Após chamar Carlos Vereza de "fascista", "sem caráter" e "esclerosado", José de Abreu, de 77 anos, foi condenado a indenizar o também ator em R$ 35 mil, com correção monetária e juros a partir da sentença, além de ter que se retratar nas redes sociais.
De acordo com as informações do colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, a juíza Flávia Viveiros de Castro, da 6ª Vara Cível da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, julgou a ação como procedente.
"Da leitura das postagens realizadas pelo réu não se retira nenhum conteúdo crítico, informativo ou em manifestação democrática, mas sim com a intenção única de ofender o autor por pensar diferente dele, o que evidentemente ultrapassa o seu direito à liberdade de expressão", escreveu a magistrada.
"A crítica feita pelo demandado ultrapassa as balizas da mera crítica e mesmo da ironia. São ofensivas e representam verdadeiro discurso de ódio, gerado pela simples manifestação política do demandante que seria contrária à do demandado", acrescentou na decisão.
Vereza alegou que as publicações de Abreu, feitas em 2020, feriram sua honra, e pediu uma indenização por danos morais e retratação pública. Além dos xingamentos, o veterano acusou o colega de profissão de agredir uma atriz com uma bengala durante a novela Corpo Dourado (1998) Seus pedidos foram considerados procedentes, mas ainda cabe recurso.
Confira, abaixo, o post: