Festival I Love Jazz: muita música e clima dançante neste final de semana

Com atrações nacionais e internacionais, 11ª edição do evento promete animar a capital mineira com o estilo que se popularizou nos EUA

13/09/2019 13:00
Foto: Glaucimara Castro/Facebook Oficial I Love Jazz
Legenda: Happy Feet Jazz Band, uma das atrações do Festival (foto: Foto: Glaucimara Castro/Facebook Oficial I Love Jazz)

Os amantes de jazz já podem reservar o final de semana para curtir horas de boa música. É que o Festival Internacional I Love Jazz promove sua 11ª edição nos dias 14 e 15 de setembro, na Praça do Papa, com atrações nacionais e internacionais para celebrar o ritmo que surgiu nos Estados Unidos no início do século passado e programação gratuita.

Ao longo de 11 edições, o Festival se consagrou ao misturar os estilos das décadas de 20, 30 e 40, apresentando ao público a diversidade que o jazz clássico permite. Como explica a organização do evento, o Festival promete envolver os participantes em clima popular e dançante, capaz de emocionar até mesmo aqueles que não reservam conhecimento profundo sobre o estilo. 

“Ao contrário do que a maioria das pessoas acha, não se trata de uma música de elite, mas sim algo criado para divertir a população das partes mais pobres de Nova Orleans daquela época”, esclarece.

Na programação, que ocorre no sábado (14) e no domingo (15), estão atividades como aula de Lindy Hop, Batalha de Dança e shows de bandas como Fizz Jazz, Paulistanea Swing Band, Un Autre Chat, Heather Thorn and Vivacity e muito mais. Confira a seguir.

Programação completa

Jazz Dance - Aula de Lindy Hop com os BeHoppers - 14 e 15/09, às 15h
Durante os dois dias de festival, às 15h, o grupo de dança BeHoppers ensinará ao público os passos básicos do Lindy Hop. Qualquer pessoa poderá participar destas aulas. Basta chegar à Praça do Papa, de preferência usando calçados e roupas confortáveis. Uma ótima oportunidade para aprender a dançar este ritmo contagiante!
 
Fizz Jazz - 14/09, às 16h
A Fizz Jazz é uma swing band ao estilo de New Orleans do início de século XX . O grupo se apresenta em bares, teatros e nas ruas de São Paulo, atraindo amantes de jazz e encantando pessoas que nunca tiveram contato com o gênero. 
 
Formada por Jeremias Bernardo (trompete e voz), Pedro Morais (clarine, saxofone e voz), Cleber Guimarães (banjo e guitarra), Beto Grangeia (contrabaixo), Alexandre Hage (piano) e Fernando Lima (bateria e washboard).
 
Paulistanea Swing Band - 14/09, às 17h15
A Banda Paulistanea foi fundada em 2012 por Hector Costita e Decimo Mazzocato que escolheram músicos de São Paulo com grande experiência Jazzística. Inicialmente com o nome de Paulistanea Jazz Band, mudou em 2014 para Paulistanea Swing Band refletindo assim o estilo leve e “swingado”. Os shows da Paulistanea são garantia de muito Jazz com muita vibração para a plateia.
 
Formada por Hector Costita (saxofone e clarinete), William Anferson (trombone), Austin Roberts (trompete), Gustavo Bugni (piano), José Augusto Weber (contabaixo acústico), Adolfo Carlucci (bateria), Joseval Paes (guitarra solo) e Decimo Mazzocato (banjo e guitarra base).
 
Encontro de gerações entre Fizz Jazz e Paulistanea Swing Band - 14/09, às 18h15
 
Batalha de Dança - 14 e 15/09, às 18h45
Uma novidade no I Love Jazz! O grupo BeHoppers vai selecionar na platéia dois times que irão competir entre si para ver quem são os melhores. O time I Love Jazz contra o time I Love Lindy.
 
Alma Thomas e Vale Música Jazz Band - Divas do Jazz - 14/09, às 19h
Alma Thomas é uma voz fixa na cena de jazz no Rio. A cantora, compositora e arranjadora é Nova Iorquina e radicada no Rio de Janeiro. Alma possui uma das vozes mais limpas, flexíveis e marcantes do jazz.
 
No I Love Jazz deste ano, Alma Thomas apresentará o espetáculo “Divas do Jazz”, que reunirá no mesmo palco a Vale Música Jazz Band, sob regência do maestro Eduardo Lucas.
 
Heather Thorn and Vivacity - 14/09, às 20h30
Amantes do jazz poderão assistir ao show da percussionista norte-americana Heather Thorn e sua banda Vivacity, que apresentam clássicos da música estadunidense na Praça do Papa.
 
Com influência do ragtime, swing jazz e bebop, a percussionista cria arranjos exclusivos para o xilofone, instrumento de percussão ao qual tem se dedicado tanto na execução musical quanto na pesquisa de sua história e influência no jazz americano.
 
A julgar pelo repertório que Heather preparou, o público pode esperar um show dançante e animado.
 
Un Autre Chat - 15/09, às 16h
A atmosfera jazzy-mística tomará conta da Praça do Papa, no domingo, 15/9. O quarteto Un Autre Chat, grupo jazzístico de Belo Horizonte, que reproduz o gypsy jazz dançante dos bordéis franceses dos anos 30, estilo que ganhou notoriedade graças ao emblemático grupo Quintette du Hot Club, cujos lendários músicos Django Reinhardt e Stéphane Grappelli abriram o caminho, tornando-se referências para o jazz mundial, promete trazer a frequência cigana para o local, com acordes bem temperados.
 
Formado por Marcelo Luiz Barbosa (contrabaixo acústico), Mauro Dell’Isola (violão), Guilherme Borges (Violão) e Matheus Félix (violino).
 
Evan Megaro Quartet - 15/09, às 18h45
Evan Megaro, pianista de jazz nova-iorquino, vai apresentar no I Love Jazz obras de Dizzy Gillespie, Charlie Parker, Bud Powell, Thelonius Monk e Miles Davis, além de passear pelo repertório da MPB (Tom Jobim, Milton Nascimento, Chico Buarque). O quarteto interpreta clássicos de bebop, hard bop e blues além de releituras de repertório de MPB.
 
Per Danielsson Quartet - 15/09, às 19h
Pianista de jazz, compositor, arranjador, escritor e educador, Per Danielsson é natural de Estocolmo, Suécia. Cresceu com um pai de jazz, Per foi exposto aos sons de Oscar Peterson e Bill Evans desde muito novo. Depois de estudos formais de piano na Suécia, que incluíram lições com Robert Malmberg e o pianista de jazz de renome mundial Bengt Hallberg, seu amor pelo jazz levou-o a atravessar o oceano para frequentar a aclamada internacionalmente North Texas State University.
 
Seus projetos atuais incluem gravações em trio e quarteto com o grande Danny Gottlieb do jazz.
 
Happy Feet Jazz Band - 15/09, às 20:30h
Durante as décadas de 30, 40 e 50, o mundo dançava e curtia o jazz e a música popular americana. Era o que se ouvia nos bailes, nas rádios, nos filmes, nas vitrolas e nos bares. Este é o estilo da banda mineira Happy Feet Jazz Band. Formada em 2008, tem levado a energia e o clima da época a várias cidades brasileiras desde então.
O quinteto é formado por Marcelo Costa (trompete e voz), Bo Hilbert (baterista), Fernanda Rabelo (saxofone e voz), Fred Natalino (piano) e Yan Vasconcelos (contrabaixo).