Festival de Musicais Infantis é suspenso por precaução ao coronavírus

Clássicos da literatura infantil serão apresentados todos os domingos ao longo do mês de março pela Cyntilante Produções

02/03/2020 12:43
Guto Muniz/Divulgação
Peça Rapunzel integra programação que vai até o dia 29 de março (foto: Guto Muniz/Divulgação)
ATUALIZAÇÃO - Espetáculos suspensos devido ao cenário de pandemia. Em breve a organização divulgará novas datas para a continuidade do Festival.
 
____
 
A capital mineira recebe, ao longo do mês de março, a 2ª edição do Festival de Musicais Infantis Cyntilante, que traz eu sua programação uma série de apresentações pensadas especialmente para a criançada. O festival tem a proposta de adaptar os clássicos da literatura para dar vida a espetáculos que misturam música, teatro e contação de histórias.
 
O Festival acontece sempre aos domingos, às 16h, no teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clube e no Teatro Santo Agostinho seguindo programação iniciada no dia 1º de março. Os ingressos podem ser comprados no site oficial da Cyntilante Produções.
 
Como explica a Cyntilante Produções, responsável pelo festival, a proposta é apresentar aos pequenos os clássicos da literatura adaptados para o teatro musical em formato de show.
 
“A encenação é interativa e os atores convidam as crianças para ajudarem a contar a história, fazendo do espetáculo um momento de diversão”, explica o diretor Fernando Bustamante. Durante a encenação, as músicas são executadas ao vivo pelos artistas, o que, segundo o diretor, “promete muita emoção também para os adultos”.
 
No dia 8 de março, a programação conta com a segunda apresentação da peça Rainha da Neve no Teatro Santo Agostinho. Já no dia 15 de março, no mesmo teatro, a diversão fica por conta da sessão de A Bela Adormecida.
 
E não para por aí. No dia 22 de março, os dois teatros recebem espetáculos. No Santo Agostinho a programação fica por conta do musical A Bela e a Fera. Já o Centro Cultural Minas Tênis Clube recebe A Arca de Vinícius.
 
No dia 29, encerrando a programação, ficam em cartaz os musicais Rapunzel, no Santo Agostinho, e A Arca de Vinícius, no Centro Cultural.
 

Rainha da Neve

 
Como no original escrito pelo dinamarquês Andersen e na animação da Disney - fenômeno de bilheteria nas telonas -, a obra teatral narra a história de Elsa, uma princesa diferente das outras, que não está preocupada com pretendentes e que questiona sua trajetória como mulher e rainha.
 

A Bela Adormecida

 
O espetáculo conta a história de uma princesa enfeitiçada por uma maléfica feiticeira para cair num sono profundo, até que um príncipe encantado a desperte com um beijo provindo de um amor verdadeiro. É um dos contos mais famosos da humanidade atualmente e a versão mais conhecida é a dos Irmãos Grimm, publicada em 1812.
 

A Bela e a Fera

 
Uma adaptação do tradicional conto de fadas francês. Originalmente escrito por Gabrielle-Suzanne Barbot, Dama de Villeneuve, em 1740, e se tornou mais conhecido em sua versão de 1756, por Jeanne-Marie LePrince de Beaumont, que resumiu e modificou a obra de Villeneuve. Na história, Bela é uma jovem aprisionada dentro de um castelo de um príncipe, que foi transformado em uma fera. Com a ajuda dos funcionários encantados do castelo, ela aprende a lição mais importante de todas: que a verdadeira beleza está dentro de nós.
 

A Arca de Vinícius

 
O espetáculo conta a história de Vinícius, um menino que deseja um mundo melhor. Ele recebe uma carta anônima que solicita a sua presença em uma “Escola”, local onde conseguirá realizar seu pedido. Vinícius (interpretado pela atriz Jai Baptista) é levado pela curiosidade e no percurso encontra animais como a Coruja, o Leão, o Pingüim, a Foca, o Gato, a Pulga e tantos outros, que o ajudam a descobrir que o conhecimento, a poesia, o bom humor, a música e a literatura são ferramentas simples e importantes para qualquer pessoa melhorar o mundo.
A premiada montagem A ARCA DE VINICIUS conquistou os prêmios de Melhor Espetáculo, Melhor Iluminação, Melhor Direção e Maior Público Infantil em 2009. O musical apresenta parte da única obra poética de Vinícius de Moraes destinada ao público infantil (A Arca de Noé).
 

Rapunzel

 
Em estreia, o espetáculo Rapunzel une cenário criativo e figurinos atraentes à protagonista com uma trança que chega a 25 metros de comprimento. A adaptação do famoso conto de fadas popular alemão dos Irmãos Grimm, publicado pela primeira vez em 1812, narra a história de vida de uma jovem de longos cabelos, aprisionada no alto de uma torre por uma bruxa vingativa. No ápice da trama, um ladrão foragido encontra a torre de Rapunzel e a convence de fugir para conhecer o mundo.
 

Programação


Rainha da Neve - 8 de março
Local: Teatro Santo Agostinho

A Bela Adormecida - 15 de março
Local: Teatro Santo Agostinho

A Bela e a Fera - 22 de março
Local: Teatro Santo Agostinho

A Arca de Vinícius - 22 de março
Local: Centro Cultural Minas Tênis Clube

Rapunzel - 29 de março
Local: Teatro Santo Agostinho

A Arca de Vinícius - 29 de março
Local: Centro Cultural Minas Tênis Clube

Tags: agendauai

PROGRAMAÇÃO

DATA

  • Data início: 01/03/2020
  • Data fim: 29/03/2020
  • Hora início: 16:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Inteira:50,00
    Meia:25,00