A série Sem Querer Querendo que contará a história de Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), criador e intérprete dos personagens Chaves e Chapolim Colorado, encontrou o primeiro entrave antes da estreia na plataforma de streaming. Florinda Meza, viúva do comediante abriu processo por uso não autorizado dos direitos biográficos e de personalidade.
Na ação judicial, Florinda tem como alvo a empresária Maca Rotter, ex-diretora da divisão de licenciamentos do Grupo Televisa que se tornou uma espécie de "assessora pessoal" de Bolaños em seus últimos anos de vida.
Â
A atriz acusa a executiva de repassar à equipe do seriado biográfico informações sigilosas sobre a intimidade do humorista. Meza alega que a violação de sua vida privada com o amado provocaria "um irreparável e incontável dano moral em absoluto detrimento do patrimônio moral, emocional, Ãntimo e confidencial". Os dois viveram juntos durante 37 anos.
Â
Na primeira audiência de conciliação, a artista foi representada por sua advogada, Mariana Olascoaga, que falou à TV Azteca sobre o processo contra a trama audiovisual. "Florinda Meza não se opõe que haja uma série sobre o mestre Roberto Gómez Bolaños. A única coisa que ela quer é que seja feita corretamente e que solicitem autorização às pessoas titulares [que detêm os direitos biográficos]. A série é sobre Bolaños, mas evidentemente a história dele não pode ser contada sem Florinda Meza. Simplesmente queremos que contem a história real e seja respeitado o legado de Bolaños. As pessoas que citamos na audiência têm que solicitar autorização a todos os titulares", declarou.
Â
Mariana não descarta impedir as filmagens de Sem Querer Querendo, que já começaram em fevereiro deste ano em Acapulco, com a recriação do famoso episódio ambientado na cidade: "Faremos tudo o que está em nossas mãos para que sejam respeitados os direitos de Florinda e de todas as outras partes".
Â
Também foram citados e deverão ser convocados pela Justiça representantes das empresas responsáveis pela série, as produtoras THR3 Media Group e Perro Azul, a Warner Bros. e a Max (antiga HBO Max), além de Roberto Gómez Fernández, filho de Roberto Gómez Bolañose administrador do Grupo Chespirito.
Â
Sucesso no Brasil, Chaves foi transmitido pelo SBT de 1984 até 2020. Há quatro anos, em decorrência de questões de acordos comerciais entre os herdeiros de Roberto Gómez Bolaños e a Televisa — emissora de TV mexicana —, o programa parou de ser exibido em mais de 20 paÃses.
Â
A produção é uma comédia que mostra as interações dos moradores de uma vila. Chaves é um menino órfão que vive criando atrapalhadas com alguns moradores, como o Seu Magruda, a Dona Florinda, a Dona Clotilde e o Senhor Barriga.