Do YouTube para os palcos, peça Não Vai Cair no Enem fica em cartaz em BH

Projeto criado e apresentado por Eduardo Bueno, o Peninha, apresenta história do Brasil com improviso e bom humor

10/09/2019 11:33
Divulgação
(foto: Divulgação)
O jornalista e escritor Eduardo Bueno, o Peninha, chega ao palco do Teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clube com o espetáculo “Não Vai Cair no Enem - Uma Peça”, que une temas da história do Brasil de ontem e hoje com muita irreverência, bom humor e informação. A peça fica em cartaz no dia 19 de outubro, às 21h.
 
“A minha natureza é faladeira e falastrônica”, define-se Peninha, que é o autor do roteiro, da pesquisa de conteúdo e responsável pela condução do programa que deu origem à peça, o Buenas Ideias, que é apresentado no YouTube com mais de 400 mil inscritos, com mais de 1 milhão de visualizações por mês, e mais de 200 mil fãs no Facebook. 

Como explica Eduardo Bueno, a ideia é interagir com a plateia, instigar ideias e provocações. “Provocações, desde que libertárias, são muito bem-vindas”, ressaltou. No palco, Bueno conta  com uma arara com roupas de época, cubos com rostos da história do país e objetos cênicos que são aproveitados ao longo de seis temas, do descobrimento até a república, prometendo muita diversão e improviso.

“Liberto das amarras do estúdio, conto algumas histórias conhecidas, outras desconhecidas. Mesmo os episódios clássicos de nossa história são mostrados por um viés diferente”, avalia. “O roteiro tem uns respiros para isso. Quando estou gravando, apesar de ser um gênio, de vez em quando eu erro, mas não conserto! Vai ser a mesma coisa no palco”, diverte-se. 

Peninha iniciou sua carreira como jornalista em 1976 e trabalhou nos principais órgãos de imprensa do Brasil. Como autor da coleção Terra Brasilis, sobre a história do Brasil colônia, tornou-se um fenômeno editorial, vendendo quase um milhão de livros. 

“Não Vai Cair no Enem” tem roteiro e apresentação de Eduardo Bueno, coordenação geral de Peninha e Ester Jablonski, cenografia de Jorge Roriz, figurino de Sônia Tomé e iluminação de Vila Olos, produção e realização da Flocks´.
 

Serviço

Não Vai Cair no Enem - Uma Peça
Data: 19 de outubro, 21h
Local:  Centro Cultural Minas Tênis Clube
Informações: 3516 1360