trajetória da cachaça desde os primeiros relatos no Egito antigo até os dias de hoje, o Museu da Cachaça é uma espaço onde o visitante faz uma viagem no tempo pela história da bebida. O museu está aberto para visitação das 10h às 17h.
O Alambique das Cachaças Vale Verde também estará aberto para às visitas guiadas, onde é possível conhecer sobre a produção artesanal e sustentável dos produtos, desde a moagem até a degustação da bebida. O tour, que tem início no Museu da Cachaça, acontece às 11h30, 13h30 e 14h30.
Insetarium
O espaço conta com a exposição permanente de insetos. Na visita, é possível encontrar baratas, moscas, broca da cana, tenébrios, abelas, bichos-pau e grilos de diferentes idades. É possível saber as propriedades nutritivas e entender como esses insetos são ideais para a alimentação de animais que vivem em cativeiro. Está aberto à visitação das 10h às 16h.
Gastronomia
O Deck Restaurante Vale Verde possui opções variadas da culinária mineira, nacional e internacional, além de estar localizado em um lugar privilegiado, com uma vista panorâmica do Parque Ecológico. O toque especial fica por conta da harmonização da cachaça na preparação dos pratos e drinks.
Para quem preferir lanches rápidos a melhor opção é a Lanchonete Adega que oferece deliciosos lanches como os combos de cachorro-quente e x-burguer, além de petiscos como o legítimo tropeiro mineiro e a tábua de picanha.
Sobre o Parque Ecológico
O Vale Verde Alambique e Parque Ecológico possui 300 mil m² e abriga diversas atrações completamente integradas em um único local. O espaço conta com educadores ambientais e profissionais qualificados para o atendimento, além de uma estrutura completa com restaurante, lanchonetes, espaço para a produção de eventos e outras atividades.
www.valeverde.com.br